Home / Animais / Ficha Tecnica Do Camaleão: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

Ficha Tecnica Do Camaleão: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

Há na natureza diversas espécies de animais, e cada um deles possui suas próprias características e habilidades.

No entanto, alguns animais são mais fáceis de serem estudados do que outros, devido ao comportamento único deles no dia a dia.

Alguns animais são mais solitários, misteriosos e aparecem pouco para os seres humanos, dificultando assim que fotos sejam tiradas, entre outros.

Esses animais, normalmente, possuem habilidades únicas ou vivem em locais de difícil acesso para os humanos pesquisadores e científicos.

É o caso, por exemplo, do camaleão. Por ser um animal muito solitário e por possuir habilidades de camuflagem, o seu estudo se torna muito mais difícil e complicado.

O camaleão é, no entanto, um animal muito famoso e querido por nós, humanos. Isso porque ele possui uma aparência muito bonita e também exótica.

Em alguns locais, inclusive, ele é tratado como um bicho de estimação, ou ainda como um animal para uma coleção exótica.

E hoje, iremos aprender tudo sobre o camaleão! Seu peso, altura, tamanho e suas características principais.

Acompanhe a leitura e se torna craque nesse anima muito famoso e difícil de ser estudado, vem com a gente!

Características do Camaleão

O camaleão pertence à família de nome Chamaeleonidae, e ele é uma das espécies mais conhecidas entre todos os lagartos existentes, e sua distribuição ocorre nos continentes africano, europeu e asiático.

No mundo inteiro, os camaleões são divididos em cerca de 80 espécies, e a maior delas se encontra na África, e também no sul do Saara, mas é muito encontrado também em Portugal e na Espanha.

Diferente dos outros lagartos, o camaleão possui a habilidade de trocar de cor, de ter uma língua rápida e grande e ter olhos com movimentos independentes um do outro.

Camaleão Características

Isso torna o camaleão muito ágil, que consegue capturar presas muito rápidas como mosquitos, besouros, gafanhotos, entre outros.

Sua mudança de cor de pele ocorre quando ele precisa se camuflar, ou ainda em situações onde há uma mudança de temperatura ou quando envolve algum tipo de estresse.

Os seus olhos conseguem se movimentar até 360 graus, sendo que o direito pode olhar para um lado e o esquerdo para outro.

Olho do Camaleão

Essa habilidade visual permite que o camaleão consiga mirar na sua presa enquanto olha em volta para verificar se há outro predador.

Na natureza, isso torna o camaleão muito perigoso, além disso, para conseguir capturar uma presa, ele pode ficar aguardando totalmente paralisado por horas até que sua presa passe por ele.

Peso, Altura, Tamanho

Como há muitas espécies de camaleões espalhados pelo mundo inteiro, o seu peso, altura e tamanho podem sofrer variações.

Essas variações irão depender principalmente do tipo de lugar que o camaleão vive, o que come, e de qual espécie ele pertence.

A maioria, no entanto, irá pesar cerca de 1 até 3 quilos, e essa variação se dará principalmente do tipo de alimentação que cada camaleão possui.

O comprimento de um camaleão adulto, por exemplo, pode variar entre 40 até 60 centímetros, sendo que sua língua quando colocada para fora, pode chegar a cerca de 1 metro.

A altura de um camaleão, no entanto, não possui quase nenhuma variação, e normalmente está entre cerca de 5 até 7 centímetros.

Apesar de ser um animal considerado de porte pequeno, as outras habilidades que o camaleão possui fazem dele um animal muito temido e poderoso na natureza, o que reforça aquele ditado: tamanho não é documento!

Habitat

As diferentes espécies existentes de camaleões podem habitar, também, diferentes tipos de ambientes.

O lugar mais comum para se encontrar um camaleão, no entanto, é na África, em Portugal, na Espanha e na Índia.

Na natureza, o camaleão pode ser encontrado em montanhas, em florestas como clima fluvial, em savanas, e em alguns casos também nos desertos da Ásia Menor.

O camaleão pode ser encontrado, inclusive, na Amazônia, no Brasil. Esses camaleões foram inseridos na floresta pelos portugueses há muito tempo atrás, e sua origem é da Índia.

Os camaleões costumam viver nas árvores, nos arbustos e alguns também vivem na terra, embaixo das folhas que são encontradas nas florestas.

Para se movimentarem entre os galhos e árvores, eles utilizam a sua cada preênsil e também suas patas que são consideradas muito fortes.

A habilidade de se camuflar e trocar de cor é muito utilizada na natureza, e normalmente, ele pode ser confundido com as madeiras das árvores ou com as folhas.

É muito difícil, no entanto, encontrar camaleões em locais com uma densa população, como em cidades, mesmo que as pequenas e afastadas.

Os camaleões possuem uma adaptabilidade muito grande, porém são pouco encontrados em locais mais frios, pois nesses não há insetos suficientes, que é a base da sua alimentação.

Camaleão Na Cultura Popular

Como falado, o camaleão é muito popular em diversas culturas, e em cada uma delas, pode significar algo.

No meio artístico, por exemplo, alguns atores são considerados camaleões, isso porque remete a mudança de cor do animal e possui relação com a habilidade de alguns atores conseguirem entregar papéis totalmente diferentes.

Em alguns locais como o meio de trabalho, o termo camaleão também possui um significado muito parecido, podendo indicar uma pessoa que é flexível e que se adapta muito bem.

Nas tribos que existem na África, o camaleão é visto como um animal totalmente sagrado, e também é visto como o criador de todos os homens.

Quando uma tribo africana o camaleão no seu caminho, o mesmo nunca é morto. Na verdade, eles colocam o camaleão de volta a natureza com medo de algo possa acontecer com eles.

No Brasil, é muito comum que o camaleão seja utilizado para dar nome aos blocos de carnavais, como é o caso do Bloco Camaleão, que é muito famoso na Bahia.

No mundo do vídeo game, filmes e história em quadrinhos, o camaleão aparece no jogo Mortal Kombat sendo um lutador, como Rango em um filme, e no Homem Aranha dando nome à um vilão.

O que você achou do conteúdo? Você possui ou gostaria de possuir um camaleão como animal de estimação? Deixe seu comentário abaixo.

Veja também

Alimentação do Castor: O que Eles Comem?

Os castores são mamíferos, roedores, de hábitos semi-aquáticos, conhecidos pela curiosa habilidade para construção, inclusive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *