Home / Animais / Animais Que Começam Com a Letra U: Nome e Características

Animais Que Começam Com a Letra U: Nome e Características

A relação dos animais com as pessoas é algo em constante mutação. No passado, por exemplo, os cachorros não eram tão próximos das pessoas. Também no passado, animais selvagens conviviam com o ser humano sem tantos problemas. No futuro, talvez tudo seja ainda mais diferente. Porém, o certo mesmo é que as pessoas, em qualquer momento da história da humanidade, necessitarão dos animais e buscarão entender melhor como se dá o modo de vida na natureza.

Como agem esses seres vivos que são tão semelhantes às pessoas em alguns aspectos e muito distintos em outros? Como os animais interagem com o seu meio? Como se relacionam com outros tipos de animais? Todas essas perguntas geram curiosidade nas pessoas, que buscam entender, cada vez mais, os mínimos detalhes relacionados a tal universo.

Assim, dentro disso é possível dividir os animais em muitos grupos, que podem ajudar o pesquisador e buscar exatamente aquilo que deseja com mais facilidade. Uma dessas maneiras é separar os animais por ordem alfabética, o que pode ser útil em alguns campos de pesquisa. Portanto, pode ser interessante saber mais sobre alguns animais que começam com a letra U, por exemplo, como você poderá ver logo adiante.

Ursos

Ursos
Ursos

Os ursos são diferentes entre si, com muitas espécies. Porém, todos eles estão dentro da mesma família, chamada cientificamente de Ursidae. Esses animais são onívoros, mamíferos e não costumam se relacionar bem com as pessoas quando livres na natureza. Pelo tamanho que possuem, os ursos podem representar uma enorme ameaça à sociedade. Embora haja variações no universo desses animais, todos possuem rabo curto, são grande e têm muita força nos membros – inferiores e superiores.

O olfato do urso é outro detalhe bastante interessante, pois o animal possui uma grande capacidade de sentir cheiros pelos ambientes. Logo, o urso se torna, assim, um grande caçador. Ademais, os ursos ainda têm garras retráteis, um mecanismo que ajuda o animal a se movimentar com precisão e também o torna mais mortal quando resolve atacar.

Para uma pessoa, fugir de um urso apenas correndo tende a ser algo quase impossível, sobretudo em um espaço aberto. Em geral, diante de um animal desses, o melhor a fazer é não executar movimentações muito intensas ou bruscas, de forma a não assustar o animal. Torça para ele não te ver ou sentir o seu cheiro e torça, também, para que o urso esteja bem alimentado.

Urubu-Rei

Urubu-Rei
Urubu-Rei

O urubu-rei é um tipo diferenciado de urubu, vivendo em grande parte da América Latina. O animal é muito bonito e, por ser diferente dos urubus mais comuns, muitas vezes as pessoas sequer sabem que se trata de um. O urubu-rei é muito importante para controlar o nível de sujeira do ambiente, já que realiza a limpeza. Porém, ao mesmo tempo, pelo fato de comer animais e até mesmo pessoas mortas com frequência, o urubu-rei possui grandes chances de contrair e transmitir doenças.

Ademais, não é nada higiênico permanecer perto de um urubu-rei, ainda que o animal não se incomode com a sua presença. A ave pode chegar aos 5 quilos quando bem alimentada, além de ter cerca de 2 metros de envergadura. A cabeça e o pescoço do urubu-rei são pelados, sem penas. Ao redor dos olhos há um círculo vermelho, enquanto o bico é laranja.

Já o pescoço possui detalhes em amarelo e vermelho, chamando a atenção ao longe. Parte das asas do animal possui ainda a cor branca como predominante, algo essencial para que o urubu-rei possa se diferenciar dos tipos mais comuns de urubus. O animal está em ótimo estado de conservação.

Uaru

Uaru
Uaru

O uaru é um peixe popular na região Norte do Brasil e em alguns outros países da América do Sul. Isso porque o animal vive na Floresta Amazônica, em geral no principais rios que compõem a floresta. Logo, o uaru pode ser encontrado em rios como o Negro, Solimões e Tapajós. Ademais, alguns outros países do continente também guardam populações do uaru, como é o caso de Colômbia, Peru e Venezuela. O peixe possui um corpo em formato redondo, dando a impressão de estar acima do peso.

Porém, bem alimentado ou não, o corpo do uaru sempre será assim. Um detalhe interessante é que, apesar de existir em larga escala no Brasil, o uaru é pouco conhecido em muitas partes do país. Isso se deve, em parte, ao fato de a região Norte estar mais afastada dos estados brasileiros mais industrializados e digitalmente conectados.

Durante o período de reprodução, os machos podem ser mais atentos só seu território, enquanto as fêmeas se mantêm protegidas. Porém, fora dessa época o uaru é bastante sociável e costuma aceitar bem o contato humano. O animal pode ser criado em aquários, desde que sejam respeitadas algumas condições de vida.

Uru

Uru
Uru

O uru é um pássaro brasileiro, também chamado de capoeira, e vive predominantemente na região Centro-Oeste do país. O animal pode chegar aos 24 centímetros de comprimento, mas muitas vezes é ainda menor do que isso. A ave possui ainda um topete muito bonito, capaz de chamar a atenção das pessoas de longe.

O uru se alimenta de frutas que encontra em seus passeios pela manhã e no fim da tarde. O pássaro não gosta tanto de voar à noite, quando os perigos podem ser muito maiores. Sementes e alguns insetos também podem ser comidos pelo uru, embora seja mais raro ver isso. O uru ainda pode ser encontrado, em populações menores, nas regiões Sul e Nordeste do país. Os grupos, em geral, têm mais de 15 membros e voam sempre perto uns dos outros.

Essa é uma tática de proteção criada pelo uru, de forma a evitar as investidas de predadores – gaviões, por exemplo, podem matar o uru mesmo no ar. O animal é assustado e não se relaciona bem com as pessoas. Quando próximo de um ser humano, tende a voar ou correr pelo solo. Em todo caso, o uru é uma típica do Brasil e ajuda a mostrar com o país pode ser bastante diverso ao longo de toda a sua extensão.

Veja também

Marreco de Topete: Características, Classificação Científica e Fotos

Conhecido como Marreco Pom Pom, também podemos ouvir falar no nome Marreco de Topete. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *