Home / Animais / Qual o Peso Ideal de um Chow Chow Adulto e Filhote?

Qual o Peso Ideal de um Chow Chow Adulto e Filhote?

Chows chows são raças bastante populares hoje em dia. Com suas aparências de urso, o filhote se parece com uma pelúcia ambulante. Esses são animais naturalmente bem comportados, mais do que a maioria das outras raças. Assim, por ser tão especial, é preciso saber o peso ideal de um chow chow, sendo ele adulto ou filhote.

É sabido que estes são cães grandes. Portanto, o desenvolvimento físico é lento em comparação outros animais de porte pequeno e médio. Os estágios de crescimento são um tópico muito interessante. Não atinge a maturidade até a idade de 18 a 24 meses.

Vamos conhecer mais sobre o peso e outras informações desse pet tão querido?

Peso Ideal de um Chow Chow Adulto e Filhote

Neste artigo, comentaremos sobre o peso ideal de um chow chow, bem como outros parâmetros de crescimento e desenvolvimento. Mas já é possível adiantar que a fêmea que está na fase adulta consegue chegar aos 25 kg; já o macho, chegam a aproximadamente 32 kg.

Etapas de Crescimento e Desenvolvimento

Etapa 1: Recém-nascido (0 semanas)

Filhotes recém-nascidos de chow chow são completamente surdos, cegos, desdentados e incapazes de andar. Eles não são capazes de regular a temperatura corporal, nem de urinar ou defecar por conta própria.

Esses pequenos confiam completamente na mãe para se aquecer, empilhando todos os companheiros de ninhada contra seu corpo. Um filhote separado do calor materno pode morrer rapidamente de hipotermia. Se esfriar, gritará alto, chamando a mãe para deixá-lo confortável.

Os pequenos chows chows são lavados pela sua mãezinha, que usa a língua assim que ele nasce. É quando os bebês experimentam o primeiro cuidado gentil materno. Como não conseguem urinar ou defecar por algumas semanas, é preciso que a barriga seja lambida, pois isso os estimula a urinar ou defecar.

Estágio 2: Estágio Neonatal (0-2 semanas)

O peso ideal de um chow chow e sua saúde geral depende da sua alimentação nesse início de vida. Quando o cão tem até fase, os filhotes de cachorro Chow  dias de nascido, deve receber apenas leite materno, pois contém colostro, rico em anticorpos.

O leite da mãe protege os filhotes de qualquer tipo de doença desde a tenra idade. Este é o estágio em que os filhotes passam a maior parte do tempo dormindo. Eles chegam a ficar quase 90% do tempo se aconchegando no corpo da mãe e cochilando. Quanto mais eles dormem, mais se beneficiam de um desenvolvimento físico.

Os filhotes crescem duas vezes mais depois da segunda semana e suas mudanças físicas podem ser vistas. Eles começam a mover seu corpo lentamente, rastejando, o que lhes proporciona o exercício necessário para desenvolver músculos.

Etapa 3: Etapa De Transição (2-6 Semanas)

O estágio de transição é um estágio importante para qualquer cachorro. Este é o período em que o filhote começa lentamente a abrir os olhos e os ouvidos e a se familiarizar com o mundo canino.

Em cerca de 2 semanas, eles são capazes de ouvir o som. E, entre 10 e 16 dias, suas pálpebras começam a se abrir e podem ver. Eles passam a formar seu próprio vocabulário, latindo e choramingando para se comunicar com a mãe e os companheiros de ninhada.

Em 3 semanas, o desenvolvimento dos filhotes avança do estágio neonatal para o de transição. Eles começam a brincar com os irmãos, comem comida da tigela e podem fazer suas necessidades sozinhos. Seus dentes também passam a se desenvolver lentamente por conta desse exercício na alimentação.

Etapa 4: Etapa De Socialização (6-18 Semanas)

Ao nascer, o peso ideal de um chow chow gira em torno de 100 gramas. Contudo, eles podem perder até 10% desse peso ao longo dos dias. Mas quando chegam na fase de socialização, quando estão entre 6 e um ano e meio de idade, voltam engordar.

Esse é o período depois da transição, onde ocorre a interação do filhote com um ser humano e outros animais de estimação. Eles formam um apego com seus tutores durante essa época que permanece pelo resto da vida.

Este também é o período mais crítico, pois o filhote aprende a aceitar qualquer outro ser humano como parte de sua família. Assim, precisam de socialização e treinamento adequados para que possam aprender a separar familiares de estranhos.

A partir da 4ª semana, a produção de leite da mãe começa a desacelerar e ela desmama lentamente os filhotes. Eles começam a comer alimentos sólidos, reduzindo lentamente a ingestão do que comia anteriormente.

Neste momento, se você for o tutor de um exemplar da raça, comece a oferecer uma dieta e suplementos adequados. Não se esqueça das primeiras vacinações, que são imprescindíveis.

Filhotes de Chow Chow no Cesto
Filhotes de Chow Chow no Cesto

Etapa 5: Etapa Juvenil (18 a 24 Semanas)

O estágio juvenil é um período em que os filhotes são mais independentes e também mais ativos. Eles vão desafiá-lo ou ignorá-lo e começar a se tornar mais travessos, mastigando coisas, cavando, correndo aqui e ali.

Provavelmente, o peso ideal de um chow chow nessa época vai variar devido a tanta energia e atividades físicas. Você ficará cansado e dirá “não” ou “pare”. No entanto, não importa o que aconteça, eles não pararão. Assim, nunca use palavras duras e os force a ficar parados. Eles são apenas filhotes, portanto, um tratamento amoroso e um treinamento adequado os tornarão adultos saudáveis e bem educados.

O pequeno animal, nessa fase, deve pesar cerca de 8 até 13 kg, mas alguns exemplares podem chegar aos 18 kg.

Etapa 6: Etapa Adolescente (10 a 16 Meses)

Com 10 a 16 meses de idade, o chow chow acaba se tornando adulto. Embora ele ainda seja filhote e imaturo emocionalmente, já se mostra amadurecido sexualmente, com o nível de testosterona alto. Nessa idade, as mudanças de dieta, o tipo de ração e a quantidade de exercícios físicos é extremamente importante para determinar como será a saúde do cão.

O peso ideal de um chow chow que está chegando na fase adulta é de mais ou menos 24 a 30 kg, quando, comumente, para de crescer. Então, se você pretende adquirir um animal dessa raça, tenha em mente o seu tamanho para dimensionar o espaço que terá para ele em casa. Sem contar que é por essa média de pesagem que se determinada a saúde do pet.

Veja também

Alimentação da Mariposa: O Que Elas Comem?

As mariposas são insetos voadores muito semelhantes às borboletas. Como todos os insetos, o corpo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *