Home / Animais / Ciclo de Vida do Sagui: Quantos Anos Elas Vivem?

Ciclo de Vida do Sagui: Quantos Anos Elas Vivem?

Quantos Anos Vivem os Saguis?

Esses animais vivem bastante, cerca de mais de dez anos.

Qual o Nome Científico do Sagui?

O nome científico do Sagui é Callithrix sp.

Sagui Olhando para Câmera
Sagui Olhando para Câmera

Ciclo de Vida do Sagui

O sagui criado em cativeiro por exemplo pode alcançar a sua maturidade sexual por volta dos dois anos de idade. O período de gestação da fêmea é de cinco meses, dessa gestação nascerão cerca de dois filhotes. Ela pode ficar grávida duas vezes por ano. Esses filhotes serão desmamados por volta dos dois meses de idade quando já conseguem comer e se virar sozinhos.

Criar um Sagui em Casa

Se você já pensou em ter um sagui de estimação saiba que são animais extremamente divertidos e brincalhões e são ótimos animais de estimação. Esse é um animal que se apega ao seu dono com muito facilidade quando criado em casa. Não tem como não se encantar por essa criatura que conquista as crianças e os adultos também com sua esperteza, meigo e engraçado. Por esse motivo a venda desse animal tem crescido cada vez mais.

Sagui Sob Galho de Árvore
Sagui Sob Galho de Árvore

Legalização do Ibama

Se você se interessou em ter um sagui como pet, deve saber que por ser um animal silvestre precisa estar regularizado pelo Ibama. Assim como outros animais silvestres, para ser mantido em cativeiro precisa de autorização do órgão, e da nota fiscal que comprove a compra de um lugar autorizado.

Mercado Negro

Manter tudo dentro da legalidade também faz com que o tráfico de animais silvestres não seja incentivado, pois dessa forma pessoas com más intenções tentar enganar a fiscalização para ganhar mais dinheiro em cima desse mercado, não contribua.

Sagui Olhando para Câmera
Sagui Olhando para Câmera

Venda Ilegal

Esse processo de venda ilegal infelizmente prejudica demais, principalmente por falta de fiscalização sanitária por exemplo, não se sabe em que condições esses animais vivem, e por isso a vida deles corre risco e dos potenciais compradores também. A forma correta de manejar, um transporte adequado deve ser orientado.

Sagui em Cativeiro
Sagui em Cativeiro

Quando você compra um animal de forma legal, você é obrigado a oferecer acompanhamento de um médico veterinário e ele vai ter um microchip para ser acompanhado.

Características do Sagui

Esse animal faz parte uma família chamada Callithricidae. O sagui deve medir em média cerca de 25 centímetros de comprimento, não contamos a cauda. Ele deve pesar algo em torno de 250 a 400 g, a coloração dos seus pêlos podem variar de preto, branco, cinza e marrom. Ele possui um tufo de pelos dentro das orelhas. São animais bem rápidos, que gostam de estar em movimento, e precisam de brinquedos para passar o tempo e não ficar entediados no viveiro.

Naturalmente esses animais moram em flores onde existem muitas árvores na América do Sul.

Alimentação do Sagui

Sagui Comendo Goiaba
Sagui Comendo Goiaba

Esse animal tem uma alimentação omnívora, principalmente quando ainda está jovem precisa de muito cálcio e também proteína na sua alimentação diária.

Cada refeição deve conter pelo menos um desse itens como leite ou algum derivado, grãos, carne, legumes e frutas. Banho de sol é muito importante para o animal todos os dias, mas desde que não esteja muito quente.

Informação Para Venda de Sagui

Sagui Dentro do Cesto
Sagui Dentro do Cesto

Para criar saguis você precisa ter pelo menos dez casais. Cada animal deve custar por volta de R$2.800,00 cada animal. Os filhotes só poderão ser vendidos depois de dois meses de vida, ou ao alcançarem 120 gramas de peso.

A gestação costuma acontecer duas vezes ao ano, e a cada parto devem nascer dois filhotes em média.

Como Começar a Criar Sagui?

O primeiro passo com certeza é legalizar o seu trabalho junto ao Ibama conseguindo uma licença para comercializar saguis. Procurar um criador legalizado para adquirir seu animal, fuja do tráfico de animais. Na hora de comprar confira toda documentação para não ter problemas depois. Exija a nota fiscal onde deve ter o número igual ao do chip. o sexo e a data de nascimento. Se tudo isso não estiver em ordem além de multa você pode perder seu animal.

Viveiro Para Sagui

O sagui tende a se adaptar muito bem em cativeiro, caso você compre um ou um casal vai precisar de um viveiro com medidas mínimas de 1,20×0,60×0,60 metros. Coloque dentro dos viveiros brinquedos, balanços e cordas para que eles possam se divertir sozinhos. Uma caixa de madeira vai funcionar como ninho, também para dormir e como esconderijo.

Cuidados com o Sagui

A limpeza do lugar em que o animal vive é muito importante, deve estar sempre limpo e desinfetado. Os saguis precisam ser vermifugados de seis em seis meses. Converse com o veterinário se ele indica a vacinação anti rábica para o seu animal, pois embora alguns não achem necessário outros podem recomendar.

Alimentação do Sagui

Esses animais costumam comer de tudo, por isso é importante que a comida seja bem variada com muitas opções. Todos os dias é legal oferecer pelo menos uma fruta como uma uva, uma manga, ou laranja, uma maçã, mamão, banana entre outras. Os legumes também são importantes e ao menos um deles é importante ser oferecido por cia como beterraba, inhame, ou batata doce, quiabo, vagem, cenoura e outros sempre cozinhados mas nunca temperados.

Proteínas e Cereais

Sagui Pegando Fruta na Árvore
Sagui Pegando Fruta na Árvore

Quanto às proteínas elas também devem ser oferecidas e as opções são pedaços de carne vermelha, ovos, frangos desfiado, soja, queijo, grilos ou tenébrios, nada temperado ou com sal.

Cereais também são importantes na dieta, as opções podem ser arroz integral, feijão, milho, ervilhas, ou lentilhas, tudo cozido sem sal. Outras opções são iogurte, pães e bolachas tipo água e sal, gomas sem açúcar, mel, geléia de mocotó entre outros.

Ração e Suplemento Alimentar

Sagui no Galho
Sagui no Galho

Podem ser usados suplementos alimentares comuns de supermercado que podem ser misturado ao leite. Em lojas específicas você pode comprar ração para macacos. No começo da vida, até os quatro meses do animal você pode dar para ele junto com leite, iogurte ou alguma fruta todos os dias 0,5 mililitro de calcioterápico.

Cuidados Com o Sagui

Bebê Sagui Enrolando no Cobertor
Bebê Sagui Enrolando no Cobertor

Cuidados com alguns alimentos que você não pode oferecer ao seu animal, salsichas e chocolates por exemplo. Esses alimentos podem matar o seu sagui, então muito cuidado. Outra coisa importante é nunca oferecer alimentos que tenham tido contado com a boca humana, herpes pode ser fatal para o sagui.

Veja também

Marisco na Panela

Marisco: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Os mariscos são seres vivos muito curiosos e, apesar de suas características excêntricas, eles podem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *