Home / Animais / Araçari-Castanho: Características, Nome Cientifico e Fotos

Araçari-Castanho: Características, Nome Cientifico e Fotos

As aves são essenciais para toda a humanidade, já que é a partir das aves, por exemplo, que se dá grande parte da dispersão de sementes em todo o mundo, por exemplo.

Dessa forma, as aves são parte essencial do desenvolvimento da natureza, levando novas culturas vegetais a outros ambientes. Além disso, algo impressionante nas aves é a forma como esse tipo de animal esbanja beleza, sendo quase sempre animais de grande beleza e de traços muito marcantes. Dessa forma, as aves são extremamente belas e atraem grande atenção por parte de todas as pessoas, já que a estrutura corporal única chama muito a atenção.

De qualquer forma, dentre as aves, há ainda aquelas que atraem ainda mais atenção pela sua beleza ainda mais forte e chamativa, como é o caso do araçari, uma ave muito semelhante ao tucano à primeira vista. O araçari, portanto, se divide em diversas outras subespécies e demonstra sempre a sua beleza na região Norte do Brasil, um cenário mais do que apropriado para essa ave.

Conheça o Araçari-Castanho

O araçari-castanho é uma das diversas subespécies de araçari que habitam a Floresta Amazônica em sua larga extensão, sendo possível avisar a ave em alguns pontos específicos da região Norte, por mais que atualmente a ave esteja em estado de preservação bastante alarmante.

A ave possui cores muito chamativas, com o peito amarelo, que possui um recorte em vermelho bastante atraente. Porém, apesar de toda a beleza do restante do corpo, o que realmente atrai a tenção no araçari-castanho é o bico alongado e colorido, o que faz com que muitos leigos confundam o araçari-castanho com o tucano, animal já mais famoso e que sofre muito mais com o risco de absoluta extinção, já que os ataques a esse tipo de animal são muito frequentes em diversos locais do Brasil.

Tamanho do Araçari-Castanho
Tamanho do Araçari-Castanho

O araçari-castanho mede cerca de 40 centímetros, sendo a espécie de araçari mais famosa em todo o Brasil, com uma alimentação que varia bastante e oferece muitas opções ao animal, podendo se adaptar a diferentes dietas, a depender sempre do ambiente no qual está inserido.

O araçari-castanho, assim, é um dos animais que melhor representa o Brasil, já que a ave possui consigo grande parte da diversidade do país, mostrando variações belas e cores fortes, além de um som muito característico e apenas seu. Dessa forma, o araçari-castanho é, sem dúvidas, uma grande relíquia do Brasil.

Características e Nome Cientifico do Araçari-Castanho

O araçari-castanho atende pelo nome científico de Pteroglossus castanotis. Porém, na cultura popular nacional o araçari-castanho é conhecido de forma muito mais objetiva e menos rebuscada, sendo conhecido também como orelhudo, ave de orelha e araçari-castanho, o nome mais comum dado à ave em todo o Brasil.

Logo, o araçari-castanho é conhecido por ter tamanho relativamente reduzido, medindo cerca de 40 centímetros e pesando de 250 a 300 gramas quando em fase adulta, algo que mostra bem como o araçari-castanho é pequeno quando comparado a muitos outros animais de todo o país.

Porém, o araçari-castanho possui como característica forte o som característico e alto que emite, capaz de atrair outros animais da espécie há quilômetros e espantar possíveis predadores maiores.

O araçari-castanho, além disso, possui plumagem preta da cabeça à nuca, com o peito amarelado que é cortado por uma faixa de cor vermelha. O bico, de cor laranja em meio a detalhes negros, chama muito a atenção pela riqueza de cores e detalhes.

Um detalhe interessante do araçari-castanho é que o macho da espécie possui o bico muito maior que o da fêmea, além de ser, também, mais alto e mais pesado que a fêmea da espécie. O araçari-castanho é conhecido por andar sempre em grupos pequenos, emitindo sempre o seu som característica para evitar que membros do grupo se percam ou se afastem muito dos outros.

Detalhes Característicos do Araçari-Castanho
Detalhes Característicos do Araçari-Castanho

Essa união serve para fortificar o grupo contra ataques de predadores grandes, mantendo o araçari-castanho sempre atuando em conjunto. Um fato curioso é que o grupo de araçari-castanho costuma ser bastante raivoso e agressivo quando se sente em situação de ameaça, sendo capaz de expulsar predadores muito mais fortes e até mesmo muito maiores, apenas com a união de todo o grupo.

Distribuição e Alimentação do Araçari-Castanho

O araçari-castanho vive, no Brasil, na região da Floresta Amazônica, já quase chegando no Pantanal Mato-grossense, além de ser um animal característico do próprio pantanal. A ave é conhecida por se locomover bastante entre esses dois ambientes naturais do país, variando sempre de um local para o outro.

Porém, o araçari-castanho não é uma espécie exclusiva do Brasil, já que há a presença do araçari-castanho também em outros países da América do Sul. Colômbia, Paraguai, Bolívia, Peru e Equador são alguns dos países que possuem versões do araçari-castanho, ainda que os grupos do animal variem bastante de tamanho, sempre a depender do tipo de clima e de bioma encontrado.

Araçari-Castanho no Ninho
Araçari-Castanho no Ninho

De toda forma, o certo é que o araçari-castanho gosta de ambientes quentes, podendo ou não ser úmidos.

Já sobre a alimentação, o araçari-castanho é conhecido pela diversidade com a qual se alimenta. Dessa forma, o animal consome frutas, sementes, restos de outros animais e insetos, embora as frutas sejam a parte central da dieta.

Assim, o araçari-castanho costuma comer muitas frutas ao longo do dia, aproveitando a sua capacidade de voar para se aproximar cada vez mais de frutas ainda imaculadas e, assim, saborear sozinho essas frutas.

Reprodução do Araçari-Castanho

A reprodução do araçari-castanho costuma gerar de 2 a 4 ovos, ocupando os ninhos de pica-pau vazios para deixar os ovos. Isso acontece porque o araçari-castanho não têm o costume de construir ninho, mas, quando há o momento da reprodução, é preciso que os ovos estejam protegidos em algum ambiente fechado.

Dessa maneira, o araçari-castanho costuma até mesmo aumentar o tamanho do ninho com o bico, fazendo com que os ovos possam estar em proteção ainda maior no novo ninho.

As fêmeas do araçari-castanho costumam ser muito agressivas quando algum outro animal se aproxima dos ovos, atacando de forma forte o invasor a partir dos grandes grupos formados.

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *