Home / Plantas / Qual a Função do Cloreto de Potássio Nas Plantas?

Qual a Função do Cloreto de Potássio Nas Plantas?

As plantas são muito importantes para todo o funcionamento do planeta Terra, sendo que sem elas seria impossível haver vida na Terra. Dessa maneira, as plantas possuem uma série de benefícios para as pessoas e também para diversos outros animais que compõem a natureza do planeta.

Dessa forma, uma das maneiras mias diretas de ver a importância das plantas está na produção de gás oxigênio, já que as plantas produzem esse gás que é chave para a existência da vida humana. Assim, a partir do gás carbônico as plantas são capazes de gerar oxigênio para as pessoas, em um movimento que mantém toda a sociedade humana viva.

Contudo, apesar de as pessoas logo lembrarem desse fato ao pensar na importância das plantas, há outras coisas que explicam como os vegetais podem ser fundamentais para todo o ciclo de vida na Terra.

Um desses fatos que mostra a importância das plantas para as pessoas é a forma como essas plantas são essenciais para que o nitrogênio seja capaz de chegar até os seres vivos. Isso porque, por mais que o gás nitrogênio esteja disponível na atmosfera do planeta em larga escala, esse gás não pode ser inalado pelas pessoas. Pois, caso alguém respire o gás nitrogênio, levará poucos segundos até perder a consciência e, fatalmente, morrer.

Porém, acontece que o nitrogênio é parte fundamental das reações que o corpo humano faz para se manter vivo e operando de forma correta. Logo, é através das plantas que se pode consumir o nitrogênio que o corpo tanto necessita, já que as bactérias que fixam esse elemento no solo fazem uso das plantas para levá-lo até os seres vivos.

Assim, ao consumir um animal que consumiu vegetais ou ao comer um vegetal de maneira direta, as pessoas automaticamente já estarão em contato com o elemento que compõe muitas das reações essenciais às funcionalidades mais básicas do corpo humano.

O Cloreto de Potássio e as Plantas

Ciclo do Potássio
Ciclo do Potássio

Contudo, há também outros elementos que podem ser conquistados ao consumir as plantas. Dessa forma, esses outros nutrientes também atuam na composição das plantas, que são capazes de retirar tudo o que precisam do solo.

O elemento mais importante para as plantas, como era de se imaginar, é o nitrogênio. Assim, o nitrogênio pode ser alcançado a partir das bactérias que fixam esse elemento nos solos, sendo que as leguminosas são o tipo de planta que melhor sabe absorver o nitrogênio. Porém, o segundo elemento mais importante para as plantas é o potássio, que é exigido pelas plantas em doses altíssimas.

Um fato muito interessante é que o potássio também é um mineral bastante importante para as pessoas, já que se apresenta como o terceiro mineral mais importante para o funcionamento do corpo humano.

Assim, nenhuma planta pode sobreviver sem um suprimento adequado de potássio, tal como nenhuma pessoa é capaz de sobreviver sem esse elemento tão essencial a muitas das reações que se dão no organismo humano. Portanto, saiba que o potássio atua em todo o ciclo da natureza de forma bastante central.

As Funções do Cloreto de Potássio nas Plantas

Como pode não ser muito fácil fazer com que o potássio chegue às plantas em sua forma mais pura, em geral as plantas fazem uso do cloreto de potássio, que possui todas as propriedades do elemento em forma pura.

Dessa maneira, o cloreto de potássio pode ser muito importante para muitas das coisas que uma planta faz, tais como a ativação de enzimas para dar início às suas reações internas e o uso eficiente da água que chega. Assim, o cloreto de potássio também é chave para que as plantas sejam capazes de realizar a fotossíntese, ganhando nutrientes a partir da energia do sol, e também para todo o transporte de açúcares ao longo do vegetal.

A síntese de proteínas também é outra tarefa central realizada pelas plantas que possui a participação do potássio, o que faz com que as plantas sejam capazes de produzir todas as proteínas necessárias para todas as suas reações internas. Vale lembrar, é claro, que as reações que acontecem no interior das plantas, assim como aquelas que se dão no interior do organismo das pessoas, ocorrem com o uso contínuo das proteínas.

Participação do Potássio no Solo

Potássio no Solo
Potássio no Solo

O potássio é muito importante para as plantas e para as pessoas, mas também é importante para o solo. Isso porque as plantas vão buscar esse nutriente justamente no solo, sendo possível, então, que o potássio chegue aos vegetais e, mais tarde, possa chegar às pessoas.

Dessa forma, quando se compra matéria orgânica para colocar nas plantas, é certo que ali há a presença de itens que possuem o potássio em sua estrutura, tornando mais fácil e rápido o desenvolvimento de plantas em geral. Portanto, em solos que são bem nutridos e não apresentam disparidades muito grandes de nutrientes, a quantidade de potássio pode chegar até mesmo a 1% de todos os nutrientes do solo.

Dentro desse cenário, o cloreto de potássio aparece como a principal forma de potássio usada em todo o mundo, sendo que muitas vezes as pessoas chegam até mesmo a confundir potássio com cloreto de potássio. O elemento ainda pode surgir como nitrato de potássio e sulfato de potássio. De toda maneira, em qualquer uma das formas, o potássio é importante para pessoas, plantas e solos de todo o planeta Terra e deve ser preservado.

Plantas Sem Cloreto de Potássio

Plantas Sem Cloreto de Potássio
Plantas Sem Cloreto de Potássio

Uma planta sem potássio pode passar por diversas dificuldades em seu desenvolvimento, mas o grande ponto é que uma planta assim não será capaz de produzir as proteínas das quais necessita para o seu pleno e correto crescimento.

Dessa forma, a ausência de potássio em quantidades aceitáveis pode ser algo muito danoso às plantas, já que as reações eu seu interior não acontecerão da forma correta. Como resultado, é possível que a planta não seja capaz de coisas simples, como reter água para o seu uso posterior. Esse efeito negativo, no longo prazo, pode fazer com que até mesmo o solo seja prejudicado.

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *