Home / Animais / Ariranha Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Ariranha Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

A ariranha é um animal mamífero que tem como principal característica o fato de ser um feroz carnívoro. Por muito tempo foram caçados para o aproveitamento da sua pele.  Engana-se quem pensa que todos os indivíduos dessa espécie são iguais, já que eles possuem uma “marquinha” que os diferencia uns dos outros. Acompanhe nosso artigo e conheça mais sobre os hábitos, modo de vida e curiosidade sobre esse bicho que frequenta diversas regiões da América do Sul.

Características da Ariranha

As ariranhas (Pteronura brasiliensis) são animais que vivem parcialmente na água e pertencem a família das Mustelidaes.  Podem ser chamadas de lontra gigante ou onça d’água. Elas podem chegar a medir quase dois metros e pesar mais de vinte quilos. Os machos apresentam estatura maior que as fêmeas.

Sua cauda possui formato achatado possibilitando que elas sejam ótimas nadadoras. Sua pelagem é marrom e suas orelhas são bem pequenas. Já os olhos são bem marcantes e grandes.

A região do pescoço possui uma mancha distinta que serve para que os indivíduos sejam identificados. Interessante, não é? Desta forma, não existe nenhuma lontra com uma mancha igual a outra. A maior parte da sua alimentação é obtida na água e elas são ótimas na captura de peixes. Alguns pescadores, inclusive, consideram o animal uma grande ameaça para a atividade, já que acabam “disputando” a pesca com as ariranhas.

Hábitos das Ariranhas

Preferem andar em grupos que podem chegar a ter mais de quinze ariranhas. Existe sempre um par que “comanda” o restante do grupo e os demais integrantes são geralmente da mesma família. Um ponto interessante é que elas estabelecem uma relação de monogamia e dificilmente trocam de parceiro durante toda a vida.

As ariranhas possuem mais atividade durante o dia e utilizam o período noturno para descasar em suas tocas localizadas próximas a fontes de água corrente. São nesses abrigos que as mães dão a luz aos filhotes e descansam por alguns dias depois de longos dias de gestação.

Outro hábito muito interessante sobre esse bicho é que ele procura sempre uma região para depositar os seus excrementos. Lá são colocadas as suas fezes e urina e esse procedimento pode também servir como uma espécie de marcação de território para animais da mesma espécie.

Elas podem ser encontradas em áreas que possuem águas calmas e podem habitar córregos e até mesmo faixas inundadas de florestas. A ariranha é uma espécie sul americana e pode ser encontrada tanto no Brasil, como no demais países do continente: Argentina, Uruguai, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru, Venezuela, Guiana e Paraguai. No nosso país preferem as regiões pantaneiras e que são banhadas pelo Rio Amazonas. É possível encontrar também pequenos grupos isolados de ariranhas em outras regiões brasileiras.

Acasalamento e Gestação das Ariranhas

Casal de Ariranha
Casal de Ariranha

Esses bichos estão prontos para a reprodução por volta dos dois anos de idade.  As fêmeas podem continuar esse processo até mais ou menos dez anos e os machos até os quinze anos de idade. A ariranha é muito “discreta” durante seu processo de reprodução o que dificulta os estudos sobre o animal. Uma informação muito interessante é que boa parte do que se sabe sobre esse aspecto do animal foi analisado com base em indivíduos que são criados em cativeiro.

Durante o período de acasalamento as fêmeas costumam ficar mais “preguiçosas” e agressivas preferindo descansar ao invés de procurar alimentou ou brincar. Essas características aparecem geralmente uma vez a cada ano, embora não seja impossível que o cio aconteça mais de uma vez no período de doze meses.

Por dois meses a ariranha fêmea gesta os seus filhotes que nascem dentro dos abrigos providenciado pelços animais. De forma geral, podem nascem até cinco filhotes por gestação que são cuidados pela mamãe ariranha até completar vinte dias de vida.

Aos poucos eles vão se adaptando a vida na natureza e somente com quase três meses são capazes de explorar o ambiente aquático com mais independência para a captura do seu próprio alimento. A amamentação, no entanto, permanece até os nove meses e os pequenos filhotes permanecem na companhia dos pais até os três anos de idade quando partem para “novas aventuras” e para o processo de reprodução.

Outras Informações e Fatos Interessantes Sobre as Ariranhas

O Mundo Ecologia traz algumas curiosidades sobre as ariranhas. Vamos conferir?

  • As ariranhas são animais bem parecidos com as lontras. Entretanto, possuem menor porte e a mancha característica que as diferencia de sua parente. Elas podem dividir o mesmo habitat natural e não costumam brigar por presas. Outra pequena diferença é a preferência das ariranhas por ambientes aquáticos maiores, como é o caso  dos rios.
  • Esse bicho é o maior carnívoro sul-americano e que possui características semiaquáticas. Elas podem chegar a viver por mais de vinte anos quando estão em cativeiro. Na natureza podem viver um pouco menos.
  • A mancha no pescoço da ariranha é única, como uma espécie de “carteira de identidade” que identifica individualmente cada animal. Muito interessante, não é?
  • Elas podem emitir alguns sons e comem todos os dias muitos peixes para a manutenção do seu corpo de quase trinta quilos.
  • As ariranhas  foram duramente caçadas para a extração de sua pele. Somente no Brasil estima-se que mais de 40 mil ariranhas foram abatidas na década de 1960. Embora a situação da caça tenha diminuído consideravelmente nas décadas seguintes, algumas áreas tiveram as suas populações completamente dizimadas. Uma pena, não é?
  • Atualmente a depredação das áreas em que as ariranhas vivem é o principal motivo da ameaça de extinção da espécie. Inclusive, elas figuram a lista de animais que se encontram em perigo devido a caça predatória e a destruição dos seu habitat natural.
  • O nome científico da ariranha é Pteronura brasiliensis. O animal é mamífero e possui hábitos essencialmente carnívoros.

Acabamos por aqui! Que tal nos deixar um comentário ou sugestão sobre nosso artigo sobre as ariranhas. Não se esqueça de conferir aqui no Mundo Ecologia as atualizações sobre plantas, animais e natureza em geral. Ficaremos imensamente felizes em receber novamente a sua visita. Até mais!

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *