Home / Animais / Ave Parecida com Tucano Porém Menor: Como Chama?

Ave Parecida com Tucano Porém Menor: Como Chama?

Como chama a ave que é parecida com o tucano porém é menor e possui diferentes colorações? Eles são conhecidos como Araçaris e por onde passam encantam qualquer um.

Os Araçaris são disposto dentro da família Ramphastidae, a mesma dos tucanos, porém, esses pequenas aves demonstram incrível adaptabilidade ao ambiente onde vivem.

Veja a seguir a principais características dos Araçaris, onde eles vivem, do que se alimentam e quais são os países onde são encontrados.

Conheça o Araçari

O Araçari é a uma mesma espécie presente na mesma família dos tucanos, a Ramphastidae. Enquanto os tucanos como conhecemos (corpo preto e bico alaranjado) estão no gênero Ramphastos, o araçari figura dentro do gênero Pteroglossus.

Há uma variedade enorme de araçaris, muitas espécies e variações. Eles são pequenos, com diferentes colorações corporais, alguns com bicos maiores outros menores. Mas fato é que eles se destacam pelo pequeno tamanho.

Eles medem cerca de 30 centímetros apenas, podendo variar até os 40 centímetros. São oriundos de regiões florestais, como por exemplo a Floresta Amazônica, e florestas também da Colômbia, Venezuela e Equador.

São aves que adoram estar perto de vegetações próximas as árvores, isso porque se alimentam majoritariamente de sementes, cascas e frutos de árvores. Ou seja, a manutenção da floresta e a sua preservação é essencial não só para os araçaris, como também para todos os animais que nela habitam.

Araçaris Ramphastidae

Os araçaris também se alimentam de pequenos insetos, que caminham sob as árvores. Eles ficam na espreita, apenas esperando para capturar a presas com seu longo bico.

O nome araçari deriva da palavra em tupi araçari, que prova que o animal é oriundo da América do Sul. O significado do termo é “pequena ave brilhante”.

Os araçaris são aves coloridas, com diferentes tons na coloração corporal, eles podem ser azuis, verdes,amarelos. Ou mesmo com o corpo todo rajada e com diferentes cores. São incríveis e embelezam o ambiente onde vivem.

A grande maioria das espécies não apresentam o dimorfismo sexual, ou seja, não há qualquer diferença entre o macho e a fêmea.

A coloração do peito do animal geralmente é amarelada ou mesmo com tons de vermelho. Ele exibe seu belo bico sempre, este que possui tons mais escuros e diferentes tamanhos (varia de espécie para espécie).

São inúmeras espécies de araçaris, alguns maiores, outros menores, com variadas colorações, mas fato é que essas pequenas aves proporcionam um espetáculo de beleza por onde passam. Conheça a seguir quais são elas!

Espécies de Araçari

Araçari de Bico de Marfim

Essa espécie destaca-se pela rara beleza. Ele apresenta tons mais escuros no corpo, a parte superior de suas asas, geralmente é azulada, e o peito avermelhado. Perto das patas, na região inferior do corpo, ele possui uma incrível mistura de cores, onde é possível encontrar azul claro, vermelho, verde etc.

Araçari de Bico de Marfim

Araçari de Bico Branco

O araçari de bico branco é uma das maiores espécies de araçaris. Ele mede entre 40 a 46 centímetros. A parte de cima do bico é branca, e a parte de baixo é preta, dando um belo visual a ave, que destaca-se dos demais.

Sua coloração corporal é majoritariamente verde, porém a região da barriga possui tons amarelados e faixas vermelhas. Apesar de não apresentar dimorfismo sexual, o bico do macho é ligeiramente maior que o da fêmea.

Araçari de Bico Branco

Araçari Mulato

A Espécie destaca-se pela ponta do bico que é alaranjada.Eles possuem tons brancos e pretos na composição do bico com a ponta laranja e vermelha. Apesar de ser curto, o bico chama muita atenção.

A ave mede entre 38 centímetros e 45 cm. Ele pesa entre 200 a 2400 gramas. É uma ave rápida, com capacidade incrível de voo. Sua cauda é considerada longa se comparada às outras espécies de araçaris.

Araçari Mulato

Ele apresenta penas negras modificadas na parte superior da cabeça, o que muitas vezes lembram cabelos cacheados. Ele ainda possui tons de vermelho na parte superior do corpo, acima da asa.

Araçari de Pescoço Vermelho

O araçari de pescoço vermelho é uma espécie muito bonita. Ele apresenta um tamanho entre 32 a 30 cm e é menor que as citadas acima. Seu bico é amarelo e grande se comparado ao pequeno corpo. Seu Pescoço possui uma grande faixa avermelhada, sendo visível em longas distâncias.

Araçari de Pescoço Vermelho

A coloração corporal é cinzenta e escura, ele possui tons de vermelho no pescoço, na nuca e na asa. É de uma rara beleza e merece toda a admiração. Sua causa é curta e de coloração acinzentada.

Araçari Castanho

O araçari castanho é muito curioso. O seu bico é grande e possui coloração composta por marrom, com pequenos riscos e traços amarelos. O corpo da ave também marrom, com o peito todo amarelado e com tons de verde, azul e vermelho na parte superior do corpo, mas a cor que prevalece, tanto no corpo quanto no bico é o marrom.

É uma ave muito bonita e possui a cor dos olhos azuis, destaca-se pela coloração e variação de cores que apresenta.

Araçari Castanho

Araçari Miudinho de Bico Riscado

Como o próprio nome já diz, essa é uma espécie bem pequena, ele mede cerca de 32 centímetros. Apresenta o corpo majoritariamente preto, porém é possível analisar variações amarelas, vermelhas e azuis (sobretudo na região dos olhos). Eles apresentam forte característica, seu bico é amarelado com diversos “riscos” pretos espalhados. A sua cauda é curta e ele pesa cerca de 200 gramas.

Araçari Miudinho de Bico Riscado

Araçari de Bico Marrom

O araçari de bico marrom é uma espécie que mede cerca de 35 centímetros. Ele possui diferentes tons por todo o corpo, que variam de vermelho, verde, amarelo e azul. Seu bico é grande e amarelado. O que destaca essa espécie das demais é a coroa preta que apresenta na nuca, no pescoço e cabeça castanha.

Araçari de Bico Marrom

Araçari de Cinta Dupla

O que destaca essa espécie das demais é a cinta preta que possui na barriga. Sua mandíbulas é negra e o seu bico amarelado. Seu corpo é azulado e ele mede cerca de 43 centímetros.

Essas são apenas algumas espécies de araçaris, é claro que existem muito mais! São pássaros pequenos, belíssimos e elegantes, muito semelhantes aos tucanos.

Araçari de Cinta Dupla

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *