Home / Animais / Ostra Limpa: Características, Nome Cientifico e Fotos

Ostra Limpa: Características, Nome Cientifico e Fotos

Os animais marinhos possuem características muito interessantes, que muitas vezes as pessoas sequer dão tanta atenção. Isso porque esse tipo de animal vive perto das pessoas, mas ao mesmo tempo, distantes dos olhares mais curiosos da sociedade. Dessa maneira, os animais que vivem no mar não são tão pesquisados ou analisados pelas pessoas.

Logo, o que se tem é uma grande crosta de mistério envolvendo os animais que habitam o mar. Esse é o caso das ostras, que possuem um modo de vida todo único e interessante, mas não recebem tanta atenção quanto poderiam. Assim, as ostras servem para diversos objetivos humanos, a começar pela sua importância para a alimentação.

O Uso das Ostras

Dessa forma, ostras podem ser consumidas, já que o molusco que habita a concha da ostra é comestível e possui sabor bastante agradável, que atrai a muitos e faz com que as pessoas que gostam queiram sempre comer ostras quando perto de praias ou em locais especializados na produção desse animal.

Assim, as ostras também encaixam bem para outros fins, como o da produção de suplementos alimentares. Sim, pois, por mais que muitos não saibam, as ostras possuem grandes quantidades de cálcio e, dessa forma, é possível utilizar o animal para fazer suplementos à alimentação.

Esses suplementos não podem substituir as refeições, mas são consumidos em conjunto com tais refeições. Ademais, um uso muito comum para as ostras está na produção de pérolas, algo que as pessoas costumam valorizar muito, de uma forma mais geral.

Assim, as pérolas podem ter valores realmente altos quando vendidas no mercado especializado, tendo preços que podem variar bastante de acordo com os detalhes das pérolas e da forma como essa pérola se forma no interior das ostras. Assim, cada detalhe é importante para mudar o valor das pérolas e deve ser considerado.

Características das Ostras

O modo de alimentação das ostras é bastante peculiar e pouco seletivo, já que esse animal não possui grandes complexidades quando se trata dos seus sistemas mais básicos. Portanto, as ostras, quando precisam se alimentar, abrem a concha e sugam toda a água que conseguem. Após esse momento, as ostras buscam utilizar o máximo de nutrientes que puderem, algo que pode ser feito de maneira natural, com os nutrientes da água rumando para o interior das ostras.

Contudo, um detalhe interessante é que quando a temperatura da água passa dos 10 graus Celsius as ostras costumam ingerir ainda mais alimentos, chegando a filtrar cerca de 5 litros de água a cada hora para retirar todos os nutrientes necessários. Isso porque temperaturas mais altas fazem com que o metabolismo da ostra fique acelerado, o que faz o animal trabalhar muito mais e, no longo prazo, diminui o seu tempo de vida.

Características das Ostras
Características das Ostras

É por isso que ostras que vivem em locais mais frios tendem a viver muito mais, sendo que a ostra mais longeva do mundo vive nas proximidades da Antártica, onde as temperaturas são baixíssimas e, assim, essa ostra é capaz de viver por cerca de 400 anos. O tempo pode até mesmo ser maior em alguns casos, mas isso depende de inúmeros fatores externos e internos.

Importância da Ostra Para o Habitat

As ostras podem ser muito importantes para as pessoas, sobretudo pela sua produção de pérolas. Porém, esse animal também pode ter muita importância para o habitat onde vive, já que as ostras possuem a grande capacidade de limpar a água ao seu redor.

Isso porque, quando realizam o processo de alimentação ao retirar os nutrientes da água, as ostras fazem com que o ambiente ao redor se torne mais limpo e menos pesado em produtos químicos de todos os tipos.

Ostra no Mar
Ostra no Mar

Assim, como se sabe, uma água mais pura é melhor do que uma porção de água mais rica em nutrientes. Logo, as ostras funcionam muito bem para retirar impurezas e excesso de nutrientes da água. Assim, as ostras nada mais são do que filtros naturais para o mar ou para os lagos onde vivem, chegando a filtrar cerca de 5 litros de água por hora.

Logo, em um único dia uma ostra pode filtrar cerca de 50 litros de água, considerando que o animal não passa o dia inteiro trabalhando nesse sentido e também realiza outras atividades. Portanto, ter ostras em um lago pode ser uma boa alternativa.

Formação das Pérolas

As pérolas são uma parte importante das ostras, já que as pessoas dão muito valor a essa joia e, assim, pagam altos valores por uma pérola bela e bem desenhada pela ostra. O que acontece é que, quando um corpo estranho invade a concha da ostra, essa ostra se defende envolvendo o corpo estranho com uma substância, chamada nácar.

Com o tempo, tem-se a formação de uma linda pérola, que pode levar de 3 a 7 anos dentro da ostra para ser produzida por inteira, até o momento em que poderá ser retirada. Portanto, como esse mercado é rentável e muito ativo, há fazendas especializadas que têm ostras em larga escala para a produção contínua de pérolas. Ao introduzir um grão de areia na concha da ostra, portanto, essa ostra reage e faz com que, no fim do processo, seja produzida uma bela pérola, de forma 100% natural.

Pérola Dentro da Ostra
Pérola Dentro da Ostra

A China é o país que mais se beneficia disso, sendo que o país asiático possui cerca de 90% de toda a produção mundial de pérolas. Quando nas fazendas, o tempo para a produção de uma pérola pode ser menor, levando de 3 a 4 anos para finalização do processo.

Ostras na Alimentação

Embora muitas pessoas se assustem com tal informação, pelo fato de a ostra não ter uma aparência tão bela, a verdade é que esse animal é muito bem visto na culinária de todo o mundo.

Dessa maneira, há diversas formas de limpar uma ostra e preparar o alimento para as pessoas, sendo que cada forma de preparo faz com que o alimento tenha um sabor diferente e único. De toda forma, o certo é que as ostras são apreciadas como alimento em muitos locais de todo o planeta Terra.

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *