Home / Animais / Comportamento do Peixe Aruanã, Hábitos e Modo de Vida

Comportamento do Peixe Aruanã, Hábitos e Modo de Vida

O aruanã é uma espécie de peixe amplamente cultivada e valorizada no continente asiático. Mas não é somente por aquelas bandas que podemos encontrar essa espécie, já que ela também é nativa da região amazônica.

O peixe pode ser encontrado na água doce e costuma ser muito valorizado pelo alto preço que é vendido. Quer saber mais sobre as características e comportamento desse animal?  Veja abaixo algumas das principais características e hábitos do peixe.

Comportamento do Peixe Aruanã

Uma das características mais marcantes desse peixe é a sua capacidade de saltar muito alto, sendo capaz de capturar animais para a sua alimentação. São peixes carnívoros e apreciam pequenos insetos e outros peixes. Os saltos do aruanã podem chegar a atingir mais de dois metros de altura. Inacreditável, não é?

Dependendo da região essa espécie também pode ser chamada de língua de ossos, já que os seus indivíduos possuem uma espécie dente no céu da boca. O seu corpo também possui uma grande quantidade de ossos e é coberto por lindas escamas que formam um desenho diferenciado.

Peixe Aruanã Dourado
Peixe Aruanã Dourado

Uma característica muito interessante sobre os aruanãs é que eles vão até a superfície da água para respirar e guardam o oxigênio no seu próprio corpo. Em situação oportuna, eles utilizam o oxigênio dentro da água.

Quando criado em cativeiro, o aruanã chega a medir mais de um metro de comprimento e é um peixe muito cobiçado pelos amantes da pescaria.

Reprodução e Características do Aruanã

A reprodução dessa espécie acontece nas épocas de cheia dos rios/lagos quando o peixe põe os ovos. Um fato muito interessante diz respeito ao cuidado das ovas:  elas são guardadas e cuidados pelos machos. Com o auxílio da boca, os peixes protegem os seus filhotes de todos os perigos que podem enfrentar.

Com o passar dos dias, os filhotes vão crescendo, mas ainda recebem todo o suporte dos pais até conseguirem ter autonomia para a alimentação e demais atividades.

O aruanã é uma espécie que possui um processo de reprodução muito lento, já que demoram para atingir a maturidade sexual. Quando são cultivados em cativeiros, os aruanãs recebem uma série de cuidados para que a reprodução seja incentivada e acelerada. Dentre eles, a criação de um ambiente propício para o processo de multiplicação da espécie e que se assemelha ao habitat natural do peixe.

Características do Aruanã

São animais carnívoros que se alimentam de grandes quantidades de carne, inclusive, de outros peixes. Quando são criados em cativeiros não devem ficar em contato com outras espécies. Entretanto, não é comum que seja praticado o canibalismo.

O aruanã pode chegar a pesar cinco quilos e é muito famoso pelos seus saltos.  Você consegue acreditar que esse peixe pode pular e alcançar aves que estão voando próximas da superfície da água?  Por esse motivo eles são comumente chamados de macacos d’água e podem chegar a capturar até mesmo presas que estão em galhos das árvores próximas.

Em todo o planeta existem aproximadamente dez espécies do peixe. Algumas delas só podem ser encontradas na Ásia e na África, enquanto outras espécies são nativas do continente americano. Na região amazônica ele pode ser encontrado em diversos rios localizados em áreas de climas quentes.

Tipos de Aruanã
Tipos de Aruanã

Mitos e Curiosidades Sobre o Aruanã

  • Em alguns locais do mundo o peixe aruanã é sinônimo de misticismo e tradições bem interessantes. Na China, por exemplo, ele é conhecido como peixe dragão (em função das suas escamas que se assemelham as de um dragão) e representa prosperidade e sorte. Além disso, o aruanã é comumente visto nas representações do feng shui, uma técnica que busca harmonizar os ambientes.
  • Em todo o continente asiático é muito comum que o aruanã seja vendido por preços exorbitantes. Isso acontece porque o animal acabou entrando em extinção em função da exploração da pesca ilegal durante anos. Assim, os cativeiros que existem no país costumam possuir animais com chips de identificação e que são vendidos por preços muito altos.
  • Já no Brasil, o aruanã tem um significado bem especial para os índios Carajá. O peixe foi nomeado pelos indígenas em razão do local onde era mais encontrado: a cidade de Aruanã no estado de Goiás. A tribo também habita essa região em que existe abundância de cardumes do animal.
Curiosidades Sobre o Aruanã
Curiosidades Sobre o Aruanã
  • Estudos destacam que o aruanã já era consumido na Austrália muitos anos atrás. Ele teria sido levado para a Ásia ao longo dos tempos e novas espécies surgiram dessa nova adaptação de ambiente.
  • O aruanã atinge a maturidade sexual quando tem cerca de sessenta centímetros. Ele vem sendo muito usado nos aquários e garante muita beleza como ornamentação. Apenas um cuidado deve ser observado: evite colocar o aruanã junto com outras espécies de peixe no mesmo aquário. O aruanã é um peixe carnívoro e pode atacar outras espécies para fins de alimentação.
  • Para os amantes da pescaria, o aruanã é uma excelente alternativa. Com a sua capacidade de realizar saltos, ele pode dificultar um pouco o trabalho do pescador que deve ficar atento para a retirada do anzol objetivando não machucar o peixe.

Encerramos nosso artigo por aqui e esperamos que você tenha aprendido um pouco sobre esse peixe tão cheio de curiosidades. Não esqueça de utilizar nosso espaço de comentários e deixe uma dúvida ou sugestão.

Que tal compartilhar esse texto nas suas redes sociais? Aproveite e convide os seus amigos para visitar o Mundo Ecologia. Todos os dias temos novos artigos sobre animais, plantas e natureza.

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *