Home / Animais / Estrela do Mar é Comestível? Chá de Estrela do Mar Utilidade

Estrela do Mar é Comestível? Chá de Estrela do Mar Utilidade

A estrela do mar é coberta por um esqueleto externo duro e ósseo. Sua capacidade de se agarrar às rochas com pés em forma de ventosas e seus exoesqueletos duros os torna difíceis de encontrar e comer para a maioria das outras criaturas, mas as estrelas-do-mar têm vários predadores. Tubarões, arraias-manta, caranguejos-rei do Alasca e até mesmo outras estrelas-do-mar os atacam.

Mas não há pior espécie predadora nesse planeta que o ser humano. Nada nesse planeta, infelizmente, é capaz de resistir e neutralizar a ferocidade do homem em destruir e exterminar tudo o que encontra pela sua frente. Se ainda fosse apenas pelo ciclo natural de comportamento alimentar, como é o caso da maioria dos animais, estaria ótimo. Mas infelizmente, nem tudo o que o homem captura é pra comer.

Mas, voltando ao assunto, vamos falar um pouco sobre cada um dos espécimes predadores que podem capturar estrelas do mar com o intuito de comer, inclusive a famigerada espécie humana:

Tubarões

Apenas os tubarões que nadam perto do fundo do mar comem estrelas do mar. Tubarão enfermeiro (ginglymostoma cirratum), tubarão de chifre (heterodontus francisci) e tubarões de Port Jackson (heterodontus portusjacksoni) são todos conhecidos por comê-los. Todos esses tubarões têm mandíbulas fortes o suficiente para esmagar o esqueleto externo ósseo duro da estrela do mar e comer a polpa embaixo. Não há muita carne lá, no entanto, e a maioria dos tubarões prefere a lula e outros animais de corpo mole que são presas mais fáceis.

Os tubarões enfermeira são alimentadores de sucção obrigatórios capazes de gerar forças de sucção que estão entre as mais altas registradas para qualquer vertebrado aquático até hoje. Embora suas bocas pequenas possam limitar o tamanho da presa, elas podem exibir um comportamento de sucção ou sacudir a cabeça violentamente para reduzir o tamanho dos itens alimentares. O tubarão chifre também captura a presa via sucção, criada pela expansão de sua cavidade bucal. Suas cartilagens labiais são modificadas para que a boca possa formar um tubo, facilitando a força de sucção.

Arraias Do Gênero Manta

Raios de Manta são grandes criaturas do mar marrom escuro ou preto intimamente relacionadas com o tubarão. Eles não têm dentes e devem comer peneirando a comida pela boca. Os raios de manta consomem basicamente o plâncton, mas comem o que encontram, inclusive a estrela do mar. Como conseguem comer estrelas do mar com aqueles esqueletos duros sem dentes?

Isso porque as raias manta são alimentadoras de filtros, bem como macropredadores. Neste caso, as raias manta oferecem maior perigo as estrelas do mar bem juvenis no período reprodutivo da estrela do mar fêmea adulta, ao consumir tudo o que “aspira” e consegue filtrar inclusive os recém nascidos da estrela do mar em seu estágio larval. As raias-manta podem cronometrar sua chegada à desova de grandes cardumes de peixes, também estrelas do mar, e alimentar-se dos óvulos e espermatozóides flutuantes.

Caranguejo Rei Do Alasca

Caranguejo Rei Do Alasca
Caranguejo Rei Do Alasca

Essas impressionantes espécies de caranguejos vivem nas águas frias do oceano perto do Alasca. Eles comem muitas criaturas do mar, incluindo estrelas do mar. Eles também comem vermes e até outros caranguejos. O caranguejo rei do Alasca prefere destruir a estrela do mar antes de consumi-la. Ele vai rasgar a estrela do mar em pedaços gerenciáveis para tornar mais fácil comê-la. Se a estrela-do-mar puder escapar do caranguejo com seu corpo principal intacto, ela poderá regenerar seus braços perdidos. Mas não deve ser nada fácil escapar dessa espécie, que pode atingir quase dois metros se somarmos a carapaça com a extensão de suas pernas.

Estrelas do Mar

Estrelas do Mar Fotografada na Praia
Estrelas do Mar Fotografada na Praia

Talvez o mais surpreendente seja que a estrela do mar realmente coma outra estrela do mar. Os maiores podem atacar os imaturos ou menores, se não houver outras fontes de alimento disponíveis. Estrelas do mar seguem suas presas usando trilhas de cheiro. Eles usam seus braços múltiplos para segurar a presa contra a parte inferior, onde o estômago emerge para engolir a presa. Em seguida, ele retorna para a cavidade do corpo da estrela do mar, segurando a presa engolida para digeri-lo.

Estrela do mar são particularmente vulneráveis como juvenis, e são frequentemente atacados por estrelas do mar maiores. Algumas estrelas do mar vivem principalmente de outras estrelas do mar, um exemplo é a chamada estrela solar comum (crossaster papposus). Esta espécie procura ativamente, por exemplo, a estrela do mar comum (asterias rubens). A presa geralmente libera o braço sendo atacado para que o animal possa escapar e a estrela-do-mar hostil tenha algo para comer.

O menor e muito semelhante solaster endeca (nome científico) tem uma tática diferente, ele rasteja na ponta de um braço de outra estrela do mar e lentamente começa a comer o braço inteiro a partir daqui. Somente quando o braço se torna muito largo para a abertura da boca do predador, ele solta, mas isso pode levar dias. A vítima não pode fazer nada contra seu inimigo e é forçada a arrastá-lo enquanto o braço está lentamente sendo digerido.

O Famigerado Homem

E por fim, podemos falar do pior dos predadores de qualquer espécie: o homem. Estrelas do mar são encontrados em grandes quantidades em todo o mundo e desempenham um importante papel ecológico no mar. A estrela do mar pode ser considerada prejudicial para seres humanos se ameaçarem seus interesses. Por exemplo, estrelas do mar são vistos como prejudiciais na fazenda de marisco. Porque comem moluscos como mexilhões e ostras e podem ocorrer em grande número. No passado, estrelas-do-mar foram apanhadas em massa, rasgadas em pedaços e jogadas de volta ao mar.

Além disso, estrelas do mar também são vistas pelo homem como decorativos, são vendidos como lembranças ou usados em, por exemplo, peças de Natal. Para fazer isso, elas são ressecadas ao sol para evitar que o corpo apodreça. As pessoas costumam falar sobre o “esqueleto” da estrela do mar, mas na verdade a estrela-do-mar seca pode ser considerada mumificada.

Estrela Do Mar É Comestível? Chá De Estrela Do Mar Utilidade

Estrelas do mar são comidos em muitos países. Estrelas do mar são considerados uma iguaria na Ásia em particular. Para este fim, eles são primeiro assados (fritos) e depois salgados. Nem toda a estrela do mar é comida, apenas os órgãos genitais são consumidos.

Segundo a medicina tradicional chinesa, o chá de estrela do mar contém ingredientes como saponinas A e B. Tem eficácia comprovada no sistema nervoso, e o estômago é aliviado de dor bem como o intestino grosso. É indicado para convulsões agudas, tétano, epilepsia, cólicas estomacais, refluxo ácido, diarreia e úlceras estomacais.

Aqui no Brasil, mais especificamente nas regiões norte e nordeste, acredita-se que o chá de pedaços moídos de uma estrela do mar pode ajudar a aliviar o cansaço, os problemas asmáticos e até na cura de gripes. Não há, porém, nenhuma base médica pra essas alegações.

É raro vermos a estrela-do-mar como um prato na mesa, mas a estrela-do-mar pode ser comida após o cozimento. Embora o valor medicinal da estrela do mar seja maior que o valor da comida, as sementes da estrela do mar feminina ainda podem ser comidas. Estrela do mar seca é rica em vitamina A e vitamina B. Tem certos benefícios para o corpo humano, mas este alimento não pode ser comido muito.Neste caso, haverá reações adversas.Em geral, comer três é o suficiente.

O mucopolissacarídeo ácido da estrela do mar tem uma função imunológica. Nos últimos anos, o valor medicinal das estrelas-do-mar tem sido gradualmente valorizado. Muitas drogas marinhas ou empresas de alimentos desenvolveram produtos como cápsulas de nutrientes de estrelas-do-mar, que têm efeitos significativos sobre o raquitismo. No entanto, existem toxinas na estrela do mar, e para a alimentação deve ser usado com cautela.

Veja também

Quantos Rinocerontes Existem no Mundo? Ele Está em Extinção?

Maior entre todos os rinocerontes, o rinoceronte-branco pertence ao grupo dos mamíferos perissodáctilos e sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *