Home / Animais / Cruzamento Entre Raças de Galinhas: Quais Os Mais Comuns?

Cruzamento Entre Raças de Galinhas: Quais Os Mais Comuns?

Muitas vezes as galinhas como as conhecemos não são galinhas de raça pura, mas criam-se incubações de galinhas híbridas ou modificadas para fins muito específicos como a produção de ovos, por exemplo. Essas aves podem ser muito produtivas e úteis para o criador de quintal, mas não podem ser consideradas uma raça. Como assim?

Explicando a Terminologia

Antes de irmos longe demais em afirmar o que é e o que não é uma raça, há alguns termos que precisamos definir. Primeiro, o que a palavra “raça” realmente significa? Podemos definir “raça” como um grupo de animais com características semelhantes que, quando criados juntos, produzirão descendentes com as mesmas características. Em outras palavras, uma raça gera verdade. A vantagem das raças puras é que cada geração de descendentes pode ser contada para se parecer e se comportar da mesma forma que a geração anterior.

As raças foram muitas vezes desenvolvidas devido ao isolamento geográfico ou para fins específicos. Por exemplo, as galinhas vermelha poedeira foram desenvolvidas em Rhode Island e são camadas de ovos marrons. Cada geração terá a cor “vermelha” e colocará ovos marrons, assim como seus pais, e com a mesma taxa de produção. Raça pura de galinhas vermelhas poedeiras terão apenas frangos vermelhos, quando acasalados com os galos da mesma, não produzindo, portanto, filhotes barrados em cor ou que põem ovos verdes ou brancos.

Galinha Vermelha
Galinha Vermelha

Mestiças, cruzamentos e galinhas híbridas são todos termos que significam que as aves não são raças puras. Cada um desses termos tem alguma relevância histórica que vale a pena conhecer, a fim de ajudar a entender como eles se relacionam com as raças puras. A idéia de pureza em uma população genética tem raízes antigas, mas não foi amplamente aplicada em aves até o século 19. Naquela época, havia apenas algumas “raças”, a maioria dos rebanhos de galinhas exibia uma variedade de características de cor, tamanhos, taxas de produção, etc. Pouco pensamento foi dado à criação seletiva. Esses rebanhos eram referidos como “mestiços” ou “aves domésticas”.

Cruzamento Entre Raças De Galinhas

Um frango mestiço (hoje chamado de galinha híbrida) é simplesmente o resultado do cruzamento de duas ou mais galinhas de raça pura. Não há nada de novo no cruzamento de raças. É compreensível deduzir que a curiosidade humana, esse desejo de se perguntar “o que acontece se”, foi a provável base de muitos experimentos. Durante todo o final do século 19 e início de 1900, alguns avicultores cruzavam várias raças puras. Isso pode ter começado como uma curiosidade, mas alguns desses cruzamentos produziram crescimento mais rápido, corpos mais carnudos ou maior produção de ovos.

Frango Mestiço
Frango Mestiço

Durante o início dos anos 1900, os avicultores que forneciam galinhas para carne acharam essas cruzadas vantajosas, mas a opinião popular já havia sido formada contra galinhas que não eram de raça pura. Os promotores precoces dessas galinhas mestiças sabiam que precisavam de um novo termo para suas aves para desassociá-las das conotações depreciativas de termos como “mestiço” ou “impuro”. Como notaram alguma melhora na taxa de maturidade e crescimento, eles roubaram um termo melhoramento de plantas: o termo “híbrido”. E assim, os frangos híbridos tornaram-se nomenclatura aceitável.

Galinhas híbridas poderiam ser usadas para crescer um pouco mais rápido e ficarem bem. Elas também exibiram a mesma característica que encontramos quando cruzamos duas raças de quase todos os animais: vigor, também conhecido como vigor híbrido. O vigor e as taxas mais rápidas de crescimento em galinhas híbridas foram verdadeiras vantagens na produção de carne e, eventualmente, levaram ao nascimento das galinhas de carne industriais cruzadas de quatro vias.

Galinhas Caipira
Galinhas Caipira

Mas por muitas décadas, a necessidade de manter e produzir reprodutores para duas ou mais raças puras, a fim de ter estoque para produzir os frangos híbridos, não foi de nenhuma vantagem para o agricultor/avicultor; o custo simplesmente superou qualquer vantagem. Raças puras ainda eram a preferência pela produção de ovos.

Quais as Mais Comuns?

Provavelmente, a cruz mais famosa para produzir um crescimento rápido e carne de frango para o mercado foi a cruz da raça brigador indiano para a raça plymouth rock (a popular carijó). Estes híbridos de frango ficaram conhecidos como cornish crosses. Essas frangas híbridas, no entanto, não eram muito boas e tinham grande apetite.

Galinha Plymouth Rock
Galinha Plymouth Rock

Mas outras cruzas também foram muito importantes. Por muitos anos, o raça de galinhas vermelhas new hampshire foi cruzado com a carijó, produzindo aves de capoeira de crescimento rápido e saborosas. Dessa cruza, algumas manchas brancas foram produzidas, e assim nasceu a raça delaware.

Notou-se que essas várias cruzas de raças de cores diferentes produziam frangas que se davam muito bem. Notou-se também algo interessante: os filhotes dessas cruzas muitas vezes identificavam facilmente diferenças na cor descendente,como dizer o sexo de pintinhos para esses cruzamentos. Em outras palavras, a cor da descendência masculina e feminina desses cruzamentos estava ligada ao sexo do filhote. E assim nasceu a galinha sexlink americana.

Raça Delaware
Raça Delaware

Cruzas Comuns de Sexlink

As galinhas negras são o resultado de cruzar um galo vermelho de Rhode Island ou New Hampshire sobre as fêmeas de carijó. Ambos os sexos eclodem negros, mas os machos têm um ponto branco na cabeça. Frangas emplumadas pretas com algumas penas vermelhas no pescoço. Os machos empatam com o padrão plymouth rock junto com algumas penas vermelhas.

As galinhas vermelhas são o resultado da passagem de um macho Rhode Island ou New Hampshire por fêmeas brancas carijó, brancas Rhode Island, Wyandotte ou delaware. Cruzamentos específicos: um macho de New Hampshire é cruzado com carijó branca com o fator prata para produzir o frango dourado comet. Machos de New Hampshire cruzados com wyandottes prateados atam a cinnamon queens.

Cinnamon Queens
Cinnamon Queens

Duas outras cruzes são obtidas com galinhas vermelhas Rhode Island x galinhas brancas Rhode Island e galinhas vermelhas Rhode Island x galinhas Delaware. Essas duas cruzas são chamadas simplesmente de galinhas sexlinks Vermelhas. Geralmente, os machos sexlink vermelhos nascem brancos e, dependendo da cruza, emplumam-se a branco puro ou com alguma plumagem vermelha ou preta.

As fêmeas chocam castanho amarelado ou vermelho também dependendo da cruza, e formam uma de três formas: castanho amarelado com fundo branco ou colorido (como dourado comet, vermelha Rhode Island x branca Rhode Island); vermelho com subcorpo branco ou tingido (cinammon queen); vermelha com predominância vermelha (vermelha Rhode Island x delaware).

Veja também

Diferenças Entre Raças de Cães Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Yorkshire e Bichon Frise

Porque as necessidades de todos são tão diferentes, vamos nos concentrar na comparação entre algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *