Home / Plantas / Tudo Sobre O Lírio: Características, Nome Cientifico E Fotos

Tudo Sobre O Lírio: Características, Nome Cientifico E Fotos

Os lírios são flores exuberantes, com um perfume inconfundível que encanta a qualquer pessoa. A flor que tem sua origem na Ásia, América do Norte e Europa possui grandes variedades com diversas cores e mesclas diferentes, somando mais de 100 tipos de espécies.

Ótimo para confeccionar arranjos e buquês o lírio, apesar de simples, é uma flor bastante sofisticada. Que tal conhecer um pouco mais sobre suas características? Acompanhe a seguir tudo sobre o lírio.

Origem E Características

O lírio é uma flor, da família Liliaceae, de gênero Lilium e seu nome cientifico é Lilium sp. Possui diversas origens, sendo encontrados primeiramente na Europa, Ásia e América do Norte, e depois, com maior predominância, no Japão e na China, onde são encontradas a maioria das espécies da planta, cerca de 55% delas. Com a globalização a planta se tornou popular em todo o mundo e algumas espécies mais populares são o lírio-oriental, lírio-trombeta, lírio-asiático, lírio-vistoso e lírio-japonês.

Trata-se de uma flor reta e não possui ramificação. Suas flores são lisas e tem espécies de diversas cores. Existem plantas que crescem na natureza e também algumas espécies são produzidas em cativeiro de forma híbrida, resultando em flores de cores e formas variadas.

Os lírios podem chegar até dois metros de altura e possui mais de cem espécies diferentes. Elas se diferenciam pelo tamanho, cor, formato, flores, perfume e também pelos cuidados que são necessários em cada uma. Os mais comuns são os lírios brancos, mas há lírios na cor rosa, vermelho, laranja, roxo e amarelo. Há ainda, alguns lírios com mais de uma cor, que formam combinações bem harmoniosas.

O seu nome “lírio” é usado de forma genérica para denominar várias plantas da mesma família, como o lírio da chuva, lírio do Amazonas e lírio tigrado, por exemplo. Devido sua beleza, é muito apreciado por floristas para montar buques e arranjos de flores. Inclusive, uma das espécies, o Lilium candidum, é usado como símbolo da Virgem Maria na igreja católica.

Família Liliaceae
Família Liliaceae

Assim como as rosas, o perfume do lírio é um dos mais embriagadores que existem. Isso se deve a planta possuir a feniletilamina, que é uma substancia que consegue potencializar a fusão da endorfina no corpo humano, fazendo com que sintamos bem-estar e tranquilidade ao sentir o perfume do lírio.

Significados

O lírio é uma das flores mais antigas que existe. É cheio de mistério, encantos e magia e faz parte da história da humanidade. Devido a tudo isso, tornou-se uma flor cheia de significados, que variam conforme a cor ou crença:

  • O lírio branco representa pureza e inocência
  • Representa castidade e pureza, sendo muito usado em buquês de noivas
  • Devido a seu perfume, é considerado a flor da felicidade, da prosperidade, a alegria e da amizade
  • Representa sedução e sensualidade devido a sua forma
  • Representa admiração e respeito
  • Prosperidade
  • Maternidade
  • Decepção, em alguns casos
  • Na china, representam a fartura e o verão. Também significam pureza e amor eterno
  • Simboliza a realiza francesa, indicando soberania, lealdade e poder
  • Na era medieval o lírio era cultivado nos jardins pois simbolizava a proteção contra o mal e contra bestas.
    Arranjo de Lírio Branco
    Arranjo de Lírio Branco

Cores E Significados

As cores dos lírios também apresentam significados diferentes. Dizem que conforme a cor que você presenteia uma pessoa você está demonstrando determinado sentimento:

  • Lírio Branco e Lilás: significa maternidade, matrimonio e inocência.
  • Lírio Amarelo: tem dois significados diferentes. Em um, indica desengano e decepção e em entro significa uma amizade que pode virar romance.
  • Lírio Azul: é a existência de um sentimento bom, como a segurança.
  • Lírio Laranja: atração, fascínio e admiração.

Espécies silvestres representam a volta a felicidade, enquanto lírios no bosque representam amor ardoroso e zelo. Há também uma crença que diz que um bulbo da flor poderia ajudar a reconciliar um casal que se separou.

Mitologia E Histórias

Há uma história da mitologia romana que diz que a deusa Juno, seguindo o conselho de Minerva, a deusa da justiça, amamentou um bebê chamado Hercules. Ele havia sido abandonado por sua mãe em um campo aberto. Conta a história que o leite de Juno se espalhou por todo o céu e formou a via láctea, além de derramar gotas na terra, as quais se transformaram em lírios. As flores foram usadas por alquimistas da época para fabricação de perfumes e unguentos secretos que eram utilizados para defumar os locais onde se realizariam rituais místicos.

Minerva
Minerva

Uma outra história conta que o lírio nasceu a partir de uma lágrima que Eva derramou quando foi expulsa do paraíso. Na mitologia grega, a flor era o símbolo pessoal da deusa Hera. A partir do crescimento da cultura cristã, o lírio passou a ganhar diversas conotações ao longo dos tempos.

Significado Nas Religiões

O lírio é considerado uma flor sagrada, sendo mencionado em diversos livros sagrados, inclusive a Bíblia, onde é mencionado em um trecho do evangelho de Mateus, no sermão da montanha. Além disso, desde o século XVII a flor é usada para homenagear a Virgem Maria, por representar a santidade, a pureza e a virgindade.

Em religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé, a flor é ofertada para Oxum, a deusa feminina das cachoeiras, rios e águas doces.

Nossa Senhora dos Lírios
Nossa Senhora dos Lírios

Variedades De Lírio

Existem mais de 100 espécies de lírios, porém existem apenas três variedades da planta que as caracterizam: lírios asiáticos, orientais e longuiflorum.

Os lírios asiáticos têm como principal característica suas flores menores e numerosas, com muito pouco perfume, entretanto com diversas cores. Além disso, são flores que gostam mais do frio e chegam até 50 centímetros de altura. É um tipo de lírio que se reproduz facilmente com a repartição dos bulbos, em solos com bastante matéria orgânica colocados principalmente em vasos que ficam na sombra.

Já os lírios orientais têm flores grandes e um perfume mais forte, porém único. Suas flores tem as pétalas curvadas para baixo e pode chegar a 1,20 metros de altura. A planta se desenvolve melhor em climas mais amenos e pode ser cultivada em vasos ou canteiros, produzindo flores de diversas cores.

E o lírio longuiflorum possui flores grandes e todas as flores nascem na cor creme ou branca. Pode medir até 1,20 metros e suas flores são em forma de trompetes. Seu aroma é suave e suas folhas se distribuem ao longo do caule. É uma flor cultivada, principalmente, em canteiros em pleno sol.

Como Plantar E Cuidar Dos Lírios Em Canteiros

Os lírios podem ser plantados em vasos ou canteiros. De qualquer forma, eles precisam de bastante luz do sol e de um solo que tenha bom escoamento. Se você for plantar ele em um canteiro do seu jardim, escolha um lugar onde a água da chuva seque mais rápido, pois esse é o lugar ideal.

O solo também precisa ser um local que receba bastante luz do sol, por pelo menos metade do dia, pois quando plantados em lugares com muita sombra acabam crescendo tortos, devido a flor pender para o lado em que há mais calor.

Lírio no Jardim
Lírio no Jardim

Sabendo disso, você pode comprar então as mudas de lírio, mais conhecidos como bulbos. Seu cultivo é fácil e é recomendado plantar no outono ou no início do inverno para que as flores apareçam na primavera. Como você compra os bulbos prontos para plantar, o ideal é planta-los assim que comprar. Caso não possa plantar no dia, guarde-os na geladeira até plantar, assim evita que os bulbos brotem e ainda garante uma floração boa.

Solo

Prepare o solo antes de plantar seus lírios. Ele deve estar leve, capinado e com uma boa quantidade de adubo, de preferência orgânico. Você também pode colocar areia grossa para que ele fique mais drenável. Então, faça buracos de 10 a 15 centímetros de profundidade, com 15 centímetros de espaço entre cada buraco. Coloque um pouco de farinha de osso e em seguida o bulbo. Feito isso, regue o canteiro para já incentivar o crescimento da planta.

Rega

Regando Lírio no Vaso
Regando Lírio no Vaso

Para evitar o apodrecimento do bulbo, regue-o apenas quando necessário. Em épocas de seca, regue de 2 a 3 vezes na semana e em períodos com maior umidade regue apenas uma vez na semana.

Também é possível evitar o ressecamento dos bulbos cobrindo-os com cobertura vegetal. Além disso, ela é rica em matéria orgânica e evita que você regue demais a planta. Essa cobertura pode ser encontrada em lojas de jardinagem.

Poda

Poda de Lírio
Poda de Lírio

A poda é parte importante no crescimento dos lírios. Durante a floração ela é essencial par que a flor se mantenha saudável e forte ao longo dos anos. Assim, sempre corte as flores secas, murchas e mortas, jogando os pedaços cortados no solo onde estão plantadas, assim a planta absorve os nutrientes.

O corte deve ser feito a uma distância de aproximadamente dois terços da haste. E caso você vá utilizar a flor para montar buquês ou arranjos, o corte deve ser de apenas um terço do caule. Isso fará com que a floração do próximo ano seja boa.

Sol

Os lírios são flores que precisam de boa luminosidade, porém não devem ficar expostos ao sol em períodos muito quentes, pois isso pode secar a planta. O ideal é cultivar a flor em locais onde haja meia sobra durante o dia, pois isso garante o bom desenvolvimento dela, bem como evita que a planta se desidrate.

Como o lírio resiste bem ao frio, nessas épocas ele entra em período de dormência, onde perde suas folhas, mas não morrem. Nesse período de hibernação é importante adubar a planta para que quando ela “acorde” produza novas folhas e flores.

Como Plantar E Cuidar Dos Lírios Em Vasos

O plantio e cultivo do lírio em casos é igual ao do cultivo em canteiros. A única diferença é que você deve cuidar do local onde deixa o vaso, a fim de garantir que ele esteja em um local bem iluminado, mas sem ser exposto a sol forte.

O lírio plantado em vasos dificilmente floresce mais de uma vez. Entretanto, existe uma possibilidade se forem executados os seguintes passos:

  • Regar a planta por cerca de 3 meses depois que elas morem
  • Parar de colocar água até que as hastes sequem completamente
  • Quando a haste estiver seca, retirar o bulbo do solo, colocar em um saco plástico e colocá-lo na geladeira, por cerca de 4 meses. Isso fará com que a planta se comporto como se fosse inverno e assim se prepara para um novo ciclo de sua vida.
  • Evitar que o bulbo entre em choque com outros materiais dentro da geladeira, para evitar danos
  • Depois dos 4 meses, retire-os da geladeira e plante-os de novo
  • Mantenha o vaso em local fresco e arejado por 10 dias
  • Depois, regue a plante sempre que estiver seca e mude o vaso para um lugar com bastante iluminação
  • Se der certo, dentro de 2 ou 3 meses o lírio vai florescer.

Utilização Do Lírio

O lírio é muito usado para confecção de buquês, sendo essa sua principal utilização. Também é muito usado para montar arranjos para cerimonias de casamento. Fora isso, eles podem ser usados na decoração de casa na sala, na cozinha ou quarto.

Devido a seu odor e benefícios que possui, os lírios também são utilizados para produzir cosméticos e itens farmacêuticos. Com o crescimento das terapias florais, bem como do interesse das pessoas em purificar seus ambientes, o lírio vem ganhando destaque nesse quesito. De acordo com terapeutas, tanto os florais quanto os produtos de purificação de ambiente feitos de lírio suprimem elementos que são tóxicos, trazendo leveza e suavidade para o lugar.

Lírio no Vaso Para Decoração
Lírio no Vaso Para Decoração

Lírios Híbridos No Brasil

Hoje no Brasil existem quatro tipos de lírios híbridos, todos produzidos para fins comerciais:

  • A. Híbrido – é a combinação de lírios brasileiros nativos e do lírio de origem asiática. É bastante parecido com os híbridos asiáticos, exceto no botão da flor que é grande, enquanto o asiático é mais pequeno.
  • Híbridos Longiflorum – é a espécie originária do Japão de cor branca. A planta floresce entre setembro e novembro normalmente, sendo bastante conhecida como a flor de finados.
  • Híbridos asiáticos – muito populares e produzidos em larga escala comercial. Suas flores são mais pequenas e possuem diversas cores, como rosa, laranja, salmão, vinho e amarelo. Esse híbrido tem algumas variedades, sendo que as mais conhecidas são a Monte Negro, Brunelo, Gran Paradiso, Navona, Romano, Chiant, Menton e Orange Pixie.
  • Híbridos orientais – também de origem japonesa, esse lírio se caracteriza pelos botões de flor mais grandes, pelas flores maiores e mais largas. São flores de aroma forte, nas cores rosa ou branco. As variedades mais conhecidas são a Siberia, Star Gazer, Rascal, Casa Blanca e Muscated.

Lírio Rascal

Como existem diversas variedades dessa planta, algumas possuem características mais delicadas enquanto outros, além da delicadeza, são mais robustos. Um bom exemplo de variedade de lírio híbrido é o lírio rascal. Trata-se de uma flor de pequeno porte, com folhas mais grossas e tem um aspecto que lembra a cera, ou seja, é seroso.

Sua altura é de cerca de 30 a 45 centímetros. Por ser menor, é muito compacta, sendo ótima para ambientes que exigem um detalhe delicado com aparência forte. Suas folhas são mais grossas e sua haste é bem forte, mas também é uma flor que apresenta muita beleza.

Lírio Rascal
Lírio Rascal

A espécie apresenta ótima simetria nos seus botões e o conjunto de flores tem uma beleza especial. Para aproveitar todos os benefícios e beleza dessa flor é preciso planta-la em um vaso e mantê-lo sempre úmido, mas não encharcado, pois isso pode fazer com que a planta morra. Também é preciso deixa-lo exposto no sol mais fraco, da manhã ou da tarde pois a luminosidade auxilia no desenvolvimento da planta.

Além de suas peculiaridades, o lírio rascal também é uma planta que tem bastante durabilidade. Seu tempo de vida depois de aberto varia de oito a dez dias, conforme o local onde está exposto. No Brasil existem duas variedades de lírio rascal: o Diamonds, de cor branca e centro amarelado e o angelique de cor rosa e centro também amarelado.

Curiosidades

  • O lírio é muito usado em arranjos de casamento e buques de noiva devido a seu perfume, beleza e significado
  • O lírio tem suas origens nos países do hemisfério norte
  • Existem várias espécies naturais de lírios, bem como espécies que resultam de cruzamento entre variedades, que são os lírios híbridos
  • Possuem diversas cores, sendo as mais conhecidas branco, rosa, lilás, amarelo, azul e laranja
  • É uma das flores mais antigas usadas em casamentos, tendo registros de seu uso na Grécia antiga pelas noivas. Elas usavam adornos de lírios brancos em seus vestidos e cabelos
  • Ainda sobre casamentos, na China, sonhar com lírios significa casamento próximo
  • Seu perfume possui uma substancia que estimula o relaxamento e o bem-estar no corpo humano
  • Seu ponto negativo é o fato de florescer por pouco tempo, sendo preciso aplicar várias técnicas e cuidados específicos para que a planta brote novamente
  • Existem mais de 100 tipos de espécies de lírios que apresentam grande diversidade nas cores, flores e galhos.
  • Os assírios usavam a flor para curar infecções e usavam as pétalas dessa flor junto com mel para tratar e eliminar rugas do rosto.
  • A flor de lírio faz parte da história, estando muito presente na mitologia
  • Na França, o lírio é o emblema das casas reais
  • A flor também tem um papel bem importante na religião católica. Como simboliza pureza está relacionado à Virgem Maria, onde existem várias histórias sobre Maria e as flores
    Lírio da Paz
    Lírio da Paz
  • Um dos pintores mais famosos do mundo, Van Gogh, representou os lírios em diversas de suas obras que hoje estão espalhadas por todo o mundo
  • Devido aos óleos essenciais que o lírio possui, ele é muito utilizado na fabricação de perfumes e cosméticos para tratamento de pele e massagem
  • A flor é encontrada em quase todo o mundo, porém com maior predominância na Europa
  • Quase todos os lírios são perfumados, com exceção de bem poucas espécies
  • Os lírios são cultivados para uso das flores, porém, o que pouca gente sabe, é que seu bulbo é comestível em algumas espécies
  • Possuem diversos significados que são vinculados a cor, principalmente
  • No chinês, o lírio significa “estar para sempre no amor” e também representa boa sorte na cultura da China
  • Para que o lírio viva por um longo período é preciso que ele se mantenha fresco. Para isso, deve ser removido o excesso de pólen encontrado na flor.
  • Existe uma espécie de lírio que é conhecida como Tiger, devido a seu tamanho que é grande e também porque possui uma cor amarela com algumas manchas
  • Crescem bem na primavera e no verão e hibernam no inverno
  • Há muito tempo atrás os lírios eram usados na medicina, em medicamentos para tratar depressão e a toxicidade
  • A flor pode ser tóxica para os gatos, por isso é recomendado não cultivar lírios dentro de casa se você tiver um
  • O lírio é a segunda flor mais preferida no mundo, fica apenas atrás da rosa
  • Existem passagens na Bíblia que mencionam o lírio
  • Diversas músicas existentes hoje possuem a menção de lírios em sua letra

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Um comentário

  1. Pessoal , boa iniciativa da matéria porém estão cometendo alguns erros informativos que geram confusão. O problema de usar só os nomes populares é esse, confunde ! O lírio da matéria de vcs é da família Liliaceae , é o Lilium sp , mas vcs citaram o lírio do Amazonas (Eucharis grandiflora) e ainda colocaram uma imagem do Lírio da paz (Spathiphyllum cannifolium) na parte sobre a rega , e tanto uma quanto outra são plantas completamente diferentes, de outra espécie e gênero , só compartilham o nome popular.
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *