Home / Plantas / Suco de Capuchinha Faz Bem? Benefícios e Como Fazer

Suco de Capuchinha Faz Bem? Benefícios e Como Fazer

A capuchinha é uma das poucas flores comestíveis, na verdade, quem conhece a suas propriedades, pode utilizar a planta inteira, desde suas flores até sua raiz. Muito conhecida e de fácil cultivo. Suas flores tem tom chamar ativos e atraentes, ótima para composições em jardins. São plantas originais da América do Sul mas especificamente do Brasil e do Peru. Seu crescimento rápido e pode ser utilizada como uma planta rasteira ou plantada em jardins verticais.  Seu perfume é muito atraente e é uma planta muito convidativa para insetos.

A capuchinha tem várias propriedades medicinais, entre elas existem as funções anti bacterianas, antissépticos  E antibióticos. É muito utilizada para quem estuda eu te Lisa da medicina alternativa. Para obter os resultados esperados, utilizasse toda a planta, suas folhas, Flores, raiz, e caules. Ela tratar complicações da saúde como infecções, feridas, baixa imunidade, prisão de ventre E algumas de suas propriedades podem  contribuir com a saúde do couro cabeludo.

Por ser natural, ela não conta com a agressividade de produtos químicos. Portanto ela não danifica outros órgãos como algumas drogas fabricadas.

Consumo de Capuchinha

Como já citado, todas as partes dessa planta são utilizáveis. O sabor dessa planta é adocicado e ela é rica em vitaminas. Suas folhas podem ser consumidas em saladas e  suas flores também. Além disso elas podem ser usadas como sucos, chás, caldos, entre outros.

Flor Capuchinha
Flor Capuchinha

Assim como a capuchinha, várias outras flores podem ser comestíveis. Porém tudo deve ser feito com estudo e cautela, isso porque assim como existem flores comestíveis existem algumas que são venenosas. Tenha sempre cuidado para não confundir a capuchinha com flores que podem conter toxinas agressores ao organismo.

Suco de Capuchinha: Como Fazer

Para o suco de caixinha são utilizadas as flores, mas as flores não produzem nenhum líquido capaz de produzir um suco, portanto é necessário o auxílio de outras frutas, acompanhe.

Ingredientes:

  • Cinco flores capuchinha;
  • 350 ml de suco de laranja;
  • Uma folha de couve;
  • Metade de um limão.

Modo de preparo:

  • No liquidificador bata o suco de laranja, a couve e limão;
  • Passe a mistura homogênea por uma peneira e volte a liquidificador, adicione as flores de capuchinha;
  • Bata por mais três minutos;
  • Adoce como preferir e sirva.

Simples, não é? Além do suco as flores podem ser utilizadas em outros pratos tanto para fins decorativos quanto para ser consumida. Para utilizá-la, ela deve ser colhida pela manhã, assim que abrir. Quanto mais rápido for consumida melhor. Caso precise reservar por mais tempo, coloque-a em um saco plástico dentro da geladeira.

Ela também pode servir como decorativo para drinks, e suas outras partes podem ser utilizadas para chás.

Lembre-se que a planta deve ser consumida fresca, se armazenada por mais de dois dias, suas propriedades não são mais as mesmas e ela pode até fazer mal. Portanto as receitas a partir da planta também têm a mesma validade. Sucos e chás devem ser consumidos no mesmo dia e devem ser mantidos armazenados sempre em refrigeração.

Quanto ao sabor, a capuchinho tem um sabor picante, levemente amargo e com aroma semelhante ao da mostarda. Devido sua semelhança com o sabor do agrião,  até hoje, essa planta ainda é conhecida como agrião indiano.

Portanto, é uma ótima planta para se ter em seu quintal ou jardim, além de todas essas propriedades medicinais e seu uso culinário, é uma planta de fácil cultivo. Aprenda mais:

Cultivo de Capuchinhas

A capuchinha é uma planta muito fácil de se manter, é ótima para decorar seu jardim e aumentar suas possibilidades culinárias.

Para um bom desenvolvimento é necessário alguns cuidados básicos e uma observação semanal das condições das folhas e flores da capuchinha. Entenda mais:

O solo para o plantio deve ser muito bem nutrido e  drenado. Como é uma planta comestível, não é indicado utilizar elementos químicos para seu crescimento rápido. É recomendado a utilização de compostos orgânicos para alavancar o desenvolvimento da planta. Aposte em adubos que contenham nitrogênio e fósforo. Você pode também fazer o seu próprio adubo orgânico.

A capuchinha precisa de uma regra moderada. Ela não pode ficar encharcada, porém também não pode ficar seca. O ideal é manter o solo úmido, portanto essa checagem semanal é muito importante para entender como estar o solo da sua planta. Para uma vistoria certeira, utilize seus dedos. Insira seu dedo no solo, caso ele saia suja de terra, significa que o Saulo está úmido. Caso o seu dedo sai a seco, significa que o solo está seco. Além disso você pode sentir a umidade do solo quando insere o dedo e retirar.

A iluminação certa também é essencial para o desenvolvimento de flores. A planta sobrevivi a meia sombra, e isso pode contribuir para o crescimento de suas folhas, porém, caso queira mais flores do que folhas, opte por Sol pleno e boas regas. A capuchinha precisa de, no mínimo, 4 horas de sol direto, a planta resiste a tempos frios, porém não floresce. A luz solar é realmente muito importante para as flores.

Cuidados e Dicas

Ela pode ser plantada em vasos. Porém reserve para ela um vaso mais plano e espaçoso. Não precisa ser muito fundo mas precisa ter espaço suficiente para que ela possa se propagar sozinha. Em canteiros ela se propagara com muita facilidade. Sua rápida propagação faz com que ela seja considerada por muitos uma planta invasiva.

Como as conduções corretas, ela pode se comportar como uma trepadeira, sendo ótima para com posições verticais. Ela também pode formar um ótimo arranjo horizontal, porém é necessário que o espaço dela seja delimitado para que ela não invada espaços reservados para outras plantas.

Sementes de Capuchinhas
Sementes de Capuchinhas

Quando dizemos que todas as suas partes são utilizadas, é muito sério. Até as sementes podem ser utilizadas como tempero depois de torradas. Ele deve ser muito bem dosado, pois é muito picante.

A propagação da Capuchinha pode ser feita por estaquia ou pela plantação de suas sementes. Porém as sementes levam mais tempo para desenvolver as primeiras flores, já estaquia, é mais rápida.

Além de todas as propriedades e utilidades, essa planta também tem raízes que podem armazenar amido e água. São pequenas batatinhas que também tem suas propriedades e utilidades.

Veja também

Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta muito apreciada no Brasil e possui algumas variedades. Neste artigo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *