Home / Animais / Comportamento do Dogo Argentino, Hábitos e Modo de Vida

Comportamento do Dogo Argentino, Hábitos e Modo de Vida

Dogo Argentino é uma raça grande, do tipo mastim, é considerado um  cão de trabalho. É originário de Córdoba (parte da Argentina), onde a raça foi desenvolvida em 1928, misturando 10 raças diferentes (como Dogue Alemão, Boxer, Mastiff Espanhol, Bull Terrier, Ponteiro e Bulldog Inglês Antigo).

Os Dogo Argentinos têm poderosamente construído corpos bem musculosos. Suas cabeças grandes são equipadas com mandíbulas extremamente poderosas, projetadas para morder e segurar grandes presas. Seus pescoços têm uma abundância de pele projetada para proteger seus pescoços ao caçar caça perigosa. A pelagem do Dogo é branca pura e todas as marcas coloridas são consideradas uma falha.

Características do Dogo Argentino

A raça também  chamada de Mastim Argentino tem um peito profundo é largo. As mandíbulas são fortes. Os dentes devem encontrar-se em uma mordida em tesoura.  Os olhos são bem separados e são de cor marrom escuro, marrom claro ou cor de avelã. As bordas dos olhos devem ser rosa ou pretas. Tem orelhas altas e geralmente são cortadas para mantê-las eretas.  Geralmente não há ergôs. A cauda grossa é longa e carregada naturalmente baixa atingindo o jarrete. Os pelos são grossos e brilhantes na cor branca e não tem subpelo,  pode ter um ponto preto na cabeça conhecido como “pirata”.

Comportamento do Dogo Argentino, Hábitos e Modo de Vida

Essa raça precisa de alguém que entenda como exibir liderança: humanos firmes, confiantes e consistentes. Esta raça precisa de regras que ele deve seguir e se limita ao que ele é e não tem permissão para fazer. O objetivo no treinamento deste cão é alcançar o status de líder da matilha.

Dogos adultos podem ser agressivos com outros cães; no entanto, o Dogo geralmente não provoca o confronto, mas pode se ele sentir outro cão que é instável. A raça precisa de um dono que possa dizer ao Dogo que não é tarefa dele colocar outro cão em seu lugar. Eles são bons com outros animais de estimação se forem criados com eles desde a infância. Este mastim branco precisa de socialização precoce com outros animais, treinamento de obediência .

Dogo Argentino gosta de passar tempo com sua família. Graças à grande resistência e natureza destemida, o Dogo Argentino está pronto para proteger sua família.

Dogo Argentino é uma raça trabalhadora. Precisa ter muitas tarefas todos os dias para evitar o tédio e o desenvolvimento de comportamentos destrutivos.

O Dogo Argentino tem muita energia e requer exercícios vigorosos todos os dias. Pode ser um parceiro ideal para fazer jogging. O Dogo Argentino tem pele sensível e não deve passar muito tempo exposto à luz solar direta quando a temperatura estiver muito alta.

Dogo Argentino tem um forte instinto de caça que não pode ser facilmente controlado. Ele deve ser mantido no quintal cercado para evitar ataques a cães e gatos pequenos do bairro. Embora raramente mostre agressão aos seres humanos, o Dogo Argentino é proibido em vários países por causa do comportamento agressivo com outros animais.

Filhote de Dogo Argentino
Filhote de Dogo Argentino

Demanda de Cuidados

Dogo Argentino dá à luz de 4 a 8 filhotes (6 em ​​média).

Dogo Argentino pode sofrer de hipotireoidismo, surdez, glaucoma e displasia da anca.

Os Dogo Argentinos são cães grandes e devem receber duas refeições saudáveis ​​de alimentos secos de alta qualidade ou de conservas / alimentos crus.

Preparar o seu Dogo Argentino não é muito trabalhoso e, se alimentado adequadamente, não dão trabalho. Muitos acreditam que seria difícil mantê-los com aparência renovada, porque o Dogo Argentinos é branco, mas esse não é o caso.

Escovação – Escovar o Dogo Argentino com uma rigidez média e depois uma escova macia uma ou duas vezes por semana é suficiente. Pode-se usar escovas para cavalos, estas tem uma rigidez média e também uma suave ou o que eles chamam de escova de acabamento. Escovar o Dogo não apenas remove os pelos mortos, mas também distribui os óleos naturais por todo o pelo, o que ajuda a manter as alergias afastadas.

Banho – O Dogo Argentinos não precisa de um banho que, de fato,  é mais prejudicial, pois remove os óleos naturais e seca a pelagem.  Dogos devem ser banhados somente quando realmente for necessário. Para o xampu, use sabonete de limão,  ele não tira o pelo e o deixa bonito e branco. Pode-se usar a mangueira de jardim, pois a água quente abre os poros e seca a pelagem; depois do banho, seque com toalha e dê um passeio até secar.

Orelhas – A limpeza das orelhas do Dogos pode ser feita após o banho com cotonetes ou bolas de algodão, se você não tiver experiência em cuidados com os ouvidos. Entre os banhos, use um limpador de ouvidos uma ou duas vezes por mês para mantê-los limpos e evitar que a cera se acumule.

Dentes – Os Dogos devem receber muitos ossos e coisas para mastigar, para que os cuidados dentários sejam mínimos. Verifique os dentes ao fazer as orelhas e as unhas e limpe ou raspe-as, se necessário.

Unhas – Dogo Argentinos crescem unhas muito rápido. O exercício regular ajuda a manter as unhas mais curtas, mas elas ainda precisam ser aparadas uma ou duas vezes por mês. São necessários cortadores de unhas de cães grandes e verifique se não estão maçantes. Após as unhas serem cortadas, use uma lixa para suavizar as arestas.

Portanto, o  Dogo Argentinos precisa ser escovado duas vezes por semana. Os dentes e as unhas das unhas devem ser verificados e tratados uma ou duas vezes por mês. Tomar banho somente quando necessário e não mais que uma vez a cada dois ou três meses.

Origem e História do Dogo Argentino

Casal de Dogo Argentino
Casal de Dogo Argentino

Na década de 1920, as raças que foram usados no desenvolvimento foram os grandes Pyrenees, Wolfhound irlandês, Pointer, Great Dane, Dogue de Bordeaux, Boxer, Mastiff espanhol , buldogue , bull terrier e um mastiff extinto chamado  cão de Córdoba. O resultado foi um caçador otimista e destemido, que também tinha grande resistência.

Alguns dos talentos do Dogo argentino são caça, rastreamento, vigilância, vigilância, trabalho policial, detecção de narcóticos, trabalho militar, guia para cegos, obediência competitiva e Schutzhund.

Veja também

Saiba Tudo Sobre Cabrito

Tudo Sobre o Cabrito: Características, Nome Científico e Fotos

Cabras, bodes e cabritos são os correspondentes macho, fêmea e filhote do mesmo mamífero ruminante. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *