Home / Animais / Castor-europeu: Caracteristicas, Nome Cientifico e Fotos

Castor-europeu: Caracteristicas, Nome Cientifico e Fotos

O castor conhecido como castor-europeu, de nome cientifico castor fiber, pode medir 65 centímetros de comprimento, sem incluir a cauda, ​​que mede cerca de 35 centímetros de comprimento em média. Pesa cerca de 25 kg. Seu pêlo é denso, de cor marrom e rosto oval, com olhos pequenos e nariz pequeno. A mandíbula mostra dois dentes grandes que servem para cortar materiais resistentes, como madeira.

Suas pernas são muito robustas, sendo a traseira maior que a frente. A cauda é a mais característica deste animal, pois se parece com uma paleta gigante e serve para mantê-la em equilíbrio e se mover debaixo d’água com mais facilidade. Quer descobrir mais sobre esta espécie? Venha conosco!

Castor-europeu
Castor-europeu

Alimento

É um animal herbívoro que se alimenta principalmente de plantas aquáticas, folhas e galhos à noite. Como no inverno nevado, pouco sai da toca, durante esses períodos se alimentam de troncos e gravetos que mantiveram debaixo da água e da gordura que armazenam na cauda.

Habitat

Habita áreas da América do Norte, Europa e Ásia, dependendo da espécie, com ambiente semi-úmido, como florestas, ou perto de locais com bacias hidrográficas de alguns rios. Acredita-se também que o castor possa viver em áreas totalmente úmidas e áreas muito áridas. Eles vivem em tocas nas margens dos rios ou em cabines construídas na água.

Denominação

  • Nome comum: castor-europeu.
  • Nome científico: (Castor fiber)

O castor europeu é um mamífero integrado na ordem dos roedores. Salienta seu enorme tamanho e força, o corpo é musculoso, com manto espesso e a cauda com presença de escamas, longas no comprimento e achatadas. Os dedos são formados por cinco dígitos, as patas traseiras são palmadas. Eles têm uma dobra de pele na boca que lhes permite roer debaixo d’água.

Padrões e Cores

O pêlo do castor europeu é composto de duas camadas, o exterior é avermelhado com a presença de pêlos longos, o interior é mais claro, com predominância da densidade do manto e da cor cinza. A pele é impermeável, permitindo uma vida semi-aquática.

Comprimento

O comprimento do corpo, incluindo a cauda, ​​pode exceder 90 cm de comprimento.

Peso

O peso corporal varia de 15 a 25 kg, embora tenham sido documentadas massas corporais maiores.

Dimorfismo Sexual

Não é aparente, no entanto, alguns autores sugerem que as fêmeas podem ser maiores que os homens.

Modos de Vida

O castor-europeu vive em áreas com vegetação abundante, especialmente áreas arborizadas com acesso a água doce, rios, córregos, lagos ou pântanos; portanto, seus costumes são semi-aquáticos. Houve casos de vida em áreas semi-urbanas e áreas de cultivo. Tem preferências por águas calmas em altitudes de até 850 m aproximadamente.
São mamíferos herbívoros que se alimentam principalmente de plantas, folhas, galhos, brotos, raízes e cascas de árvores.
O castor europeu é um roedor com atividade principalmente noturna e crepuscular, com boas habilidades de natação e mergulho. Eles apresentam um comportamento gregário que é reduzido a pequenos grupos familiares, geralmente seus descendentes e os do ano anterior. Seus dentes poderosos permitem modificar seu habitat, construindo tocas terrestres com acesso pela água, eles também podem criar diques de contenção para controlar o nível da água nos locais onde vive.
Se percebem o perigo, comunicam-no aos jovens por meio de golpes com a barbatana na água. Eles também se comunicam através de glândulas odoríferas que usam para marcar o território e certas vocalizações como um apito.
Na natureza, eles podem viver até 8 ou 9 anos de vida. Em cativeiro, o alcance é notavelmente mais alto; foi relatado isso em até 25 anos.

Reprodução

Reprodução vivípara e fertilização interna. O acasalamento ocorre principalmente na água. São roedores monogâmicos que se reproduzem uma vez por ano.

Maturidade Sexual

Ex maturidade sexual atingida a partir de um ano e meio após o nascimento, a média é de cerca de três anos de idade. A gestação do castor europeu dura entre 60 a 120 dias, o número médio de filhos vivos varia em três indivíduos.
Ambos os pais estão envolvidos no cuidado de seus filhos. Espécimes subadultos também colaboram para levar alimentos para os pequenos quando o estágio de lactação terminar.
Após a gravidez, segue-se um período de amamentação que termina em aproximadamente quarenta e cinco dias. Eles podem levar uma vida independente a partir do ano e meio da vida.
Atualmente, as medidas de conservação do castor europeu ou euro-asiático foram recompensadas e foi alcançado que a população de castor-europeu aumentou consideravelmente; por esse motivo, a Lista Vermelha é avaliada com o status de menor preocupação. Entre suas ameaças está a destruição de seu habitat e, em certas áreas geográficas, a caça ilegal, como é o caso da Mongólia.
Outras ações de conservação são sua inclusão na Convenção de Berna, Apêndice III, e os regulamentos internos emitidos pelos países em que o castor europeu vive.
Está distribuído por muitas áreas geográficas da Europa e também existem pequenas populações na Ásia, especificamente na Alemanha, Bielorrússia, China, França, Cazaquistão, Luxemburgo, Mongólia, Noruega e Rússia; no entanto, em outras áreas que também estavam presentes, ele foi extinto.

Castor-europeu Características Físicas
Castor-europeu Características Físicas

Importância Econômica do Castor Eurasiano

O castor europeu, Castor fiber, é um mamífero que no passado foi intensamente caçado, principalmente por alimentos e pela introdução de pele no mercado de peles. Atualmente, essa atividade é restrita devido aos programas de conservação estabelecidos para esta espécie. Esse animal é popular no continente europeu e asiático, sendo que alguns autores sugerem que a capacidade de modificar o habitat onde vivem permite a criação de novos ecossistemas com abrigo para outras espécies animais. Embora o corte de árvores com seus incisivos também possa causar danos com repercussões econômicas, especialmente se isso afetar a agricultura, estradas, etc.

Curiosidades

  • Subfilo: Vertebrados, vertebrados, os notocordos são transformados em coluna vertebral (cordados superiores ou cranianos).
  • Intrafil: Gnathostomata, clados de vertebrados com mandíbulas.
  • Superclasse: Tetrapoda, tetrápodes, vertabrato com quatro membros
  • Classe: Mamíferos, mamíferos, a maioria possui glândulas mamárias que os capacitam a alimentar seus filhotes.
  • Subclasse: Theria, terios.
  • Infraclase: placentalia, placentária.
  • Ordem: Roedores, roedores.
  • Família: Castoridae, castóridos.
  • Gênero: Castor

Gostou do nosso artigo? Tem alguma contribuição ou dica? Então deixe um comentário e obrigado pela leitura!

Veja também

Quais as Raças Que Deram Origem ao Bulldog Francês?

O Bulldog Francês tem origem do cruzamento entre os cães da raça Terriers Pequenos, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *