Home / Animais / Como Capturar Abelha Uruçu? Garrafa Pet e Misturas

Como Capturar Abelha Uruçu? Garrafa Pet e Misturas

As principais dúvidas sobre como capturar abelhas uruçus geralmente estão relacionadas com os possíveis riscos dessa empreitada, principalmente no que diz respeito ao ataque de um enxame.

No entanto, é importante sabe que, apesar de serem espécies vigorosas, com um corpo bastante volumoso (entre 10 e 13mm), as uruçus não possuem ferrão, elas comportam-se apenas como típicas espécies “defensivas”, cuja principal reação é um ataque pouco agressivo e sem picadas, apenas como forma de proteger a sua colmeia do assédio de invasores.

Elas são as “Abelhas Grandes”, para os índios da tribo dos tupis. Uma espécie exuberante, também conhecida como Uruçu-boca-de-renda, Uruçu-amarela, Uruçu-nordestina, Uruçu-preta, entre outras denominações que elas recebem em seus inúmeros habitats naturais.

São regiões como o norte, nordeste e centro-oeste do Brasil, onde elas encontram um clima quente e úmido – ideal para o seu desenvolvimento e reprodução.

Nelas, as abelhas uruçus possuem os mais diversos nomes científicos, como: Melipona scutellarias (a mais popular), Melipona rufiventris, Melipona Rfiventrus Mondury, Melipona fulginosa, Melipona fasciculata, Melipona rufiventris rufiventris, entre outras descrições.

Descrições que elas recebem como membros de uma comunidade com cerca de 5 mil indivíduos, capazes de produzir nada mais nada menos do que cerca de 3 litros de mel por ano.

Os Ninhos de Onde São Capturadas as Abelhas-Uruçus

Além das dúvidas sobre como capturar abelhas-uruçus, uma outra curiosidade sobre essa espécie tem a ver com a forma como elas constroem os seus ninhos.

Elas realizam um verdadeiro projeto de engenharia! Logo à entrada, uma vigia, nem um pouco simpática e amigável, permanece atenta à aproximação de inimigos.

A entrada é construída com barro, e dá acesso a um ninho coberto com uma espécie de resina, onde elas constroem um conjunto de discos de criação com cerca de 15cm cada.

Lá dentro a movimentação é intensa! Esse conjunto de discos (com células de cria com cerca de 1cm de altura cada) sobrepõem-se uns aos outros, porém com espaço suficiente entre eles para que as operárias possam executar os serviços de limpeza e organização.

É importante ressaltar que os vasos de mel e pólen permanecem na região externa do ninho, com tamanhos que variam entre 4 e 6cm de altura e até 3cm de diâmetro.

São mais de 5.000 indivíduos em um “entra e sai” constante, e que, num espaço de no máximo 50 dias (o tempo de vida de uma abelha uruçu), executam com perfeição o seu trabalho.

Trabalho realizado em uma comunidade composta por operárias, zangões e uma rainha; extremamente dóceis e inofensivos; mas que são membros de uma espécie considerada a mais importante para o meio ambiente, devido ao intenso trabalho de polinização que executam – responsável pela existência de quase 70% de todas as espécies vegetais no mundo.

Como Capturar Abelhas Uruçus?

Não é uma tarefa assim tão difícil capturar abelhas uruçus, pelo simples fato de serem elas espécies inofensivas, dóceis, grandes produtoras de mel e por espalharem-se por praticamente toda a região norte do país.

Um simples mecanismo formado por garrafas pet com no mínimo 2,5 litros será o suficiente para essa empreitada, que ainda exigirá um pouco de paciência e alguma técnica para o trato com esse tipo de animal.

Montagem da Armadilha Para Capturar Abelha Uruçu
Montagem da Armadilha Para Capturar Abelha Uruçu

1.Limite o seu Habitat Natural

Em primeiro lugar será preciso imitar, com a ajuda dessa garrafa pet, o formato de uma escavação em uma árvore, pois esse é o ambiente que elas mais apreciam.

É nesse tipo de local que elas costumam construir suas colmeias, de preferência no início de setembro, período em que elas estão bem mais ativas.

Essa é a época da floração! Época em que as flores exibem todo o seu esplendor e convidam, com a sua farta produção de néctar e de pólen, as abelhas sem ferrão (e nativas) para uma belíssima comunhão, que culminará com a polinização de diversas espécies, por onde quer que elas sobrevoem, contribuindo, com isso, para a manutenção do vigor da natureza.

2.Monte a Garrafa Pet

Garrafa Pet Montada
Garrafa Pet Montada

Para essa armadilha com garrafa pet será necessária a aquisição de uma garrafa com no mínimo 3l, um saco preto, fita adesiva e um cabo de vassoura.

Essa garrafa deverá ser envolta com o saco, ajustada com fita isolante e tapada (a sua abertura) com um pedaço de cabo de vassoura (vazado no meio) com um furo na lateral da parte que fica para fora da garrafa.

3.Prepare a “Mistura Atrativa”

Após a espera pelo período certo para a captura de abelhas como as uruçus, o próximo passo será a produção de uma espécie de “mistura atrativa”, por meio da qual será possível atraí-las.

A mistura pode ser preparada com 500 gramas de cera com geoprópolis (própolis com terra) dissolvida em 1 l de álcool.

Essa mistura deverá descansar por pelo menos 48 horas, a fim de que torne-se suficientemente concentrada.

Para obter a concentração máxima, recomenda-se dissolver bastante essa mistura no álcool, pois somente assim ela formará um “todo” – uma mistura homogênea e capaz de atrair as abelhas por instinto.

Abelhar Uruçus Atraídas Por Mistura Atrativa
Abelhar Uruçus Atraídas Por Mistura Atrativa

Logo após, cubra toda a garrafa com essa mistura (por dentro e por fora), inclusive a tampa, como se estivesse banhando-a com o produto concentrado.

4.Instale a Garrafa Pet no Local

Agora que o local foi escolhido e a garrafa (com cerca de 3 litros) foi banhada com a mistura, procure um local adequado para colocá-la como armadilha.

Este poderá ser uma árvore, bambuzal, eucalipto, entre outras espécies; de preferência em locais próximos de uma nascente com água limpa e onde haja uma boa comunidade de espécies florais em seu período de germinação.

Você ainda deverá fiscalizar a armadilha, a fim de certificar-se de que as abelhas já a escolheram para a enxameação. Em caso positivo, aguarde o período total desse processo – geralmente entre 15 e 60 dias –, para que, só então, possa colher os resultados.

5.Colhendo os Resultados!

Porém não há como capturar abelhas uruçus sem antes certificar-se de que já estão devidamente constituídas as células com os recipientes de pólen e néctar.

Isso é importante pois, caso contrário, os ninhos acabarão sendo mal formados, o que comprometerá a produção de mel.

Por fim, transfira o enxame para a caixa escolhida, que deverá estar entre 2 ou 3 km de distância do local da instalação da armadilha, para que elas não voltem, por instinto, para a sua antiga morada.

Esse artigo foi útil? Tirou as suas dúvidas? Deixe a resposta na forma de um comentário. E não deixe de compartilhar as nossas publicações.

Veja também

Reprodução da Irara: Filhotes e Período de Gestação

Irará (lat.Eira barbara) – é um animal que parece estar quase sempre em busca de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *