Home / Animais / Diferença Entre Fezes de Rato e Morcego

Diferença Entre Fezes de Rato e Morcego

Pesos e medidas? É verdade que guano de morcego se parece muito com cocô de rato. Os excrementos de ambos são pretos e têm a mesma forma e tamanho até que você resolva analisar mais de perto. E se você quiser ser mais minucioso para distingui-las e não tiver escrúpulos, vai ter de “dissecar” o excremento.

Diferença Entre Fezes De Rato E Morcego

O segredo para a diferença nos excrementos está na dieta dos animais. Os morcegos se alimentam quase exclusivamente de insetos e partes brilhantes de insetos (fragmentos de asa e cutícula) são vistas em seus excrementos. Como os excrementos são partes de insetos não digeridos, eles se desintegram facilmente em um pó, mesmo quando frescos.

Você pode encontrar também algumas partes de insetos em fezes de rato, mas os insetos não são a parte principal de sua dieta. Os excrementos de rato frescos são macios e viscosos e tornam-se duros quando antigos. Outra pista para você é que os excrementos de morcego são normalmente encontrados em pilhas enquanto os excrementos de rato estão espalhados, mas geralmente não em pilhas.

Os excrementos irão variar dependendo da idade, tamanho, saúde e dieta do animal. Examine grupos de excrementos, não apenas um ou dois, para ter uma ideia da queda média. O tamanho em geral é mesmo muito semelhante, como o excremento de ratos sendo, às vezes, um pouquinho menor. Ambos são excrementos enegrecidos, mas os de morcego mantém a coloração vívida e brilhante mesmo quando antigos. Os de ratos tendem a perder essa vivacidade e endurecem.

As fezes de ratos costumam ter mais viscosidade e maciez como massa de vidraceiro e invariavelmente tem resquícios dos pêlos do roedor. As fezes dos morcegos já são facilmente quebradiços e esfacelados quando frescos. Fezes de roedor geralmente são pontudos enquanto de morcegos tem corte reto, e resquícios brilhante de insetos são comumente visíveis.

Rastros De Fezes De Ratos

Rastros De Fezes De Ratos
Rastros De Fezes De Ratos

Se você já tiver lidado com uma infestação de roedores, provavelmente já sabe como é o cocô de rato. Mas se os problemas de ratos são novos para você, é importante saber o que procurar. Chamamos de fezes obviamente os excrementos ou os movimentos intestinais de um roedor que defeca. Ao contrário da maioria dos outros mamíferos, um rato não defeca apenas uma vez por dia, ou até duas vezes, ou até trinta vezes por dia. Experimente 70! Um único rato pode deixar 70 excrementos por dia, alguns de cada vez, em muitos lugares diferentes.

Excrementos de rato são geralmente negros e às vezes têm sido descritos como “em forma de fuso”, o que significa que eles são mais largos no meio e afunilam até quase um ponto, pelo menos em uma extremidade. As fezes de um rato tem forma mais retangular e sem corte nas extremidades. Cada excremento de um rato adulto é cerca de meio centímetro de comprimento, podendo chegar a 1,5 ou 2 centímetros de comprimento.

Se você olhar para alguns excrementos sob a ampliação, você provavelmente descobrirá que eles contêm pêlos do próprio roedor. Essa é uma maneira de distingui-los das fezes semelhantes de grilos ou grandes baratas. E se você encontrar excrementos verdes, azuis ou rosados em vez de pretos, isso significa que os ratos estão se alimentando de iscas de roedores tingidos. Determinar a idade dos excrementos pode dizer se a infestação do rato ainda está ativa ou não.

Os excrementos frescos são pretos ou quase pretos, brilhando e molhados, com a consistência da massa quando pressionados (use um lápis). Eles são macios o suficiente para serem pressionados e deformados. Os excrementos frescos indicam que a infestação de ratos está ativa e em andamento. Encontrar excrementos frescos de alguns tamanhos diferentes pode significar que você tem uma população reprodutora de roedores mais velhos e jovens … o que não é uma boa notícia.

Os excrementos do rato começam a ficar difíceis várias horas depois de serem depositados (mas numa área realmente úmida, podem ficar moles durante algum tempo). A superfície eventualmente fica seca e sem brilho. Os excrementos antigos são acinzentados, empoeirados e desintegram-se facilmente quando pressionados. Os excrementos muito antigos, especialmente em uma área úmida, geralmente estarão mofados.

Os ratos deixam excrementos onde quer que vão. Eles até fazem cocô enquanto se movem ao longo de suas rotas de viagem; pistas muito usadas terão excrementos espalhados por todo o seu comprimento. Os maiores números de excrementos serão encontrados perto de onde os ratos se aninham (mas não no ninho) ou onde eles se alimentam. Os excrementos são apenas um dos sinais de que os ratos estão presentes em seu imóvel.

E Quanto Aos Morcegos?

Os morcegos em geral são predadores, alimentando-se quase exclusivamente de insetos voadores. Cerca de 70% das espécies de morcegos comem insetos. Nas regiões tropicais, morcegos alimentados com frutas e néctar polinizam as flores e dispersam as sementes para ajudar a regenerar as florestas tropicais. Há até alguns morcegos especializados que são carnívoros em sapos ou que sugam sangue do gado (tais espécies são encontrados principalmente na América Latina).

Como os morcegos caçam à noite, eles se alimentam de insetos voadores noturnos, como mosquitos, mosquitos, mariposas, besouros e cigarrinhas. Eles usam sua ecolocalização, um tipo de sonar, para localizar e zerar os insetos voadores. Alguns morcegos podem consumir até metade do seu peso em insetos em uma única noite. Um pequeno morcego marrom pode capturar 600 mosquitos em uma hora.

Por esses hábitos alimentares, os excrementos de morcegos tornam-se distinguíveis pela consistência, em geral visivelmente notável, de partes de insetos em seu excremento, principalmente daquelas partes não digeríveis como as asas. Diferente dos roedores, fezes de morcego provavelmente estarão acumuladas próximos aos locais que escolheram pra nidificar em seu imóvel e não espalhadas.

Embora os morcegos sejam mamíferos benéficos, a maioria das pessoas não quer morar com eles em casa. Os morcegos podem transportar e transmitir raiva, e grandes quantidades de seus excrementos (guano) podem atrair insetos. Excrementos e urina podem cheirar e manchar tetos abaixo. Os morcegos em um poleiro do sótão são barulhentos, com muitos rangidos e arranhões.

Fezes De Morcego São Benéficas?

Se os morcegos não forem considerados um incômodo pra você onde estiverem, no entanto, pode haver sim algum benefício em tê-los presentes em sua propriedade. Tanto pelos hábitos alimentares da espécie como até mesmo pelos seus excrementos, os morcegos podem oferecer benefícios ao ecossistema onde vivem. As fezes de morcego são excelentes composições orgânicas para adubo, ricos em nutrientes como potássio.

Muitos dos insetos que os morcegos comem, como as mariposas, são pragas agrícolas em seu estágio larval, de modo que os morcegos realizam um valioso serviço de controle de pragas para os cultivadores. O fato de que eles comem toneladas de mosquitos irritantes os leva às pessoas. Este estilo de vida comedor de insetos é uma das razões pelas quais os morcegos são considerados animais benéficos e por que eles são protegidos por lei federal em alguns locais.

Veja também

Qual Animal Vive Menos Tempo? Qual A Menor Longevidade?

Na natureza é possível encontrar animais de todos os tipos, tamanhos, cores, personalidades, hábitos entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *