Home / Animais / Ciclo de Vida da Borboleta: Quanto Tempo Elas Vivem?

Ciclo de Vida da Borboleta: Quanto Tempo Elas Vivem?

Os animais são muito importantes para todo o desenvolvimento natural do planeta, já que esse tipo de ser vivo trabalha de maneira ativa para que todo o ciclo natural chegou ao próximo passo.

Logo, é muito interessante notar como os animais ajudam todo o ciclo natural, sendo chaves para que as árvores, por exemplo, possam ganhar todo o mundo e expandir o seu modo de vida. Em movimento parecido, as borboletas conseguem fazer com que as plantas possam se desenvolver para todas as partes da Terra, já que são capazes de polinizar essas plantas e levar o tipo de flor em questão para outras partes. Dessa maneira, todo o trabalho animal deveria ser mais valorizado, embora esse dado já esteja mudando aos poucos.

Em muitos locais, por exemplo, há pessoas que fazem de tudo para atrair as borboletas para mais perto, no intuito de, justamente, fazer com que todo o ambiente ao redor ganhe com a presença do animal.

Pois, além de todo o papel que cumpre na polinização de flores, a borboleta ainda é útil por outros motivos. Muito bela, a borboleta pode fazer com que o seu jardim seja mais valorizado, sendo o tipo de animal que se quer ter por perto quando as flores começarem todo o processo de desenvolvimento.

Ademais, a borboleta pode fazer com que alguns pequenos animais se mantenham longe do jardim, o que é muito importante para todo o desenvolvimento do seu ambiente natural, pois formigas pequenas ou besouros, a princípio, ficarão um pouco mais distantes do jardim se ali houver a presença de borboletas belas e grandes, em quantidade considerável. De toda forma, o certo é que a presença de borboletas é útil para todos os segmentos dos jardins, sendo uma maneira de fazer com que o local tenha uma conexão maior com os animais da região.

A Vida das Borboletas

Casal de Borboletas
Casal de Borboletas

Contudo, o que muitas pessoas sempre se perguntam é em relação ao tempo de vida da borboleta, já que esse tipo de animal possui todo uma fase de transformação, da larva para o momento mais belo da sua vida, quando ganhas as asas.

Contudo, nesse meio tempo a borboleta pode sofrer com alguns problemas, sendo que muitas vezes esse tipo de ser vivo possui uma expectativa de vida reduzida em razão dos predadores que podem estar por perto. No caso das borboletas, por exemplo, a presença de predadores é constante, já que praticamente qualquer animal um relativamente grande acaba por ser predador da borboleta.

Dessa forma, pássaros, formigas grandes e até mesmo alguns primatas podem comer as borboletas, que buscam sempre posição mais altas para evitar pelo menos alguns desses predadores. Portanto, esse fato acaba por diminuir o tempo de vida total das borboletas, que, ainda assim, conseguem mostrar toda a sua beleza ao longo de todo o período em que vivem, mas sobretudo após a metamorfose que faz da lagarta uma linda e bela borboleta. Assim, em geral a vida de uma borboleta pode ser bastante complicada até o momento em que a transformação estiver completa.

Ciclo de Vida da Borboleta: Quanto Tempo Elas Vivem?

Como já explicado anteriormente, o tempo de vida de uma borboleta pode variar bastante, pois depende sempre dos predadores que podem estar por perto nos primeiros dias de vida desse animal e até mesmo da oferta de alimentos disponível para essa borboleta. Dessa forma, um adulto pode viver d algumas semanas a até um ano, sendo que se torna muito mais raro a borboleta seguir viva conforme o tempo vai passando.

Dessa maneira, o tempo de vida das borboletas muda muito de acordo com o seu ambiente, a depender de fatores externos que não exatamente possuem relação com a borboleta. Contudo, é importante ressaltar que esse tempo leva em conta toda a fase de vida da borboleta, desde que era uma pequena lagarta até o momento em que já está voando.

Portanto, como borboleta, com asas e tudo mais, o mais normal é que o animal viva por, no máximo, seis meses. Isso porque a própria estrutural corpora da borboleta não ajuda muito a fazer com que o seu tempo de vida seja elevado, considerando que esse animal é frágil sob diversos pontos de vista diferentes.

O Famoso Ciclo de Vida da Borboleta

O ciclo de vida de uma borboleta pode ser bastante interessante, já que ao longo da vida as mudanças do animal são muitas e toda a sua forma de ser se altera com grande intensidade. Logo, no momento após a reprodução dos seus pais, a borboleta se encontra ainda em fase pré-larval, quando está no ovo à espera do seu nascimento. Esse momento não costuma demorar muito tempo, sendo que, em geral, as borboletas deixam esses ovos sobre as folhas de plantas até o seu desenvolvimento.

Vida das Borboletas
Ciclo da Vida das Borboletas

Após essa fase, já depois de deixar o ovo, o animal se encontra em sua fase de larva, quando é a lagarta que se pode ver em qualquer jardim. Nessa fase é muito importante que o animal coma bastante, pois uma boa alimentação é chave para manter a borboleta viva durante a fase em que estará no casulo.

Portanto, nesse momento a borboleta consome bastante, sendo que depois disso vai para o casulo e permanece por lá, sem contato com o mundo exterior, até que já esteja totalmente transformada em borboleta. Dessa forma, por fim tem-se uma bela borboleta, com asas bonitas e grandes, além de, em geral, cores impactantes.

Fragilidade das Borboletas

Borboleta na Mão
Borboleta na Mão

A borboleta é um animal bastante frágil, já que possui algumas limitações quanto à movimentação que a tornam uma presa relativamente fácil para muitos outros animais. Dessa maneira, para começar a borboleta não consegue voar por muito tempo, necessitando sempre parar em algum local para descansar.

Isso faz com que o animal esteja sempre à beira de sofrer um ataque de algum outro animal maior e mais forte. Além disso, o corpo da borboleta é frágil, o que a torna muito fraca em termos de disputas corpo a corpo. Dessa maneira, a borboleta é muito limitada quando se trata de defesa pessoal.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *