Home / Animais / Barata Fuliginosa: Características, Nome Cientifico, Fotos e Habitat

Barata Fuliginosa: Características, Nome Cientifico, Fotos e Habitat

As baratas são insetos mais do que detestáveis para as pessoas, que simplesmente odeiam ter esse animal por perto. Dessa forma, muitas pessoas pensam em baratas e já imaginam apenas a parte negativa do animal, que pode, sim, ser bastante importante de forma positiva para o bem-estar de uma casa. Isso porque as baratas são muito boas quando se trata de realizar a limpeza de ambientes, deixando locais insalubres um pouco menos terríveis.

Logo, ter baratas na caixa de gordura da sua casa ou até mesmo naquela galeria de esgoto subterrânea da sua rua é muito interessante, pois as baratas acabam por fazer o trabalho de limpeza e deixar que os locais se mantenham minimamente seguros. Portanto, é muito importante ter baratas por perto, ainda que não seja necessário tê-las na superfície.

De toda forma, muitas vezes a perseguição desmedida às baratas faz com que a sociedade sequer seja capaz de enxergar os benefícios do inseto.

Assim, em geral as baratas são visitantes muito indesejados em qualquer ambiente. Isso acontece porque, ao longo do tempo, as pessoas desenvolveram o hábito de relacionar as baratas a ambientes sujos, o que nem sempre é totalmente verdadeiro.

Dessa forma, como já explicado, pode ser muito bom ter as baratas por perto, desde que elas permaneçam abaixo da superfície, distantes dos olhos humanos e realizando o seu trabalho de faxina no interior de encanamentos e redes de esgoto. De toda forma, as pessoas costumam imaginar que apenas existe um tipo de barata no mundo, sendo todas iguais e sem diferenciações.

Ou, no máximo, pensam que apenas o tamanho das baratas é que muda de acordo com as espécies. Entretanto, não é bem assim que a natureza funciona, e as baratas realmente possuem muitas espécies diferentes, únicas e com detalhes exclusivos.

Conheça a Barata Fuliginosa

A barata fuliginosa também pode ser chamada de barata marrom ou barata café, já que o seu nome pode variar bastante, sempre a depender do local em que se pergunta. De toda forma, esse tipo de barata é bastante comum em muitas regiões de todo o mundo, tendo especial destaque pela sua cor forte e marcante.

Dessa maneira, a barata fuliginosa é uma parente próxima da famosa barata-americana, sendo que a forma de fazer a distinção entre as duas espécies está justamente na sua coloração, um marrom mais escuro e mais acentuado. Além disso, outra diferença clara da barata fuliginosa para a barata-americana é que a fuliginosa apresenta um tórax em tom claro, com um marrom menos forte e que contrasta com o restante do seu corpo. Já a americana possui tórax mais escuro, dando menos contraste.

De toda forma, a estrutura corporal desses dois tipos de barata acaba por ser bastante parecida, sendo que a fuliginosa e americana apresentam uma série de semelhanças entre si. Assim, é bastante normal que haja muita confusão por parte das pessoas em relação a essas duas baratas, algo que pode ser facilmente compreendido.

Características da Barata Fuliginosa

Barata Fuliginosa
Barata Fuliginosa

A barata fuliginosa possui muitos detalhes de destaque ao longo da sua estrutura corporal, algo que pode ser visto ao olhar com mais atenção para o inseto. De toda forma, um dos detalhes mais interessantes do animal é, de fato, a sua coloração clara para a parte de baixo do corpo.

Dessa forma, com o tórax em um tom muito claro de marrom e a parte de cima do corpo em um tom de marrom bastante marcado e forte, a barata fuliginosa acaba por criar todo um cenário de muita beleza em seu corpo, dando um contraste bastante interessante. Ademais, a alimentação da barata fuliginosa é muito diversificada, com o animal sendo capaz de consumir uma série de comidas dos mais variados tipos. De toda forma, restos podres são, ainda, a melhor fonte de nutrientes para esse tipo de barata, que simplesmente adora comer esse tipo de alimento.

Um detalhe bastante interessante é que a barata fuliginosa, assim como a grande maioria das baratas, possui um papel central no processo de transformação da matéria orgânica. Dessa maneira, esse tipo de barata é bastante eficiente quando se trata de realizar o trabalho de limpeza em redes de esgoto ou encanamentos subterrâneos.

Nome Científico e Mais Detalhes Sobre a Barata Fuliginosa

A barata fuliginosa possui uma série de nomes populares, sendo também chamada de barata café, banda café, barata marrom, banda marrom, barata fuligem e uma série de outros nomes regionais. Contudo, quando se trata de nome científico, apenas um pode ser escolhido. Portanto, a barata fuliginosa atende pelo nome científico de Periplaneta fuliginosa, o qual também possui influência sobre o nome popular do animal.

Assim, um fato muito interessante sobre a barata fuliginosa é que esse tipo de inseto precisa de água de forma regular, o que faz com que a espécie de barata em questão esteja sempre perto de fontes de água ou de locais com muita umidade. Tudo isso, portanto, facilita o processo de manutenção da vida por parte da barata fuliginosa, incapaz de passar mais de 2 dias sem o contato com a água.

Barata Fuliginosa Fotografada de Perto
Barata Fuliginosa Fotografada de Perto

Por isso é tão comum ver baratas mortas “sem motivo” em alguns locais, pois, provavelmente, aquela barata não teve contato com água e acabou morrendo por desidratação. É também por isso que a barata fuliginosa é muitas vezes vista em locais úmidos, onde há infiltrações nas paredes ou qualquer outro problema desse tipo.

Onde Encontrar a Barata Fuliginosa

A barata fuliginosa gosta de ambientes úmidos, em que haja abundância de água – no caso das baratas, contudo, abundância de água não significa muitos litros da substância. Dessa forma, a barata fuliginosa pode ser encontrada em locais fechados, onde o calor extremo gera umidade e faz com que o ambiente se torne muito adequado para a espécie.

Isso acontece, sobretudo, em climas mais frios, onde esse tipo de barata precisa se proteger das quedas de temperatura em um local seguro. Contudo, quando em climas muito quentes, a barata fuliginosa pode até mesmo ser vista em locais abertos, já que não sofrerá com a baixa temperatura.

Veja também

Ornitorrinco: Filo, Classe, Reino, Gênero, Família e Espécie

O ornitorrinco é um animal muito curioso. Ele possui características únicas, peculiaridades que nenhum outro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *