Home / Animais / Cavalo Primitivo Polonês (Konik): Características E Fotos

Cavalo Primitivo Polonês (Konik): Características E Fotos

Considero o cavalo um dos animais mais simpáticos do reino animal, eles nos acompanham desde os períodos mais antigos e estão espalhados por quase todas as partes do mundo, menos a Antártica.

Quantas e Quais espécies de cavalos você conhece? Eu tenho uma aqui que gostaria de lhe apresentar, caso seja um(a) amante deste animal, fique comigo e confira essa matéria super bacana!

Características do Cavalo Konik

Pensa num carinha super simpático, o nome Konik em polaco significa “Cavalinho” um apelido gentil a um animal que também é bastante gentil.

Mesmo com toda essa aparência singela ele mantém a posse e predominância com sua musculatura robusta, cabeça longa e seu corpo curto. Seu peso permeia entre 350 a 400kg e sua altura é de 130 a 140cm.

Seu tom de pele não chega a ser tão atraente quanto a dos demais cavalos, ela é meio acinzentada e amarelada, mesmo com uma cor pra lá de diferenciada o Konik consegue ser extremamente encantador.

Saiba que o nosso Cavalinho aqui é um representante de algumas outras espécies, ele mantém em seu corpo características de cor que são conhecidas como “Linha Mular”, elas são consideradas primitivas. Podemos dizer que se trata um animal de alto escalão!

O Konik é considerado o cavalo mais próximo do Tarpã, uma espécie primitiva de muito respeito entre as demais. Nosso amigo é completamente histórico!

Tarpã
Tarpã

Se você já trabalhou no campo sabe como é intenso as atividades que ocorrem neste lugar, o Konik é um animal bastante usado nas atividades agrícolas e é bastante forte e preciso para elas. Isso sim é exemplo de trabalhador!

Lembrando que este animal é originário da Polônia, mas na Lituânia, Holanda e Inglaterra dá para vê-los também. Este cavalo ainda pode ser visto em bando ao ar livre, portanto, não se trata de uma espécie completamente domesticada.

O Que o Konik Come?

Não diferente de todos os outros cavalos, ele possui um paladar completamente herbívoro não dispensando uma gostosa vegetação.

Um Pouco Sobre o Tarpã

Ilustração do Tarpã Em Preto e Branco
Ilustração do Tarpã Em Preto e Branco

É quase que um insulto falar do Konik e não mencionar o seu ancestral que possui o sangue correndo nas veias de tantas outras espécies, saiba um pouco mais sobre nosso extinto Tarpã:

Este incrível animal era visto em lugares como o Cazaquistão, Ucrânia e Russa, e infelizmente nós seres humanos os extinguimos, pois o último deles morreu enquanto fugia de caçadores, uma triste realidade que reflete mais uma vez o quanto as nossas ações já destruíram e ainda destroem a mãe natureza.

Saiba que em 1918 o último Tarpã deu adeus a este mundo!

Essas não são minhas palavras mas sim de cientistas e estudiosos do assunto: Todos os “cavalos de sangue quente” descendem do Tarpã.

Este bicho tinha pouco menos de um metro e meio e sua cor era semelhante à do Konik, este é mais um dos fatores que reforçam a ideia de que o Tarpã realmente é representado por outras espécies.

Sabe por que o nosso Konik é chamado de Tarpã moderno? Porque ele foi uma tentativa de trazer o cavalo ancestral de volta ao nosso tempo, por isso há tanta semelhança entre esses dois animais.

Cavalos Com Cores e Características Incríveis

Mustang

Cavalo Mustang
Cavalo Mustang

O nome dele te lembra algum modelo de carro super famoso? Acho que sim né?! Este cavalo possui cores e detalhes que deixam qualquer amante destes animais de queixo caído, nos EUA eles correm pelas paisagens completamente livres. É muito legal quando podemos ver estes animais andando por aí sem a interferência humana!

O Mustang não é completamente americano, suas origens são europeias e descendem das espécies espanholas.

Para lhe provar que tamanho não é documento saiba que este cavalo mesmo sendo pequenino é bastante valente.

Alguns estudiosos dizem que a palavra Mustang significa vagabundo, uma referência ao modo de vida deles completamente livre.

Appaloosa

Appaloosa
Appaloosa

Nunca tinha visto um cavalo com tons de pele tão diferenciados, ele é mais uma das incríveis raças americanas, pode nascer com as seguintes cores: leopardo, copo de neve, malhado, claro e marmóreo.

Se você estiver interessado em cavalos bons de corrida, este é ideal para a ocasião!

Paint Horse

Paint Horse
Paint Horse

Acho que os EUA deve se sentir abençoado, pois a maioria dos cavalos mais bonitos que existem estão por lá.

O Paint Horse é uma espécie que possui uma pelagem chamada de alternativa, pois vem com detalhes manchados que o faz ser belíssimo, além disso, este animal é bastante forte tendo uma estrutura muscular completamente atlética.

Valores de Alguns Cavalos

Por mais que sejam belos, fortes e corram muito, nós precisamos saber o preço, afinal de contas, um animal desses não chega a ser tão barato. Conheça algumas espécies e quanto elas estão custando:

O Famosíssimo Mangalarga

Mangalarga
Mangalarga

Este animal é bastante visado para esportes de hipismo e também para trabalho.

É um dos cavalos mais comercializados aqui no Brasil, em sua face infantil custa uns 1800 reais, mas este preço pode aumentar infinitamente dependo dos detalhes quanto ao tom de pele do animal. Lembrando que fiz a pesquisa me baseando no site OLX.

Puro Sangue Inglês

Puro Sangue Inglês
Puro Sangue Inglês

Este cavalo também é bastante utilizado nos esportes hípicos e é um animal altamente forte e bonito.

Se você é um (a) amante desta espécie maravilhosa, saiba que da mesma forma que o Mangalarga, ele é bastante caro e pode alcançar valores de até 9.000,00 reais, porém, este preço pode aumentar muito mais que isso, tudo depende da idade do animal.

Campolina

Campolina
Campolina

Uma outra espécie interessante para quem aprecia cavalos é a Campolina, assim como o Puro Sangue inglês, é um animal cuja a montaria é bastante confortável.

Custo de um Cavalo

Existem muitas variáveis, os valores que eu coloquei aqui são apenas uma das muitas possibilidades existentes.

Eu pesquisei os custos de acordo com os Estados e o Rio Grande do Sul apresentou o mais baixo custo perante todos, o valor foi de R$ 250,00 a R$ 350,00 / mês. Lembrando que este valor é com todos os aparatos necessários para manter o padrão de vida do animal. E aí, o que achou?

Agora com certeza os seus conhecimentos a respeito dos cavalos foram aumentados, espero que tenha gostado de conhecer a admirável raça Konik, mais conhecida como “Cavalinho”. Lembrando existem muitas outras espécies de cavalos pelo mundo a fora, as que listei não são quase nada.

Espero que tenha apreciado a matéria, muito obrigado pela presença e até a próxima!

Veja também

Como é a Divisão do Corpo da Borboleta?

A borboleta está entre os animais mais belos de toda a natureza. Isso se deve …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *