Home / Animais / Diferenças Entre O Mastim Napolitano E O Dogo Argentino

Diferenças Entre O Mastim Napolitano E O Dogo Argentino

Que os cachorros são os melhores amigos do home, isto é, de fato, reconhecido e aprovado por todo mundo.

Existem cachorros para todo o tipo de função. Desde um cão companheiro, até um brincalhão, protetor, de personalidade calma e quieto, até os agitados e esportistas.

Hoje, iremos conhecer a diferente entre duas raças muito conhecidas, o mastim napolitano e o dogo argentino.

Para isso, primeiro você irá conhecer as características principais desta raça, bem como irá aprender sobre as diferentes personalidades dos cachorros.

Características do Mastim Napolitano

O mastim napolitano é um cão que faz parte de uma raça muito antiga. A principal linha teórica da sua origem, é que ele nasceu na cidade de Nápoles, na Itália. Lá, haveria registros do mastim napolitano desde a época da Roma antiga.

Naquele tempo, as pessoas costumavam a viajar muito por estradas sem proteção, ter muitos rebanhos e pastos, e o mastim napolitano servia como um cão protetor e de guarda.

Ainda nesta linha teórica, os primeiros cães da raça mastim napolitano, teriam sido levados por Alexandre, o Grande, da Índia até a Roma. O tempo passou, e durante a guerra, os romanos usaram o mastim para participar de alguns combates como cães de ataque, até mesmo contra gladiadores.

O nome mastim tem origem na palavra massivus, do latim, e significa “maciço”. Há outros tipos de cão mastim, que têm descendência do mastim tibetano, que é considerada a raça mais antiga de cachorros conhecida.

Apesar de terem um rosto sério, carrancudo, como muitos diriam, o mastim napolitano é de uma gentiliza e doçura incríveis. Além de terem muita paciência, possuem um grau de lealdade muito grande. Exatamente por isto, é uma raça que se adapta a muitos tipos de casas e donos.

Características do Dogo Argentino

Com um rosto sério, muitos se enganam também quando veem o dogo argentino pela primeira vez. Apesar de sua aparência, em alguns casos, transmitir medo, sua personalidade é extremamente carismática e também alegre. Tanto é que ele é um dos cachorros mais apegados com seu dono.

O dogo argentino é conhecido por ser um cachorro cheio de energia. Com origem em cachorros esportista, que faziam funções como caça e busca, ele possui uma forte facilidade na hora do adestramento, a sua resistência física é muito maior que a média.

Algumas informações gerais da raça:

  • Expectativa de vida: 12 anos
  • Altura média: 68 cm
  • Peso médio: 45 quilos

De personalidade séria, o dogo argentino só irá latir realmente quando precisar. Com uma musculatura muito forte, muitas vezes é confundido com o pitbull, no entanto existem algumas diferenças básicas, como: tamanho do crânio, o do dogo argentino é maior, e a coloração. Enquanto o dogo é, em sua totalidade, branco, o pitbull possui cores mais castanhas.

Com pelos muito curtos, totalmente branco, e algumas manchas pretas, a escovação do dogo argentino será muito fácil. No entanto, por ser muito grande, pode levar um tempo considerável.

O dogo argentino possui uma pele muito sensível, por isso, no caso dele, os banhos podem ser dados de três em meses, ou quando a sujeira ficar muito grande. É de extrema importância que os produtos sejam apropriados para ele.

Personalidade dos Cachorros

Todos os cachorros, assim como nós, humanos, possuem um tipo diferente de personalidade. Inclusive, a psicologia humana teve suas raízes na psicologia animal.

Desta forma, há para cada tipo de raça, características e fatos exclusivos que diferem os cachorros de uma para outra raça.

Com base normalmente nas ações e tarefas que cada cachorro costuma ter e fazer, o American Kennel Club separou as raças em algumas categorias que abordam os aspectos gerais das personalidades dos cães.

Iremos conhecer, agora, um pouco sobre duas divisões, para mais a frente, podermos entender a diferença entre o mastim napolitano e o dogo argentino.

O primeiro grupo é o dos esportistas. Esse grupo foi originado, na maioria das vezes, de uma época em que os cachorros trabalhavam com caçadores humanos. Suas principais tarefas, eram: localizar, buscar caças ou as levantar. As principais presas caçadas e capturadas eram pássaros.

São chamados de esportistas, pois eles não matam a presa. Apesar de serem descendentes de lobos, os cães foram treinados e tutorados para não mais matar. Assim, a caça se tornou basicamente um esporte para os cachorros atuais.

Quatro Cachorros Sentados Juntos
Quatro Cachorros Sentados Juntos

Algumas das principais raças que fazem parte desta categoria, são: Dogo Argentino, Labrador e Golden Retriever.

O outro grupo que iremos falar é sobre os trabalhadores. Os mesmos humanos que antes eram caçadores de uma era primitiva, foram evoluindo e criando animais domésticas, formando comunidades estáveis, como vilarejos, e então passaram a usar os cachorros para outras funções, que não caça.

No grupo dos trabalhadores podemos destacar as seguintes características: são animais que gostam de trabalhar, guardar, proteger, puxar objetos ou levantar.

Os cachorros trabalhadores, normalmente, são fortes, robustos, agressivos, e muito espertos. Esses cachorros passaram a fazer parte das propriedades familiares, vez fazendo apenas alguma função, como guardar, outras fazendo várias, como guardar, e puxar objetos pesados.

Alguns dos principais cachorros desta categoria, são: Mastim Napolitano, Dogue Alemão, Doberman, entre outros.

Diferenças Entre Os Dois

A primeira e principal diferença que já podemos citar é cor, né?

Enquanto o mastim napolitano será, na maioria das vezes, das cores cinza, preto, avermelhados, marrom e outras variantes mais escuras, o dogo argentino é totalmente branco.

Uma outra grande diferença é a predisposição a exercícios. As origens dos dois cachorros são bem parecidas, mas as funções que costumavam a exercer em tempos remotos são diferentes. Enquanto o dogo argentino é muito atlético, gosta de correr e fazer exercícios, pois era predominante um caçador, o mastim napolitano prefere ser um cão de guarda, protetor de propriedades, e atacar ou proteger quando necessário.

Outra diferença importante é que o mastim napolitano é, assim como o dogo argentino, muito grande, porém muito atrapalhado. Por isso, o mastim não é recomendado para casas pequenas, com crianças pequenas ou donos que gostam de brincar e fazer muitas atividades com os cachorros.

Já o dogo argentino, possui uma personalidade mais brincalhona, e apesar de grande, consegue se adaptar muito bem a vários tipos de lugares, além de serem excelentes companhias para atividades físicas, brincadeiras com crianças, entre outros.

Agora você já sabe tudo o que há para saber sobre essas duas raças de cachorros incríveis. Conta para a gente nos comentários quais as suas experiências com o mastim napolitano ou o dogo argentino!

Veja também

Lista de Raças de Galinhas Gigantes Com Nome e Fotos

Se referir a galinhas gigantes relativiza muito a interpretação. Há raças que são tão fofas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *