Home / Animais / Como Comprar Uma Tartaruga Legalmente no Brasil? Onde Achar?

Como Comprar Uma Tartaruga Legalmente no Brasil? Onde Achar?

Bem, você que está lendo este artigo, deve estar mesmo interessado em como comprar uma tartaruga legalmente no Brasil. Isso é o que é realmente gostar desse tipo de animal.

Então, neste artigo você poderá ter muitas informações importantes a serem consideradas na hora de adquirir o pet. Confira!

Considerações Acerca da Compra

Algumas questões devem ser levadas em conta antes de comprar uma tartaruga legalmente no Brasil. Por exemplo:

  • Que tipo de temperamento você gostaria que seu animal tivesse? Algumas espécies são mais amigáveis ​​e domésticas que outras;
  • Qual o tamanho de uma tartaruga que você pode suportar? O tamanho mínimo recomendado para o tanque caseiro é de 38 litros por 3 cm de tartaruga (medido pelo comprimento da carapaça). Assim, um pet que cresce até 30 cm precisará de um tanque de 454 litros. Dessa forma, pense bem no tamanho do tanque de acordo com o espaço e dinheiro disponíveis;
  • A aparência da tartaruga é importante para você? As tartarugas variam amplamente em sua coloração e aparência, e não há nada errado em você preferir uma espécie só porque você acha que é a mais bonita. Mas certifique-se de considerar todos os outros fatores também;
  • O exemplar da espécie que você escolheu tem algum requisito de cuidados exclusivo que dificultaria o cuidado adequado?;
  • Existem leis específicas estaduais no Estado em que você vive contra manter certos animais em cativeiro? Você precisa verificar isso primeiro. Nem todas as tartarugas são legais em todos os lugares, e para alguns animais, você pode precisar de uma licença ou permissão diferenciada.

Tartarugas Recomendadas Para Iniciantes

É sempre importante pensar no fato de que, antes de comprar uma tartaruga legalmente no Brasil, o animal deve dar o menos trabalho possível para os iniciantes no ramo.

É certo que algumas espécies são mais fáceis de manter do que outras. Dessa forma, também, alguns exemplares são mais resistentes do que outros. Isso significa que eles não adoecem tão facilmente e geralmente têm personalidades agradáveis.

Nossa pequena lista de tartarugas recomendadas também pressupõe que você as manterá dentro de um tanque, não em uma lagoa ao ar livre.

Tartarugas Pintadas

Tartaruga Pintada
Tartaruga Pintada

Tartarugas pintadas não são realmente pintadas. Elas apenas têm essa aparência, pois são muito coloridas. Esses pets são populares entre os criadores, pois são resistentes, fáceis de cuidar, bonitos e geralmente têm personalidades muito agradáveis ​​de lidar.

Antes de entender como comprar uma tartaruga legalmente no Brasil, deve-se entender bem dos seus detalhes. Os machos geralmente crescem de 10 a 12 cm. Já as fêmeas crescem de 15 a 18 cm.

Isso por si só torna a espécie uma boa escolha para pessoas que têm espaço limitado. As tartarugas pintadas também são divertidas. Elas são muito animadas e gostam de nadar e se movimentar, mesmo quando adultas.

Sem contar que reconhecem seus tutores e parecem felizes em vê-los quando estão no mesmo ambiente. Esses pets também são muito bonitos.

Tartaruga Almiscarada Comum

Tartaruga Almiscarada Comum
Tartaruga Almiscarada Comum

A tartaruga almiscarada comum é uma das menores espécies aquáticas, raramente crescendo a mais 10 cm de comprimento. Para ter como comprar uma tartaruga legalmente no Brasil é preciso saber que esta, em especial, passa muito tempo debaixo d’água.

Ela prefere um tanque fundo com muitas coisas para explorar, mas não precisa de um tanque tão grande quanto outras espécies.

Como Comprar uma Tartaruga Legalmente no Brasil?

Conservar a Biodiversidade Nacional precisa ser uma preocupação dos cidadãos brasileiros. Em especial, deve ser uma preocupação dos indivíduos que querem saber como comprar uma tartaruga legalmente no Brasil.

Isso não ocorre só com essa espécie, mas com todos os animais silvestres que são tidos como animais de estimação. Entende-se por animais silvestres todos aqueles pertencentes à fauna brasileira nativa.

Para agir de maneira responsável nas aquisições e escolhas do seu Pet, quando este se tratar de um tipo de espécime silvestre, é extremamente importante respeitar as legislações ambientais, repudiando as aquisições de animais com a procedência duvidosa. O motivo? Tal ação pode estar alimentado os crimes de tráfico.

A legislação nacional prevê a proteção a favor dos animais silvestres. Assim, qualquer indivíduo que esteja na posse desse tipo de animal sem as devidas comprovações de origem é considerado infrator. Tal indivíduo fica sujeito à Lei dos Crimes Ambientes de nº 9.605, datada de 12 de fevereiro de 1998.

Para ter como comprar uma tartaruga legalmente no Brasil, bem como fazer a sua manutenção é preciso ficar atento a alguns detalhes. Mas, como citado, não é somente com este animal.

A manutenção das espécies silvestres e também das espécies exóticas, somente é permitida quando for proveniente dos criadouros que são autorizados pelo órgão do IBAMA. Além do mais, o comprador deve estar em posse de todos os documentos que comprovam a origem do animal.

Quando qualquer indivíduo adquire uma tartaruga sem a origem documentada, como citado, acaba incentivando a retirada dos filhotes e também dos animais adultos de seu habitat natural. Sem contar que está cometendo um tipo de crime. É bem importante que todos os cidadãos brasileiros prestem atenção nos locais de comércio dos animais, uma vez que as barracas de rua ou de beira de estrada não são autorizadas legalmente.

Os criadouros e lojas autorizadas possuem animais cadastrados no órgão competente. Assim, todos os exemplares nascem e são criados nos cativeiros, nunca sendo coletados da natureza.

Uma dica importantíssima é conferir as notas fiscais, já que as penalidades para quem adquire animais silvestres irregularmente são as mesmas para quem vende. As penas podem chegar a detenção de um ano, multas, bem como as apreensões dos animais.

Os criadores que são responsáveis, legalizados e conscientes, obviamente também possuem interesse em se combater o tráfico dos animais. Isso porque consideram ser dever um dever de todos os cidadãos a minimização do sofrimento das diversas espécies de animais.

Além do mais, oferecem oportunidades àqueles que querem aprender como comprar uma tartaruga legalmente no Brasil. Para maiores informações, consulte o site do IBAMA. Não acredite em indivíduos que não apresentem todos os detalhes e as documentações. E se tiver conhecimento de tráfico de animais, não hesite em fazer uma denúncia. Precisamos acabar com essa prática horrível!

Veja também

Alimentação da Mariposa: O Que Elas Comem?

As mariposas são insetos voadores muito semelhantes às borboletas. Como todos os insetos, o corpo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *