Home / Plantas / Batata Dália: O que É? Características, Nome Cientifico e Fotos

Batata Dália: O que É? Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos conhecer um pouco sobre a planta Dália, é uma planta muito utilizada para embelezar ambientes, nativa da América Central, especificamente do México e é uma espécie que possui cerca de três mil variedades.

Nome Científico da Dália

Conhecida também como batata de dália, seu nome científico é Dahlia variabilis.

História da Batata de Dália

Dálias Multicoloridas
Dálias Multicoloridas

Na época da sociedade Asteca os indígenas da região iniciaram o cultivo dessa linda planta. Com o passar do tempo outras pessoas começaram a se interessar por ela, foi levada para Europa pelo responsável do Real Jardim Botânico de Madri, dessa forma ela foi se popularizando e ganhando a simpatia de diversos lugares. Seu nome nasceu a partir do nome de um estudioso botânico chamado Anders Dahl, ele era sueco e se dedicou a estudar a planta e levar seu nome pelo continente.

Ao longo dos anos  outras pessoas foram se interessando e realizando algumas misturas, por esse motivo novas variedades de Dálias foram aparecendo, com formatos e cores diferentes. As cores podem ser amarelas, alaranjadas, vermelhas e brancas. Os tipos de Dálias conhecidas são da Dália Horst Athalie, Dália flor de outono, fogo da lua, Dália Rosa pôr do sol, Dália Pompom entre outras.

Como Cultivar a Batata Dália e Fotos

Essa planta pode atingir cerca de 120 cm de altura, apesar de não se  dar bem com geadas é bem tolerante a temperaturas e ao tipo de solo.

Por esse motivo é considerada uma planta resistente e que se dá bem em diversos lugares e continentes. Os insetos adoram pousar sob suas lindas flores super coloridas. A propagação da Dália acontece por meio de suas mudas e também sementes.

Características da Batata Dália

Saiba que essa planta pode florescer muitas vezes durante o ano, e fica vistosa por cerca de quarenta a cinquenta dias. A duração da sua floração vai depender do clima do local onde ela está.

As suas flores podem variar bastante de forma, tamanhos e cores, são singelas e coloridas em diversas cores como lilás, rosa, vermelha, laranja, amarelo e branco. As borboletas adoram. Após a floração ela gera tubérculos que podem ser utilizados para plantar novamente.

Propriedades Curativas da Batata Dália

Saiba que essa planta possui muitos efeitos medicinais, como ajudar na transpiração, poder cicatrizante, efeito diurético e também ação ante séptica.

Espécie utilizada pelo povo para tratar o sarampo, queimaduras na pele e também a febre.

Importante esclarecer que remédios naturais não isentam de você procurar um profissional da medicina para ser corretamente orientado, inclusive mal utilizadas as plantas podem fazer mal a sua saúde.

Batata Dália na Cozinha

Na cozinha são utilizados os tubérculos da planta e também as duas flores, uma explosão de sabores que pode variar de acordo com o cultivo. Algumas pessoas dizem que o sabor lembra bastante a maçã mais picante e até a cenoura.

Onde Comprar Batata Dália

Não é difícil encontrar sementes de mudas dessa espécie por aí, seja em e comércio de plantas ou até mesmo floriculturas.

Dicas de Como Plantar a Batata Dália

Saiba que existem dois grupos de Dálias que são os principais, eles se dividem em:

  • Planta que é gerada através do plantio de sementes;
  • Planta que é gerada através do plantio de seus tubérculos, que inclusive podem ser plantadas por todo o ano.

Saiba Como Cuidar da Planta Dália

É importante saber que é uma planta que precisa da luz do sol, pois isso depois que a planta já está forte coloque o vaso em um local onde bata bastante sol, isso principalmente em locais de clima frio. Caso você more em uma região bastante quente, prefira um local a meia sombra.

Com relação a quantidade de água que deve ser utilizada é importante verificar se a terra está seca, só então a rega deve ser feita. Se ligue especialmente no inverno quando faz muito frio, pois ela tem dificuldade de adaptação nesse estado.

Depois que a planta floresceu é importante que uma poda seja realizada, cortando cerca de cinco centímetros sob a terra. O bulbo da planta deve continuar no substrato e ao menos uma vez na semana precisa ser regado.

Dicas de Como Preparar o Solo Para Dália

Jardim de Dália
Jardim de Dália

O solo indicado para essa planta precisa conseguir reter água, ser bem adubado com matéria orgânica. Embora não seja uma planta que exija muito nesse sentido, é bacana separar um canteiro somente para ela.

Caso você opte por plantar a Dália em vasos ou solo com pouco espaço é indicado que seja adicionado uma pequena quantidade de areia junto com terra comum e terra vegetal, a proporção ideal é sempre de 1:11.

Plantando Bulbos de Dália

Flor de Dália
Flor de Dália

Esse tipo de plantio é utilizado geralmente por pessoas que estão procurando uma cor apenas, já que quando plantadas através das sementes compradas em um só pacotes podem gerar diversas cores diferentes.

Uma dica importante com relação ao plantio, essa espécie necessita de que sejam colocados estacas para acompanhar o crescimento da planta. Por esse motivo, no vaso em que for plantar faça um buraco de cerca de 15 cm para cada Dália, a estaca precisa ter 1,5 e afundada por até 30cm.

Com muito cuidado certifique-se que o bulbo está protegido a 5 cm de profundidade, dessa forma ela não será danificada. Acima da terra apenas a parte que originara o caule.

Outra dica para plantio em canteiros é o de se certificar que o espaçamento entre as covas tenha 40 cm x 40 cm, acrescente um pouco de substrato de decomposição vegetal e também farinha de ossos na terra.

Com relação a rega muito cuidado para não encharcar sua planta, a quantidade de regas é cerca de duas vezes na semana.

Plantando Dália em Vasos

Não se esqueça de uma boa preparação de drenagem no fundo do vaso, dessa forma a raíz não apodrecem por excesso de água não escoada.

Também aqui vale a dica acima de como preparar o substrato e também com relação às estacas que vão amparar o bulbo no período de crescimento da planta.

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.