Home / Animais / Como as Borboletas Se Comunicam Com o Meio?

Como as Borboletas Se Comunicam Com o Meio?

As borboletas são um dos seres vivos mais bonitos de toda natureza. Com suas belíssimas asas, de diferentes colorações, elas encantam qualquer pessoa.

Mas você já se perguntou como elas se comunicam com o meio onde vivem? Essa é uma dúvida comum, tendo em vista a diversidade de borboletas que não emite nenhum ruído, som, afinal, como elas se comunicam? 

Continue acompanhando este post para saber a resposta para essa e outras questões. Aqui você encontra informações, as principais características e muito mais a respeito desses incríveis animais! 

Borboletas: Como elas se Comunicam com o Meio?

As borboletas estão presentes em diversos ambientes, seja em meio a natureza, as matas e vegetações, como também em meio às cidades, casas e construções. Fato que esse animal representa a mudança na vida das pessoas, a metamorfose, a transformação. 

De uma pequena lagarta, ela ganha asas e transforma-se em uma linda borboleta. As fases da sua vida ocorrem tanto na terra, quanto no ar. De fato, é um animal muito curioso. 

Existem muitas espécies de borboletas no mundo , estima-se que sejam mais de 150 mil. Claro, todas elas divididas em diferentes grupos e gêneros. Cada qual com a sua característica e peculiaridade. 

Elas possuem um exoesqueleto, onde seu corpo é divido em 3 principais partes, o tórax, abdome e a cabeça. Também possuem três pares de pernas e um par de antenas. 

Elas comunicam-se com o meio através dos seus sinais químicos, onde deixam um tipo de “pó” por onde passam. São poucas as espécies que emitem som, mas elas existem. 

O principal modo que a borboleta se comunica com o meio é através da química, como grande parte dos insetos, que liberam substâncias para outros animais identificarem sua passagem por determinado ambiente. 

Você já pegou uma borboleta na mão? Ela libera um “pó” e ele fica em nossas mãos. Esse pó, na verdade, possui diversas escamas que constituem as asas da borboleta, por isso elas possuem diferentes colorações, dos mais variados formatos. 

Existem as borboletas grandes, as pequenas, as mais coloridas, que chamam mais atenção, como também existem as que são inteiras de uma cor só. Fato é que todas passam pela transformação e modificação do seu corpo. Veja a seguir como funciona o ciclo de vida das borboletas!

Ciclo de Vida das Borboletas

A borboleta simboliza para os humanos a transformação, a metamorfose e a mudança. Não à toa, pois esse incrível animal passa por quatro fases ao longo do seu ciclo de vida. Veja quais são elas a seguir. 

Primeira Fase: O Ovo

A borboleta fêmea, após o acasalamento, busca um local tranquilo e seguro para depositar os seus ovos, que geralmente são muitos. Eles são pequenos e as vezes, lisos. Ela costuma colocá-los embaixo de alguma folha, árvore ou ramos. Há ainda aquelas que não depositam em local algum, apenas deixam os ovos caírem enquanto voam. 

Para eclodir, o ovo precisa de determinadas circunstâncias que favoreçam o seu desenvolvimento, como temperaturas amenas, e não extremas. Temperaturas que ultrapassam os 40°C prejudicam o desenvolvimento, como também abaixo de 0°C não deixa o ovo eclodir. Se todas as condições do meio forem favoráveis, a tendencia do ovo é eclodir entre 10 a 20 dias.

Ciclo de Vida das Borboletas
Ciclo de Vida das Borboletas

A lagarta deixa o ovo e consome a casca, pois nela estão presentes substâncias, minerais e proteínas fundamentais para o seu desenvolvimento e saúde. 

Segunda Fase: A Lagarta

Nessa fase da vida, a lagarta (que ainda não é borboleta), necessita a todo instante se alimentar. Ela busca por alimentos nas folhas, em outros seres vivos e principalmente no ambiente. Para o seu desenvolvimento, ela precisa de energia, e ela só vem através da comida. Além disso, a lagarta precisa se proteger de outros animais para não servir de alimento para eles, como é o caso de muitos pássaros. 

É comum a mudança de pele, a lagarta é bastante ativa e possui estigmas por todo o corpo onde o oxigênio entra. As lagartas possuem diferentes estratégias para sobreviverem. Uma delas é consumir plantas venenosas para absorver as toxinas e eliminar nos futuros predadores.

Lagarta Andando na Árvore
Lagarta Andando na Árvore

Após um determinado tempo de vida, a lagarta busca um local seguro para transforma-se em crisálida, assim ela para de se alimentar. Muitas se enterram abaixo do solo, outras ficam suspensas em galhos, árvores, etc. Sempre elas tentam passar despercebidas. 

Terceira Fase: A Crisálida

Apesar de parecer que a lagarta está imóvel, dentro do casulo (crisálida), a transformação é constante e ocorre a todo instante, ela pode demorar algumas semanas, como também meses. Nesse período a lagarta se transformará em borboleta e, assim, ela aguarda até sua asas serem desenvolvidas. 

Nos dias próximos a sair, o casulo fica um tanto transparente e é possível observar a borboleta com suas asas ainda dobradas. Um bombeamento de sangue torna possível as asas levantaram-se e se debater quando ela está pronta para sair. 

Quarta Fase: A Borboleta Adulta

Após as 3 fases iniciais, a borboleta atinge a maturidade e está pronta para alçar longos voos e encantar todas as pessoas. 

Ela alimenta-se principalmente de pólen, frutos pequenos, seivas das árvores, esterco. Muitas espécies ainda se alimentam apenas de plantas. 

O tempo de vida varia de acordo com a espécie. Algumas vivem apenas semanas, enquanto outras vivem até 11 meses. Vale lembrar que dificilmente ultrapassam 1 ano de vida. 

Qual O Significado Da Borboleta?

As borboletas possuem um significado muito importante na vida de qualquer pessoa. Devido a essas 4 fases de vida, ela simboliza a metamorfose, a mudança. É comum muitas pessoas tatuarem a borboleta em seus corpos, pois além de muito bonita, o seu significado também é incrível.

Borboletas se Comunicando
Borboletas se Comunicando

Ao longo da história humana, muitos animais são representados e viram símbolos para pessoas e sociedades. Como é o caso de muitos animais, como águias, lobos, pássaros, felinos, e claro, a borboleta. 

Elas são muitas e estão espalhadas por todo o mundo, são incríveis insetos que se transformam de uma simples lagarta, para uma belíssima e exuberante borboleta. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais! Continue acompanhando nossos posts para saber tudo sobre o mundo animal!

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *