Home / Animais / Caranguejo Aratu Vermelho Habitat E Ecossistema

Caranguejo Aratu Vermelho Habitat E Ecossistema

A fauna de crustáceos no Brasil e ao redor do mundo é bem diversificada, e merece uma atenção especial. Muitos deles, inclusive, estão ameaçados de extinção, devido à pesca predatória (como é o caso de algumas lagostas e caranguejos).

Uma espécie muito interessante para abordarmos aqui é o caranguejo aratu vermelho, em especial, a respeito de seu habitat natural e ecossistema.

Caranguejo Aratu Vermelho: Características Gerais E Habitats Naturais

De nome científico Goniopsis cruentata, o aratu vermelho é um caranguejo de aspecto achatado, e de porte médio, cuja carapaça é quadrada, sendo um pouco mais larga do que comprida. Os espécimes adultos possuem uma coloração avermelhada bem característica, que também pode ser arroxeada e marrom-escura. Porém, os mais jovens podem ser confundidos com outras espécies de aratus.

Em termos de habitat, esse animal está localizado numa extensa distribuição geográfica, que passa pelo Atlântico Ocidental, no sul da Flórida, e chegando até Santa Catarina, no Brasil. Outros ligares onde esse crustáceo pode ser encontrado é nas Ilhas de Fernando de Noronha e no Atol das Rocas. Além disso, podem ser encontrados no Atlântico Oriental, numa extensão que vai do Senegal a Angola.

No Brasil, a depender da região onde se encontra, pode ser chamado de formas diferentes. Por exemplo, no Nordeste é chamado também de aratu do mangue. Já no Sudeste é chamado de maria-mulata.

Ecossistemas Onde Vive O Aratu Vermelho

Já o ecossistema em que esses caranguejos habitam são áreas, geralmente, estuarinas, tanto das zonas tropicais, quanto subtropicais. Passa a maior parte do tempo submerso nesses lugares. Por possuírem osmorreguladores muito bons, esses caranguejos podem, facilmente, ocupar lugares de salinidades dos mais variados tipos. No entanto, a preferência deles acaba sendo mesmo ambientes mais salinos.

Além de tudo, o aratu vermelho é bastante versátil, podendo habitar em diversos microhabitats que compõem os manguezais. Isso significa que podem viver tanto em solos lamosos, quanto em terras arenosas, entre raízes e troncos de árvores. Por sinal, essa espécie é considerada semi-arborícola.

Bom destacar que, nesses habitats, o aratu vermelho não constrói tocas, tendo que invadir a habitação de outros caranguejos que fica localizada no solo. Importante destacar ainda que não é muito fácil de ser observado, já que se trata de um animal bem arisco, que vive escondido

Como Se Dá a Reprodução Desse Caranguejo E Seus Hábitos Alimentares?

Filhotes de Caranguejo Aratu Vermelho
Filhotes de Caranguejo Aratu Vermelho

O aratu vermelho é um crustáceo bastante fecundo, com a fêmea podendo colocar, de uma única vez, cerca de 171 mil pequenos ovos. É bom dizer também que esse número não é lá tão grande assim se comparado com outras espécies de caranguejos que colocam quantidade similar de ovos, ou até mais. Inclusive, por conta das fêmeas colocarem tamanha quantidade de ovos, elas são privadas de seu crescimento somático, o que explica bem o porquê delas serem menores do que eles.

A desova se dá na maré cheia, que é para que as larvas que nascerem possam ser levadas para o mar, a fim de que o seu desenvolvimento seja devidamente completado. A reprodução desses animais é contínua e se dá durante todo o ano, excerto naqueles meses que são mais frios (especial, se o caranguejo viver em climas temperados). As desovas podem ser múltiplas.

Com hábitos noturnos, esse caranguejo se alimenta com o que encontra pela frente (sendo mais classificado, nesse sentido, como um ser onívoro), em especial, aqueles que vivem em manguezais. Chegam a comer folhas das árvores, ou até mesmo outros crustáceos mortos.

Destaque-se ainda que esse caranguejo tem como predadores naturais as corujas, os guaxinins, os gambás, as raposas e algumas aves, como por exemplo, o cocó e a siricola.

Outras Características Do Aratu Vermelho Que Merece Destaque

Além da questão do tamanho, machos e fêmeas do aratu vermelho possuem outras diferenças, o que faz dessa espécie uma representante do dimorfismo sexual. A principal diferença entre um e outra está no formato do abdômen, já que as fêmeas possuem um que é mais largo, até mesmo para a colocação dos ovos. Esse é o motivo pelo qual o abdômen dos machos é estreito. Quando adultos, os machos também possuem garras maiores e mais robustas do que elas.

Caranguejo Aratu Vermelho na Mão de um Homem
Caranguejo Aratu Vermelho na Mão de um Homem

Outra característica bem proeminente nessa espécie de caranguejo é que ela é bastante rápida e ágil, o que permite que esse animal possa se deslocar com facilidade por entre raízes e troncos de árvores que podem chegar a alguns metros de altura. Essa rapidez se dá por dois motivos: busca por alimento e estratégia de defesa.

Captura Do Aratu Vermelho

Essa espécie de caranguejo é uma das mais importantes no que diz respeito à captura para nos servir de alimento. Ela é bastante explorada na região Nordeste do Brasil, em especial, no estado de Pernambuco. Pra se ter uma ideia, segundo o IBAMA, a produção desse crustáceo no estado é de muitas toneladas por ano.

Porém, apesar da sua importância econômica, ao contrário do Uçá e do Guaiamun, o aratu vermelho não tem uma portaria específica que o proteja em períodos do ano onde ocorre a sua reprodução, por exemplo.

A captura desse animal é feita de maneira bem artesanal, com um artefato formado por: vara, linha e isca. Inclusive, as iscas usadas para essa pesca são compostas por tripas de galinha, carne de charque ou mesmo a carne do caranguejo Aratus pisonii.

Na pesca, esse artefato é lançado por cima do substrato de onde podem estar os caranguejos, que pode ficar preso no anzol após tentar comer a isca. Trata-se, inclusive, de uma atividade tradicional feita pelas mulheres da região.

A Importância Ecológica Do Caranguejo Aratu Vermelho

Assim como diversos outros animais que vivem no mangue, o aratu vermelho possui uma importância fundamental para a preservação do meio ambiente onde vivem. Um bom exemplo disso é a predação que esses crustáceos fazem sobre propágulos de plantas típicas de regiões como os manguezais. É essa predação que influencia bastante o desenvolvimento dos bosques desses lugares, e, indiretamente, acaba auxiliando na captura de gás carbônico.

Só isso demonstra o quanto é importante a preservação de várias espécies de animais em diversos ecossistemas, entre eles, o caranguejo aratu vermelho.

Veja também

Diferenças Entre as Raças Pug Nabuco, Abricot e Anjos

Os pugs são cães braquicefálicos, ou seja, de focinho achatado (tal como as raças Shih …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *