Home / Plantas / Qual o Efeito da Babosa na Queimadura? Ela Ajuda a Cicatrizar?

Qual o Efeito da Babosa na Queimadura? Ela Ajuda a Cicatrizar?

A babosa possui incríveis poderes curativos. Auxilia em diversos tratamentos e pode melhorar a saúde do seu cabelo, da sua pele e da sua vida. 

Mas afinal, qual o efeito da babosa na queimadura? Se identificarmos os poderes curativos, facilmente até você notará o vasto número de benefícios que ela nos proporciona. 

Conheça a seguir os efeitos da babosa nas queimaduras, na pele, no cabelo, na hidratação e veja as propriedades dessa planta, que contém uma seiva com incríveis poderes.

Efeito Da Babosa Na Queimadura: O Que Ela Faz?

Você queimou o braço ou alguma outra parte do corpo? Não se preocupe! 

Se tiver uma babosa por perto, basta cortar um pedaço da folha, extrair o gel transparente que ela possui em seu interior e espalhar sobre o local queimado. 

Conhecida cientificamente como Aloé Vera, a babosa é utilizada em diferentes tratamentos das mais variadas funções e existe uma variedade enorme de Aloé, são cerca de 400 espécies. 

Ela é uma planta muito eficiente e dessa maneira, adorada por todos que experimentam de seus benefícios. 

A questão é que ela contém um grande número de vitaminas e minerais, além de substâncias que agem perfeitamente na cicatrização de queimaduras, como outros tipos de ferimentos.

Babosa na Queimadura
Babosa na Queimadura

Para você ver como ela é poderosa, a planta consegue até curar aftas, e outros cortes no interior da boca, mas para isso, é preciso antes fazer o seu suco (que falaremos mais abaixo!)

Em seu interior, ela contém uma mucilagem, que é o nome dado ao gel transparente, e nele estão todas as propriedades medicinais da planta. 

Se você passar ele na queimadura ou machucado pelo menos duas vezes ao dia, em pouco tempo estará cicatrizada, de maneira rápida e eficiente. Mas por que isso acontece? Como ela tem esses poderes? 

A mucilagem contém uma grande quantidade de vitaminas, minerais, compostos orgânicos, substâncias que quando reunidos (como estão na babosa) são capazes de curar muitas enfermidades, sendo considerado um remédio natural. 

Enfim, a babosa é capaz de cicatrizar a queimadura em apenas alguns dias, agora, se você quer saber como ela faz isso e porque, continue acompanhando o artigo, pois falaremos disso mais abaixo! 

Propriedades da Babosa

Gel da Babosa
Gel da Babosa

Para entender melhor os poderes curativos da babosa, é precisa analisar as propriedades que ela contém no seu interior. 

São as famosas substâncias que “não podemos ver”, apenas utilizar e sentir seus efeitos no nosso organismo. 

A mucilagem, o gel transparente presente no interior da planta contém propriedades como:

  • Vitamina E
  • Vitamina C
  • Vitaminas do Complexo B
  • Ferro
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Manganês
  • Selênio
  • Aloína
  • Enzimas
  • Lignina
  • Saponina

Essas propriedades estão presentes no interior da planta e são utilizadas e produzidas principalmente para sua sobrevivência.

Essa grande quantidade de minerais e substâncias ricas dá aos humanos a possibilidade de tratamentos distintos, seja para a pele, para os cabelos, para ferimentos e queimaduras. 

Na pele, além da cicatrização, a babosa é capaz de hidratar e estimular a produção dos tecidos. Já no cabelo, ela fortifica o couro cabeludo e dá mais brilho aos fios capilares. 

As folhas de babosa podem ser cortadas na lateral para que o gel seja extraído, dessa maneira, basta retirá-lo e aplicá-lo sobre a pele. Simples, né? 

E para facilitar ainda mais, vamos mostrar abaixo o passo a passo para você retirar o gel da babosa sem maiores esforços. Confira!

Extrair O Gel Da Babosa: Como Fazer

Extrair O Gel Da Babosa
Extrair O Gel Da Babosa

O gel pode ser utilizado das mais variadas formas, desde cremes, shampoos até em sucos refrescantes. Mas para isso, é preciso extraí-lo da planta. 

Mas fique tranquilo, não há nenhum segredo, seguindo os passos abaixo, você irá retirar o gel com facilidade. Veja a seguir!

  1. Primeiramente, procure por folhas de babosa que estejam maduras, ou seja, mais grossas, geralmente são as que compõem a base da planta. Retire apenas uma ou duas. 
  2. A seguir, é interessante lavar a folha para que as toxinas sejam retiradas, descasque e corte-a na lateral, você já conseguirá ver o gel
  3. Então o próximo passo é arrancar por completo a casca e extrair o gel. Você pode armazená-lo em um pote e enxaguá-lo para que as toxinas sejam removidas por completo. 

Pronto! Você extraiu o gel da babosa, agora pode fazer inúmeras receitas com ele. Ou se preferir, pode usá-lo da forma mais natural possível, que é aplicado diretamente na pele, ou seja, no local afetado. 

Se você está com alguma queimadura, ferimento, não exite em passar o gel da babosa sobre o local, é eficiente, prático e você não sentirá nada, apenas as vitaminas e minerais agindo sobre a sua pele. 

Existem diferentes receitas que podem ser encontradas na própria internet. Você pode conferir algumas clicando aqui. 

Mas o fato é que o gel pode ser mistura com diversos outros ingredientes para aumentar seus efeitos, desde ovos, maizena, limão, óleo vegetal, azeito, leite de coco, etc.

Tirando o Gel da Babosa Com a Colher
Tirando o Gel da Babosa Com a Colher

Enfim, é uma grande variedade que você pode se beneficiar e utilizar sempre que necessário. 

Então não dê bobeira, pois a falta de cicatrização de uma queimadura ou ferimento pode levar a problemas mais graves e profundos. 

Confira a seguir os principais benefícios da babosa e veja para que ela serve e pode ser utilizada!

Benefícios Da Babosa

Benefícios Da Babosa
Benefícios Da Babosa

Auxilia no emagrecimento

Além de todas ações citadas acima, esse incrível gel ainda é capaz de auxiliar na perda de peso! 

Fazendo um suco de babosa, você pode garantir a saciedade, devido a grande quantidade de água e todos os nutrientes que seu corpo precisa.

Melhora Problemas Na Boca

Aftas, ferimentos, cortes, gengivites podem ser cicatrizados através do gel da babosa. 

A planta não funciona apenas na parte externa da pele, ela também é capaz de curar o interior. Com o próprio suco, você pode “estancar” alguns ferimentos na boca. 

Mas lembre-se, apenas com o suco, não é indicado colocar o gel diretamente na boca. 

Hidratação E Fortalecimento

Hidratação Capilar Com Babosa
Hidratação Capilar Com Babosa

Devido às inúmeras propriedades, desde vitaminas, enzimas, minerais e outras substâncias até aminoácidos, a babosa possui o incrível poder de estimular a produção de colágeno e auxiliar na reconstrução dos tecidos da pele. 

Essas são apenas alguns benefícios, existem muitos outros! Continue acompanhando os posts para saber mais e compartilhe nas redes sociais!

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *