Home / Animais / Ciclo de Vida do Macaco: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Macaco: Quantos Anos Eles Vivem?

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os macacos, para começar podemos citar a origem desse nome que vem da África chamado de Banto Makako, esse nome é designado para se referir às espécies parecidas com os seres humanos, as espécies mais próximas da nossa característica evolutiva. 

Em nosso país, consideramos os os primatas típicos da América do Sul, conhecidos também como macacos do mundo novo. No sentido mais literal são chamados assim os animais que pertencem ao gênero macaca.

Quando falamos em mico, nos referimos ao originário do Caribe. No Brasil utilizamos esse nome para nos referir às espécies de cauda longa, também aos animais menores ou aos saguis.

A origem do nome sagui vem do Tupi sagûi, que também era utilizado para se referir a família de animais de pequeno porte.

Quando falamos no nome símios, estamos nos referindo aos animais mais próximos evolutivamente do ser humano, e a palavra é proveniente do latim que significa nariz chato.

Ciclo de Vida do Macaco e Quantos Anos Eles Vivem?

Macaco na Natureza
Macaco na Natureza

Sabemos que existem diversos tipos de macacos e seria quase impossível descrever sobre o ciclo de vida de todos eles aqui. Por este motivo, selecionamos algumas espécies para conhecer um pouco mais sobre eles e também conhecer o seu ciclo de vida. Fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Mandril

Mandril Colorido
Mandril Colorido

Vivem na Natureza por cerca de 20 anos.

O primata madril tem como forte característica uma pelagem de cor verde oliva, já o seu rosto e seu bumbum podem ser bem coloridos nos machos, essa cor vai ficando mais viva com o passar do tempo até que ele esteja sexualmente maduro, quando esse animal está excitado essas cores ficam ainda mais intensas. Já no Mandril fêmea a coloração é mais neutra. Acredita-se que em especial o multicolorido do bubum desses animais facilitam de serem encontrados na floresta por seu grupo, dessa forma eles se deslocam com muito mais segurança e facilidade. Os animais machos podem chegar a pesar 35 Kg. Com relação ao seu tamanho eles podem alcançar a média de aproximadamente 1 m e na natureza podem viver por cerca de 25 anos. As fêmeas estão sexualmente maduras por volta dos 3,5 de idade.

Macaco Cauda de Leão Preto

Macaco Cauda de Leão Preto Na Natureza
Macaco Cauda de Leão Preto Na Natureza

Vive na natureza em média 20 anos.

A macaca silenus leva o nome acima por conta da sua pelagem negra. Tem uma forte característica que é a sua juba com uma cor cinza puxado para o prateado, essa juba envolve todo o contorno do seu rosto, por isso também pode ser conhecido como macaco barbado. Já o seu rosto não tem penugem e é preto. Com relação às medidas desse animal, o ser corpo pode ter de comprimento cerca de 41 a 62 cm, esse animal deve pesar algo em torno de 2 e 10 kg.

A cauda não é muito grande e chega a medir 25 cm de comprimento, no final de sua cauda ele tem um tufo negro assim como os leões. Essa última característica é mais evidente nos animais machos.

Falando agora sobre as fêmeas, elas podem estar gestante por cerca de seis meses, o filhote que nasce fica aos cuidados da mãe por um ano. Com o desenvolvimento desse filhote, ele  alcançará a maturidade sexual com quatro anos de vida no caso da fêmea, já os machos um pouco mais tarde ali pelos 6 anos de vida.

Falando sobre o quanto eles vivem, podemos dizer que na natureza viverá cerca de 20 anos, mas quando em cativeiro essa vida se estende até os 30 anos de vida.

Macaco Japonês

Macaco Japonês na Neve
Macaco Japonês na Neve

Na natureza esse animal vive cerca de 6 anos, já em cativeiro sua expectativa de vida alcança os 27 anos.

Esse animal também pode ser conhecido como macaco do japão, faz parte da família de animais da África e da Ásia, nativo do sul do Japão. Gostam de lugares altos e por isso são encontrados em locais com mais de 1500 metros de altitude.

Com o tempo infelizmente as espécimes vem diminuindo muito, também impactado com a diminuição e destruição do seu habitat, por este motivo esse animal está na lista de risco de extinção, estamos de olho mesmo que os dados ainda não sejam tão preocupantes.

Com relação às suas características físicas, esses animais chegam a medir de 54 a 61 cm de altura, podem pesar cerca de 8 a 13 Kg.

Possui o focinho livre de penugem e avermelhado, o bumbum vermelho e possui uma cauda curta que não ultrapassa de 8 a 10 cm. A coloração de sua pelagem é cinza, curiosamente seu corpo possui mais de uma camada isolante, dessa forma ele pode entrar na água mais quente e depois correr na neve sem correr risco de hipotermia.

A audição é o ponto forte desse animal, não podemos dizer a mesma coisa sobre a sua visão que não é muito clara. Os dentes dessa espécie se assemelham aos do homem.

Babuíno da Guiné

Três Babuíno da Guiné no Galho de Árvore
Três Babuíno da Guiné no Galho de Árvore

A expectativa de vida desse animal é de 35 a 45 anos de vida.

Também conhecido como Papio papio faz parte do gênero também chamado papio. É uma espécie grande e se movimenta bem tanto no chão quanto nas árvores.

Eles podem ser encontrados no Senegal, no oeste de Mali, na Guiné, na Gâmbia entre outros lugares da África Ocidental. Eles são encontrados em florestas de mata seca, em florestas úmidas e florestas de vegetação rasteira.

Com relação às suas características físicas, podemos citar a cor de sua pelagem e que é um lindo marrom avermelhado. O seu rosto não possui pelos e tem a cor violeta escura, o tem um focinho muito similar ao de um cachorro. Seu corpo está muito preparado para passar com muita facilidade por grandes distâncias no solo. Esse animal é conhecido como o menor da espécie. Seu peso pode chegar a algo em torno de 13 a 26 Kg. A sua expectativa de vida é de 35 a 45 anos.

Veja também

Mastim Tibetano

Qual a Raça de Cachorro que Parece um Leão?

Hoje vamos falar sobre uma raça de cachorro bem curiosa e muito incrível também Então …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.