Home / Animais / Ciclo de Vida do Pintado: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Pintado: Quantos Anos Eles Vivem?

Os peixes são parte importante do mar, já que fazem parte de toda uma cadeia produtiva no oceano. Porém, por vezes as pessoas esquecem que os peixes de água doce também são muitos e podem ser extremamente saborosos. Assim, um desses casos é o do peixe pintado, um animal que vive em rios do Brasil e que é conhecido em grande parte do país. O peixe pintado pode ter uma série de outros nomes, a depender sempre do local em questão.

O peixe pode ser conhecido ainda como caparari, moleque, loango e brutelo. Todas essas denominações mostram o quanto o Brasil pode ser diverso, embora em todos os locais o pintado tenha o mesmo uso: a alimentação, mesmo que o seu papel na culinária possa variar. Sim, pois o peixe pintado pode ser uma ótima opção para quem deseja diversificar e comer um belíssimo peixe de água doce.

Pintado
Pintado

O animal é muito popular, por exemplo, no interior de São Paulo, onde o pintado é muito servido na brasa. Mas há diferentes maneiras de preparar esse peixe, então tudo depende muito de quem está fazendo a refeição. Em todo caso, há detalhes interessantes sobre o pintado que merecem atenção. Você sabe, por exemplo, quanto tempo vive o peixe pintado?

Tempo de Vida do Peixe Pintado

O peixe pintado é um animal muito comum no Brasil. Assim, há quem crie esse peixe como animal de estimação, o que pode até ser uma boa alternativa. Isso porque o pintado pode chegar a viver até 18 anos quando bem alimentado e bem cuidado. O animal é muito resistente, podendo chegar ainda aos 100 quilos. O peixe pode ultrapassar os 2 metros de comprimento, fornecendo muita carne quando abatido.

Todavia, em algumas fazendas do interior do Brasil, o pintado é deixado nos lagos apenas como animal de estimação, sem o intuito do abate. O peixe possui hábitos noturnos, então não causa grandes problemas para as pessoas ao longo do dia. Quando anoitece, contudo, talvez não seja tão bom mergulhar perto desse animal, que costuma caçar nesse momento do dia quando livre na natureza e, assim, já possui instinto agressivo à noite.

Livre na natureza, o peixe pintado vive na bacia do Rio São Francisco e também na bacia do Rio Paraná, entre as regiões Sul e Sudeste. Esse animal ainda pode ser encontrado em parte da região Centro-Oeste e também em outros países vizinhos do Brasil, como é o caso de Argentina e Paraguai. A carne de pintado é muito apreciada em quase todos os lugares.

Alimentação do Peixe Pintado e Papel Na Culinária

A alimentação do pintado é bastante simples, não muito diferente daquela vista em outros peixes. O animal é um ser carnívoro e, assim, come pequenos peixes na maior parte do tempo.

Logo, é impossível que o peixe pintado seja criado junto de outros peixes menores, pois o animal não será capaz de se controlar e matará os menores. Na realidade, o pintado pode até mesmo ser usado para o controle biológico de peixes pequenos.

As tilápias, por exemplo, são consumidas pelo pintado e, quando sua população cresce muito em certo local, por vezes aciona-se os serviços de um grande peixe pintado para resolver a situação. Já o papel do peixe pintado na culinária também pode ser bastante importante. O animal é muito comum na culinária paulista, sendo servido na brasa com frequência no interior do estado. Você ainda pode comer o pintado cozido, algo mais comum em estados como o Espírito Santo.

Peixe Pintado Assado
Peixe Pintado Assado

O ser também pode ser servido empanado, com um sabor muito característico. O peixe pintado é um daqueles seres vivos que representam muito bem o Brasil e toda a América do Sul, atuando como um grande símbolo da região e de suas riquezas naturais.

Habitat e Reprodução do Peixe Pintado

O peixe pintado é um animal de água doce, que vive muito bem em rios e lagos. O animal pode ser criado facilmente em fazendas ou sítios, desde que haja espaço para a sua movimentação. Isso porque, pelo fato de ser grande e pesado, o pintado necessita de espaço. O animal, livre na natureza, vive nas calhas dos rios. O peixe pintado costuma ficar logo abaixo dos aguapés e camalotes.

O peixe pintado, em relação ao seu período de reprodução, é um animal que passa o seu código genético adiante através da desova. Já é possível fazer a reprodução do peixe pintado em laboratório, o que pode ser muito útil para uma série de questões.

O animal pode reproduzir em qualquer ambiente aquático, mas em água parada o peixe precisa ser estimulado, pois não será capaz de reproduzir sozinho. De um modo geral, o peixe pintado tem um hábito reprodutivo simples, sem grandes complexidades. Dessa maneira, há uma série de criadouros do animal em todo o Brasil, que podem ser encontrados sem dificuldades.

Criação de Pintado

A criação do peixe pintado é muito fácil, desde que se siga todas as instruções adequadas. Assim, o peixe pintado é calmo e não costuma apresentar resistência às pessoas. Mas lembre-se de que o animal possui ferrões em sua nadadeira, então pode ser mortal em seus ataques. Quanto ao tanque, trate de ter um espaço adequado para o peixe. Como o pintado é enorme e pesado, é preciso dar muito espaço para ele. A profundidade do tanque pode variar entre 1,5 e 2 metros.

Criação de Pintado
Criação de Pintado

Para cada 1 metro de largura, é preciso ter 4 metros de comprimento. Trate de não amontoar os animais em um único local pequeno, pois é preciso que o peixe pintado seja capaz de ter o seu próprio espaço no tanque. Caso contrário, o peixe poderá ter estresse. Algo importante é que você coloque comida o bastante para todos os exemplares do pintado, de forma evitar problemas de brigas e luta por alimentos.

Tilápias são boas fontes de nutrientes para o peixe pintado, mas há outras, então fique atento aos gostos do animal para que ele tenha uma alimentação saudável e equilibrada. O investimento inicial para começar uma criação de pintados pode ser alto, mas, no longo prazo, esse investimento valerá a pena e dará o seu devido retorno.

Veja também

Marreco de Topete: Características, Classificação Científica e Fotos

Conhecido como Marreco Pom Pom, também podemos ouvir falar no nome Marreco de Topete. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *