Home / Animais / Chinchila Comum: Tamanho, Características E Fotos

Chinchila Comum: Tamanho, Características E Fotos

A chinchila é um animal que talvez você não tenha ouvido falar, mas que é bem popular pelo continente americano. Assim que você ver uma delas, é bem provável que você nunca mais esqueça e se apaixone. Isso ocorreu diversas vezes, e por isso se tornou um famoso animal de estimação, como o coelho e alguns outros roedores. Existem algumas variedades de chinchila pelo mundo, e a mais conhecida de todas é a chinchila comum, como o próprio nome já diz. E é sobre ela que iremos falar no post de hoje. Contaremos um pouco mais sobre suas características gerais, tamanho e muito mais. Tudo isso com fotos! Então continue lendo para aprender mais sobre esse animal encantador!

Classificação Científica Da Chinchila Comum

  • Reino: Animalia (animal);
  • Filo: Chordata (cordados);
  • Classe: Mammalia (mamíferos);
  • Ordem: Rodentia (roedores);
  • Família: Chinchillidae;
  • Gênero: Chinchilla;
  • Espécie, nome científico ou nome binominal: Chinchilla lanigera.

Características Gerais Da Chinchila Comum

A chinchila comum, que é mais conhecida por chinchila de rabo grande, é uma das espécies que faz parte do gênero Chinchilla no reino animal. Essa raça é a mais comum das chinchilas, por isso recebe esse nome, e desde sempre foi muito caçada por causa de seu pelo suave. Ela sofreu uma quase extinção entre o século 16 e o século 20, mas conseguiu se recuperar. Entretanto, de acordo com a IUCN, ela hoje se encontra ameaçada.

Os cientistas acreditam que a partir da chinchila comum, as raças de chinchila domésticas surgiram, como a la plata e costina. Sua origem é do Andes, aqui na América do Sul, mas são encontradas em países como Bolívia, Brasil e outros semelhantes. O nome lanigera, que é seu nome científico, significa “carregando um casaco de lã”, por causa de seu pelo. O pelo é longo, em torno de 3 ou 4 centímetros de comprimento, e é bem fofo, sedoso, mas apesar disso fortemente grudado na pele. A coloração da chinchila comum varia, sendo as mais comuns bege e branco, mas é possível encontrar algumas de cor violeta, safira e semelhantes.

Chinchila Violeta , Safira e Blue Diamond
Chinchila Violeta , Safira e Blue Diamond

A cor na parte superior costuma ser prateada ou bege, enquanto as partes inferiores num tom branco amarelado. Já a causa tem pelos diferentes do resto do corpo, são mais longos, grossos e de cor mais escura, entre o cinza podendo chegar até o preto, formando um tufo eriçado nas vértebras do animal. Também é comum elas terem bigodes abundantes, aqueles pelos normalmente bem mais grossos que o restante dos pelos do corpo, podendo medir até 1,30 centímetros.

Seu tamanho é menor que o de outras espécies de chinchila, os selvagens normalmente medem de 26 centímetros no máximo. O peso do macho, que é levemente maior que a fêmea, fica entre 360 e 490 gramas, já as fêmeas ficam entre 370 e 450 gramas. Os domesticados, por algum motivo, costumam ser maiores que os selvagens, e a fêmea é maior que o macho. Ela pode chegar a pesar até 800 gramas, enquanto que o macho fica até 600 gramas.Suas orelhas são arredondadas, e a cauda maior que outras espécies, como um dos nomes que ela recebe já deduz. Essa cauda normalmente tem em torno de um terço do restante do tamanho de seu corpo. Há uma diferença também na quantidade de vértebras caudais, sendo 23, 3 números maior que outras raças.

Os olhos da chinchila comum possuem uma pupila dividida na vertical. Nas patas, possuem como se fossem uma carne almofadada, chamadas de pallipes, evitando que elas acabem machucando as patas. Os membros anteriores possuem dedos que são capazes de mover os dedões para agarrar coisas. Enquanto que nos membros superiores, eles costumam ser maiores do que os anteriores, semelhante a estrutura dos coelhos.

Chinchila Comum Quando Na Natureza Selvagem

Chinchila Selvagem
Chinchila Selvagem

Elas são originadas nos Andes, no norte do Chile, como falamos anteriormente. Mais ou menos 3.000 a 5.000 mil metros acima do mar. Viviam e vivem em tocas ou fendas de rochas onde podem se esconder e dormir durante o dia, para depois sair de noite. O clima nesses locais e em outros que elas costumam estar é bem severo, podendo ter temperaturas chegando a 30 graus Celsius durante o dia, fazendo com que elas hibernem em locais de sombra e de noite chegando a 7 graus Celsius, fazendo com que ela fique ativa para se alimentar e movimentar.

Sua reprodução na natureza costuma ocorrer sazonalmente, entre o meses de outubro e dezembro quando estão no hemisfério norte do mundo. Quando estão no hemisfério sul, ocorrem nos meses de primavera.

Chinchila Comum Quando Criada Em Cativeiro

Chinchilas Comuns no Cativeiro
Chinchilas Comuns no Cativeiro

Quando criada em cativeiro, é extremamente importante cuida-las de forma correta. Especialmente pelo fato de ela não ser exatamente um animal doméstico, e ser mais encontrada na natureza. O local não deve ser muito abafado, mantendo-se entre 18 e 26 graus Celsius no máximo. Quando está muito quente, ela sente muito calor por causa de sua camada densa de pelagem, podendo causar um ataque do coração.

São animais noturnos, ou seja, são ativos durante a noite, e costumam dormir durante o dia. Quando estão vivendo com humanos, seu fuso acaba mudando para se adaptar ao nosso, porém é interessante tentar brincar com elas durante o final da tarde e noite, para que não mudem tanto seu modo de vida. Outra questão é sobre sua alimentação, como falamos anteriormente são animais herbívoros, só se alimentam de grãos, sementes, verduras, legumes e etc. Logo, precisam de uma dieta que seja rica em fibra, podendo ser uma grama de alta qualidade, ração específica para chinchilas e uma quantidade dosada de verduras e frutas.

A água deve ser filtrada, e o banho deve ser feito sem água, somente com uma areia fininha, que em alguns lugares é chamada de cinzas de vulcão. São fascinadas em rodar e brincar nessas areias, assim como é uma forma de limpeza.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre a chinchila comum, suas características gerais, tamanho e outros. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre chinchilas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

O Que é Um Pug Abricot? Características, Cuidados e Fotos

Os cachorros são animais de estimação que grande parte das pessoas sonham em ter algum …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *