Home / Animais / Centopeia é Venenosa? Picada de Centopeia é Perigosa?

Centopeia é Venenosa? Picada de Centopeia é Perigosa?

Elas são seres pequenos, que adoram viver em espaços úmidos, escuros e quentes, podem estar em qualquer lugar, mas o fato é que existem diversas espécies de centopeias, desde as inofensivas e passivas até as venenosas. Mas será que a picada de centopeia é perigosa?

Neste artigo viemos para esclarecer dúvidas frequentes de muitas pessoas! Será que a centopeia é venenosa? E será que existe perigo ao ser picado por uma delas?

Vamos responder estas dúvidas, mas antes, é fundamental que entendamos algumas características básicas das centopeias, para então sabermos quais são as perigosas, quais são tranquilas, etc. Veja a seguir!

Centopeias: Principais Características

Existe uma enorme variedade de centopeias. Elas possuem diferentes tamanhos, pesos, coloração e ainda podem possuir veneno ou não.

Uma centopeia que estamos muito familiarizados é a Centopeia Doméstica, que é pequena, e não faz mal algum, enquanto existe outra que causa muito medo e espanto quando aparece é a Scolopendra, pois ela contém veneno e o seu tamanho é assustador.

As centopeias não são insetos, diferente do que muitas pessoas acham. Elas também são artrópodes, mas sua estrutura corporal, suas pernas, seu hábitos são totalmente diferentes de todos os insetos.

Então ela é enquadrada como um quilópode, ou seja, um ser que possui muitas pernas. Que pode variar de 15 até 191 pares de perna, e o curioso é que este número sempre é ímpar.

Elas podem estar em qualquer canto, escondidas, se alimentando e fazendo seu papel no meio ecológico em que vivem.

Muitos não sabem, mas as centopeias exercem um papel fundamental no ecossistema onde vivem, e isso se deve a sua alimentação.

Alimentação das Centopeias

Ela é carnívora, ou seja, alimenta-se basicamente de insetos de pequeno e médio porte, que ela encontra em inúmeras lugares por onde passa.

A centopeia é fundamental para o meio onde vive por que ela é capaz de regular a população de outros animais e desta maneira, controla e regula a quantidade da população de outros seres vivos, como por exemplo, formigas, baratas, grilos, e vários outros insetos no geral.

Por isso devemos nos atentar e não matar as centopeias, pois elas são fundamentais para o controle de outras populações; evitando a proliferação e a infestação de outros insetos no ambiente.

E como exercem esse papel, merecem nossa atenção. Mas será que realmente a centopeia é venenosa?

Centopeia é Venenosa?

Essa é uma dúvida muito comum e muitas pessoas não sabem da importância ecológica das centopeias. E acontece que acabam matando o animal sem saber ou não se ele exercia algum perigo.

Existem centenas de espécies de centopeias; as mais comuns, como também as mais raras de serem vistas. Muitas podem ser encontradas em nossas casas, jardins ou locais próximos a nossa residência.

De fato, existem centopeias venenosas, e elas utilizam este veneno principalmente na hora de se alimentarem, e é uma excelente arma contra outros animais, já que ele tem o poder de imobilizar ou mesmo paralisar a presa, facilitando a alimentação da centopeia.

E desta maneira, ela utiliza veneno, para caçar e principalmente para não ser caçada.

Mas elas picam, e possuem veneno, será que a picada de centopeia é perigosa?

Picada de Centopeia é Perigosa?

Uma centopeia doméstica, por exemplo, contém o veneno, mas ela não perigosa, pois seu veneno, na pele de humano não causa nada, talvez alguma irritação no local da picada, mas nada muito sério.

Então fique tranquilo (a) se encontrar uma centopeia no seu caminho, não esmague-a, deixa ela fazer o seu papel para o ecossistema.

Existe por exemplo a Scolopendra, também chamada Lacraia, que são um pouco maiores, mas seu veneno é muito fraco para os humanos também.

Centopeia Lacraia no Dedo de um Homem
Centopeia Lacraia no Dedo de um Homem

Acontece da seguinte forma, elas possuem as glândulas, onde está disponível o veneno que é expelido pela centopeia e ela vai soltando-o quando se sente ameaçada ou quando vai caçar.

Enfim, a picada de centopeia é perigosa? Para os humanos não, então se você picado, não se assuste, deixe água corrente e espere que passa.

Porém, para outros animais pode ser sim, isso varia muito de acordo com o tamanho dele e quanto menor for o animal, maior são os danos da picada de centopeia.

Mas não se assuste, tem quer ser um animal muito pequeno, elas não são poderosas contra seres muito maiores que elas. Mas contra pequenos e médios insetos são seres poderosos e excelentes predadores.

Apesar de sua lenta locomoção, a centopeia consegue ir para frente e para trás quando se movimenta na mesma velocidade, ou seja, consegue caçar com facilidade e dificilmente passa fome.

O veneno fica alojado na forcípula, que está basicamente no primeiro par de pernas da centopeia e são duas garras, levemente maiores que as outras pernas. Desta maneira, elas conseguem injetar, imobilizar e capturar suas presas com facilidade.

E o curioso é que este veneno está presente em todas as centopeias, desde as domésticas até aquelas maiores e mais assustadoras, mas é algo voltado totalmente para a defesa e alimentação do animal.

O veneno é um citotóxico. O que isso quer dizer? Que é um veneno capaz de destruir células ainda vivas, por isso ela consegue imobilizar outros animais.

Mas como foi dito acima, elas são muito pequenas e não fazem mal algum. Esse é um mito que criaram em cima das centopeias devido a sua aparência comprida, mole e “nojenta”, como muitos dizem por aí, e criaram-se mitos em cima deste pobre animal; que vivem em nosso meio desde sempre, pois adora estar em lugares úmidos, com bastante calor, onde possam encontrar insetos e capturar suas presas.

Apesar dos diferentes tamanhos, elas podem estar por todos os lugares, não se espante se elas cruzarem o seu caminho, estão apenas fazendo o seu papel no meio ecológico em que vivem, caçando os insetos, controlando suas populações e evitando infestações.

Esses são alguns benefícios das centopeias, que elas podem proporcionar, para nossa qualidade de vida melhorar. Então lembre-se quando ver uma centopeia, não pise, não esmague, deixa ela fazer o seu papel.

Gostou do artigo? Deixe-nos um comentário contando suas experiências com as centopeias!

Veja também

Barata Amarela

Barata Amarela é Venenosa? É Perigosa? Elas Mordem?

A tal da baratinha amarela é de origem asiática mas é conhecida comumente como barata …

2 comentários

  1. Rafael Pereira Gonçalves

    E dormir nas costas da minha mulher faz parte do seu meio ecológico. Estranho. Nós agora também temos de compartilhar a cama com uma centopeia que decide descansar de baixo po pijama da minha mulher, literalmente nas costas delas.
    Pior é que se o fez, esteve mais de 12h no pijama da minha mulher. Como não matar algo assim encontrado em um lugar tão íntimo. Vejam se conseguem dormir com uma centopeia dentro do vosso pijama, vistam-no normalmente como se estivesse tudo bem, e acordem de madrugada com a centopeia a deixar as costas da vossa mulher ou filha, quero ver se vocês não matam… Só conversa. Mas mesmo assim obrigado pelo conteudo.

  2. Por min se alguem encontrado pode matar, poqreu esse maldito bixo, matou meu gato, e não tinha como levar em veterinário, porque n tem veterinário 24 hrs fora que ja sao 00:04 ,entao se alguém ver uma pode matar ainda mais se encontrar dentro de casa e vc tiver algum animal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *