Home / Animais / Borboleta Malhadinha: Características, Nome Cientifico e Fotos

Borboleta Malhadinha: Características, Nome Cientifico e Fotos

É muito comum que alguns animais sejam conhecidos por um nome, e as pessoas acham que existe uma única espécie daquele animal.

No entanto, apenas um animal pode ter mais de 100 espécies diferentes, e as características principais são muito diversas.

É o caso, por exemplo, das borboletas. Apesar de acharmos que esse nome engloba apenas um tipo de borboleta, apenas no Brasil, é conhecido cerca de 3.500 espécies diferentes de borboletas, com muitas ainda para serem descobertas e estudadas.

Por serem animais muito pequenos, e ainda voarem, o estudo e a descoberta de novas borboletas se torna uma tarefa muito mais difícil de ser feita.

Diferente dos cachorros, por exemplo, que são muito mansos, vivem conosco há anos, as borboletas vivem no ar, voando por vários lugares, e são difíceis de serem observadas paradas por muito tempo.

No entanto, com o avanço de diversas tecnologias, é possível aprender muito sobre as borboletas e como elas se comportam.

Hoje, iremos aprender as características da borboleta malhadinha, onde elas vivem, seu nome científico, e muito mais.

Acompanhe a leitura e descubra tudo o que há para saber sobre essa borboleta que é muito encontrada na Europa, vem com a gente!

Características e Nome Científico

A borboleta malhadinha é uma espécie de borboleta que pertence à classe Insecta, e seu nome científico é Pararge aegeria.

Sua classificação científica total é:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Arthropoda
  • Classe: Insecta
  • Ordem: Lepidoptera
  • Família: Nymphalidae
  • Gênero: Pararge
  • Espécie: P. aegeria

O ciclo de vida da borboleta malhadinha é igual a das outras espécies de borboletas, onde existe a fase de ovo, larva, pupa e a de imago.

Borboleta Malhadinha Características

São animais que existem há muito tempo, e os fósseis mais antigos conhecidos datam de cerca de 40 a 50 milhões de anos atrás.

A borboleta malhadinha é caracterizada por suas asas mais escuras, que possuem uma cor que pode variar entre o castanho claro, o castanho escuro até o alaranjado.

Esse tipo de variação na cor das asas da borboleta malhadinha tem relação direta com o tipo de floresta que ela vive, sendo que as com asas castanhas e manchas brancas são mais comuns no norte da Europa, e as que possuem asas alaranjas serão encontradas no sul da Europa.

Durante a reprodução, os machos cortejam as fêmeas com um voo de atração, e após a cópula as fêmeas armazenam os ovos em plantas.

Habitat

A borboleta malhadinha é considerada uma espécie muito irrequieta, ou seja, ela está sempre voando de uma maneira muito agitada, como se estivesse sempre estressada.

Esse tipo de voar é característico das borboletas que são territorialistas, nesse sentido, isso significa que a borboleta malhadinha está sempre tentando proteger o seu território.

A borboleta malhadinha costuma voar sempre pelo mesmo lugar, e ela gosta de estar sempre observando ao redor da sua área e quase nunca abandona essa posição.

Costuma viver, normalmente, em florestas que são consideradas mais densas, ou seja, que há muitas árvores.

Esses tipos de florestas costumam ser também muito escuras, devido a grande quantidade de árvores que tapam a luz do sol.

A borboleta malhadinha gosta desse tipo de local pois prefere ambientes mais escuros, onde podem se camuflar de forma mais fácil devido à cor de suas asas mais escuras.

São encontradas principalmente nas florestas densas da Europa, na parte norte e também na parte oriental, mas podem ser encontradas também na Ilha da Madeira e em partes da África.

As suas características podem variar de lugar para lugar, pois dessa forma a adaptação se torna mais condizente com o tipo de florestas em que vivem.

Estado de Conservação

Durante os últimos anos, três espécies de borboletas foram extintas, e algumas espécies de borboletas na Inglaterra se encontra em perigo.

Isso tem ocorrido devido, principalmente, a grande mudança no meio ambiente, com cada vez mais casas, fábricas e cada vez menos rios e florestas.

A borboleta malhadinha, no entanto, por viver em florestas densas, onde o homem ainda não chegou, corre pouco perigo, e o seu estado de conservação é considerado pouco preocupante.

Borboleta Malhadinha Estado de Conservação

Porém, as borboletas no geral, oferecem grandes benefícios para a humanidade, no sentido social, de saúde e também do equilíbrio do meio ambiente.

As borboletas são presas de outros animais, com pássaros e os morcegos, mas também são responsáveis por se alimentarem de outros insetos que podem ser considerados pragas.

Por isso, as borboletas possuem uma importância muito grande para a preservação do equilíbrio ambiental.

Ciclo de Vida

Como vimos, o ciclo de vida da borboleta malhadinha possui 4 fases principais, que são explicadas de uma forma bem simples.

A primeira fase é a da ovulação, ou seja, a fase pré-larval, onde pequenas larvas estão inseridas dentro dos ovos.

Em sua segunda fase, a borboleta é conhecida como larga, ou ainda, como uma lagarta ou uma taturana.

A pupa é a fase onde a borboleta começa a se desenvolver dentro do seu casulo, porém ao sair do casulo, seu formato ainda é de uma larva.

Só na fase adulta, conhecida também como imago, é que a borboleta cria suas asas e o formatado de borboleta que conhecemos.

A fase onde a alimentação ocorre com a maior frequência é durante a fase de larva, e é nesse momento em que as borboletas criam suas reservas alimentícias.

No momento em que as larvas estão prestes a obterem o formato crisálida, ou seja, a fase antes de criarem asas, elas se penduram em uma folha, até que suas asas surgem e elas dão seu primeiro voo.

Quando as borboletas atingem a sua fase adulta, elas vivem das reservas de alimentos que fizeram na sua primeira fase de vida, e completam com o néctar das flores e com o suco que absorvem das frutas.

No entanto, a fase adulta dura cerca de duas semanas até três meses, isso vai depender do tipo de espécie.

O que você achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Você já viu nos parques da sua cidade uma borboleta malhadinha? Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo e nos contar o que achou!

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *