Home / Animais / Doenças Transmitidas Pelas Baratas: Quais São Elas?

Doenças Transmitidas Pelas Baratas: Quais São Elas?

Baratas são sinônimos de sujeira, sujeira e falta de higiene. Seus hábitos de alimentação e nidificação significam que eles podem acumular facilmente uma variedade de patógenos diferentes, que causam problemas de saúde quando transmitidos e podem resultar em complicações para sua saúde.

Doenças Causadas Pelas Baratas

As baratas podem espalhar uma série de doenças. No entanto, diferentemente dos mosquitos, elas não são vetores diretos de doenças por transferência mecânica e atuam como reservatório. A transmissão ocorre indiretamente, a partir do consumo ou contato com itens.

Baratas sujas, em vez de mordidas, contaminam-na. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “Baratas não costumam ser a causa mais importante de uma doença, mas, como as moscas domésticas, elas desempenham um papel suplementar na propagação de algumas doenças”.

Os portadores suspeitos dos organismos são baratas que causam as seguintes infecções:

  • Salmonelose
  • Febre tifoide
  • Cólera
  • Gastroenterite
  • Disenteria
  • Lepra
  • Peste
  • Campilobacter
  • Listeriose
  • Giardia

Algumas das doenças causadas por baratas também podem desencadear asma e outras alergias, bem como espalhar E.coli, Staphylococcus aureus e Streptococcus.

A Doença Salmonelose

Doença Salmonelose
Doença Salmonelose

Assim como os roedores, as baratas transmitem a bactéria salmonela, que pode causar salmonelose, uma doença em humanos com sintomas semelhantes a intoxicação alimentar. De fato, as baratas também acumulam as bactérias, alimentando-se de alimentos contaminados.

A salmonela permanece no sistema digestivo por um mês ou mais e seu vômito e fezes se depositam lá. Os sintomas humanos, que geralmente mostram 12 a 72 horas após a infecção, incluem diarréia, febre e vômito. A recuperação geralmente ocorre após quatro a sete dias, com pouca ou nenhuma necessidade de tratamento médico, além de reabastecer fluidos.

A Febre Tifoide

A bactéria salmonella typhi causa febre tifoide, que é uma infecção bacteriana e é uma doença altamente infecciosa. As baratas acumulam esta doença consumindo fezes contaminadas com a bactéria.

A febre tifoide é mais comum nos países em desenvolvimento, onde o saneamento é precário e o acesso à água é limitado. Há mais riscos para crianças e idosos devido aos seus estados imunocomprometidos.

Os sintomas que a febre tifoide incluem, mas não estão limitados são:

  • Temperatura alta;
  • Dores na cabeça e nos músculos;
  • Obstipação ou diarreia;
  • Exaustão;
  • Dor de estômago.

Portanto, você deve procurar atendimento médico se sentir algum dos sintomas da febre tifóide. Com o tratamento, esta doença irá melhorar rapidamente dentro de três a cinco dias. Trate-o bem, caso contrário, complicações graves podem se desenvolver.

Transmissão Da Doença Da Cólera

Doença Da Cólera
Doença Da Cólera

Doenças causadas por baratas incluem cólera. A bactéria vibrio cholera causa cólera, que é uma infecção diarreica aguda. É mais comum em países em desenvolvimento e em áreas com gestão ambiental inadequada. A infecção ocorre através da ingestão de alimentos e bebidas contaminados com a bactéria.

Se expostas à bactéria, as baratas podem espalhar o organismo através de suas fezes e vômito, contaminando superfícies e alimentos. Pesquisadores da Organização Mundial da Saúde estimaram que em todo o mundo haja entre 1,4 e 4,3 milhões de casos de cólera por ano, resultando em 28.000 a 142.000 mortes.

Cerca de 80% das pessoas infectadas com cólera não desenvolvem sintomas, embora a bactéria esteja presente nas fezes por 1 a 10 dias após a infecção.

A Gastroenterite Disenteria

Gastroenterite Disenteria
Gastroenterite Disenteria

Disenteria é um tipo de gastroenterite que resulta em diarreia com sangue. Geralmente, a maioria das pessoas sofre de sintomas leves e se recupera dentro de uma semana ou mais sem atenção médica. Existem dois tipos de disenteria. Eles são:

Disenteria bacilar: algumas vezes referida como shigelose. Shigella causa isso.

Disenteria amebiana: o parasita unicelular chamado entamoebas o causa. É geralmente encontrado em áreas tropicais.

A falta de higiene das mãos e o consumo de alimentos e bebidas contaminados com os organismos espalham a disenteria. Os sintomas são diarreia que contém sangue e muco, cólicas dolorosas no estômago, náusea e vômito e temperatura alta.

A Suspeita Causa De Hanseníase

Suspeita-se que as baratas, juntamente com outros insetos, sejam portadoras do bacilo mycobacterium leprae, que causa a doença. As fezes das baratas espalham essa doença. Embora as bactérias não sejam altamente infecciosas, se não forem tratadas, podem causar danos permanentes à pele, nervos, olhos e pele, o que pode levar a desfiguração e deformidades.

A hanseníase tem um período de incubação de cerca de cinco anos, mas os sintomas podem levar até 20 anos para aparecer. O tratamento é possível usando a terapia multidrogas (MDT).

Transmissão De Peste Não Só Por Roedores

Embora muitas vezes seja considerado uma doença transmitida por roedores, também se suspeita que as baratas espalhem a bactéria yersinia pestis, que é conhecida por causar a peste bubônica. Os sintomas comuns da peste bubônica incluem, mas não estão limitados a:

  • Linfonodos inchados e dolorosos.
  • Arrepios
  • Cãibras musculares
  • Febre alta

As pessoas infectadas devido à peste precisam receber tratamento urgente e devem consumir antibióticos 24 horas após a infecção para evitar consequências graves.

Estima-se que a peste bubônica tenha sido responsável por cerca de 50 milhões de mortes no século XIV. Segundo a OMS, foram registrados 783 casos de peste bubônica em 2013, resultando em 126 mortes.

Transmissão Da Doença Listeriose

Doença Listeriose
Doença Listeriose

Bactéria Listeria monocytogenes causa Listeriose, que é uma infecção grave. Geralmente é contraído pelo consumo de alimentos e bebidas contaminados. É um importante problema de saúde pública nos Estados Unidos.

A listeriose afeta principalmente pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como mulheres grávidas, recém-nascidos e idosos. Embora raro, também pode afetar pessoas com sistemas imunológicos fortes.

Os sintomas da listeriose são geralmente febre, dores musculares e diarréia. No entanto, se a doença se espalhar além do trato gastrointestinal, os sintomas também podem incluir dores de cabeça, rigidez no pescoço, confusão, perda de equilíbrio e convulsões.

Para as mulheres grávidas, a contratação de listeriose às vezes pode levar a aborto, nascimento de um bebê morto ou parto prematuro.

Infecções Por Escherichia Coli

Você pode encontrar Escherichia coli (E. coli), uma bactéria comumente encontrada no intestino humano. Embora a maioria das cepas das bactérias seja inofensiva, algumas podem causar intoxicação alimentar grave.

Os sintomas comuns de uma infecção por E. coli são diarréia aquosa e cólicas abdominais. Sintomas menos comuns são:

  • Febre;
  • Arrepios;
  • Náusea;
  • Dores musculares.

Os sintomas geralmente duram três semanas e requerem pouco ou nenhum apoio médico. Baratas espalham a infecção através de alimentos e bebidas contaminados e transferência mecânica em seus pés e exoesqueleto.

Como Baratas Causam Alergias?

Alergina no Pescoço
Alergina no Pescoço

Onde quer que as baratas vão, deixam para trás traços de sua existência. Os sinais de que você tem uma infestação de baratas incluem fezes, saliva e partes de seus corpos que eles perderam ou que caíram. Semelhante aos ácaros , essas partes de uma barata contêm proteínas ou alérgenos específicos que podem causar alergias ou até desencadear sintomas de asma .

Além dessas proteínas que as baratas carregam naturalmente, foram realizados testes em baratas que examinam os patógenos em seus corpos. O assustador é que as baratas podem transmitir algumas doenças graves.

Salmonella Typhi, que causa febre tifoide, foi encontrada em baratas. A poliomielite , que causa a poliomielite, também foi encontrada nesses insetos. Eles também podem causar disenteria , uma doença que causa diarreia grave que pode incluir sangramento.

Veja também

Quando a Cadela Está no Cio Pode Dar Anticoncepcional?

O período fértil dos animais é um estágio no qual, há liberação de ferormônios para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *