Home / Animais / Estrela Do Mar Espécies: Tipos Com Nome, Características, Foto

Estrela Do Mar Espécies: Tipos Com Nome, Características, Foto

Certamente, se você é um frequentador assíduo de praias, já deve ter visto alguma estrela do mar, principalmente, em litorais mais afastados, com menos fluxo de pessoas. Mas, já parou pra pensar um pouco sobre esse curioso animal?

Bem, quanto a isso, vamos elucidar pra você um pouco mais sobre a estrela do mar agora.

Características Gerais Das Estrelas Do Mar

Já ouviu falar nos chamados equinodermos, um grupo de animais marinhos bem peculiar? Pois bem, é a ele que pertence a estrela do mar. Existem cerca de 1600 espécies conhecidas de estrelas do mar, com diversos formatos e, principalmente, cores.

O corpo delas pode ter diversos aspectos (liso, rugoso ou com alguns espinhos mais evidentes), mas sempre tendo certa rigidez, mesmo ela podendo ser partida em diversas partes caso seja arremessada pelas agias violentamente contra alguma pedra ou coisa do tipo. Até o número de pontas (braços) pode variar, seno os mais comuns, cinco.

São animais que possuem um sistema digestivo um pouco complexo, possuindo os seguintes órgãos: boca, esôfago, estômago, intestino e ânus. Já a sua locomoção é feita com a ajuda do que conhecemos como pés ambulacrários. Enquanto isso, a sua respiração é realizada através de brânquias.

A reprodução das estrelas do mar, por outro lado, pode ser feita de duas formas específicas: sexuada e assexuada. Quando é sexuada, a fêmea libera pequenos ovos na água, sendo que, posteriormente, serão fecundados por gametas masculinos que também serão liberados na água. Quando a reprodução é assexuada, ela é feita através da fragmentação, que tanto pode ser espontânea, quanto acidental. O processo é: com um dos braços cortados, uma nova estrela irá se originar desse mesmo braço.

Já em termos de alimentação, talvez muitos não saibam, mas as estrelas do mar são carnívoras. Comem, essencialmente, moluscos, crustáceos, vermes, corais e até mesmo alguns peixes bem pequenos, além de detritos que podem ser encontrados no fundo dos mares donde esses animais vivem.

Algumas Espécies De Estrelas Do Mar

Estrela do Mar Almofadada (nome científico: Oreaster reticulatus)

Encontrada da Carolina do Sul, nos EUA, até as ilhas do Caribe, essa estrela do mar gosta de águas que sejam calmas, rasas e tropicais, ou subtropicais. Pode, facilmente, ficar a uma profundidade de, pelo menos, 37 metros. Em ternos de tamanho, trata-se de um grande equinodermo, podendo chegar a 50 cm de diâmetro (a depender da disponibilidade de alimentos, deixando claro).

Estrela do Mar Almofadada
Estrela do Mar Almofadada

Na aparência, podem ser castanhas, vermelhas, laranjas ou amarelos. Porém, os exemplares mais jovens são verdes, o que ajuda bastante a se camuflarem de muitos predadores. Em se tratando de outras estrelas do mar mais conhecidas, esta possui os seus braços um pouco mais curtos do que o normal, sendo praticamente contínuos ao disco central do seu corpo.

Estrela do Mar Vermelha (nome científico: Echinaster sepositus)

Estrela do Mar Vermelha
Estrela do Mar Vermelha

Aqui temos uma estrela do mar que pode descer a profundidades bem elevadas, chegando a 300 metros. Habitam boa parte do Mediterrâneo, as costas francesa e africana, chegando até o Equador. Gosta muito de zonas que sejam protegidas de ondulações mais fortes, , em especial, em substratos rochosos.

A sua cor é de um vermelho bem vivo e intenso, mas, vez ou outra, pode ser de uma coloração alaranjada. Mede cerca de 25 cm de diâmetro, possuindo 5 braços bem longos. Essa estrela do mar se alimenta basicamente de detritos que encontra no fundo dos mares onde vive. Porém, eventualmente, pode se alimentar de organismos fixos como esponjas.

Estrela Do Mar Veludo (nome científico: Ophidiaster ophidiorifício retal)

Estrela Do Mar Veludo
Estrela Do Mar Veludo

Fisicamente parecida com a estrela do mar vermelha que falamos anteriormente, este espécime aqui tem um tamanho de mais ou menos uns 20 cm de diâmetro, com um corpo em forma de disco, e com braços bastante compridos. Esses braços são de seção cilíndrica e não afiados nas pontas.

Possuem pés ambulacrários com ventosas, ladeados por espinhos bem pequenos. A sua coloração é de um vermelho-púrpura bem nítido. Habitam desde água rasas até profundidades um pouco maiores.

Estrela Do Mar Cometa (nome científico: Linckia guildingii)

Estrela Do Mar Cometa
Estrela Do Mar Cometa

Também chamada de estrela do cometa comum, essa é uma espécie ameaçada de extinção. Encontrada em águas rasas dos Oceanos Pacífico, Índico e Atlântico, além do mar do Caribe. Possui, em geral, 5 braços, mas também podem ser encontrados espécimes com 4 ou até mesmo 6 braços.

A sua coloração é, na maior parte dos casos, verde, mas pode ter outras tonalidades de cores, como, por exemplo, marrom, azul e vermelho fosco.

Estrela do Mar (nome científico: Narcissia trigonaria)

Narcissia Trigonaria
Narcissia Trigonaria

Apenas chamada de estrela do mar, pura e simplesmente, esta espécie aqui também se encontra ameaçada de extinção. Sua coloração mais comum é creme, com manchas vermelho-amarronzadas. Os pés ambulacrários terminam em ventosas, e essa espécie possui exatamente 5 braços, longos, cilíndricos e estreitos. Pode chegar a 25 cm de diâmetro.

Pode ser encontrada (ainda) em lugares como a Carolina do Norte, o mar do Caribe, o litoral mexicano, o sudoeste brasileiro, chegando até o sudeste do Atlântico. Pode ser encontrada a médias profundidades, que podem chegar a quase 100 metros.

Pequenas Curiosidades Sobre as Estrelas Do Mar

Como se pôde perceber, trata-se de um animal que pode ser encontrado praticamente em todos os oceanos existentes, apesar de que, na maior parte dos casos, sejam equinodermos que prefiram águas quentes.

Existe uma peculiaridade única que a estrela do mar possui em relação a todo o reino animal: é o único ser conhecido que tem a capacidade de colocar o estômago para fora do corpo para poder se alimentar.

Os seus braços (uma de suas características mais marcantes) são, em geral, membros bem fortes. As estrelas do mar fazem uso dessa força para abrirem as conchas dos mexilhões, que é um dos seus alimentos prediletos.

Estrela do Mar Fotografada Caminhando
Estrela do Mar Fotografada Caminhando

Pode não parecer, mas as estrelas do mar são predadoras vorazes. Tanto é que podem caçar e comer até mesmo animais que sejam maiores do que elas. Ajuda bastante o fato dos braços delas serem bem fortes.

Interessante notar ainda que esses animais não possuem um coração. O que eles têm, na verdade, é um líquido incolor que possui uma função semelhante à do sangue, que se chama hemolinfa.

Veja também

O Que é Um Pug Abricot? Características, Cuidados e Fotos

Os cachorros são animais de estimação que grande parte das pessoas sonham em ter algum …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *