Home / Plantas / Pomada Calêndula Concreta Tira Manchas? Cura Feridas?

Pomada Calêndula Concreta Tira Manchas? Cura Feridas?

A natureza é um espaço que fornece inúmeros benefícios a nós, seres humanos. Em especial, as plantas são uma fonte riquíssima para usarmos para o bem de nossa saúde. A calêndula, por exemplo, de onde é feita uma pomada, pode auxiliar em várias situações. Mas, será que ela serve pra tirar manchas e curar feridas? É o que vamos ver agora.

Pomada de Calêndula Concreta: Utilidades

Esse daqui é um produto natural, que, entre outras cosas, serve para tratar de queimaduras que sejam de primeiro grau, queimaduras do sol, feridas em geral, picadas de insetos, e até mesmo assaduras em bebês ocasionadas por fraudas.

Isso se deve ao fato dessa pomada possuir propriedades analgésicas, antissépticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes. E  o melhor é que ela não tem contra-indicação de idade, podendo ser usada tanto por adultos, quanto por crianças.

Lembrando, no entanto, que por mais eficiente que essa pomada seja, ela só é indicada para a cicatrização de feridas superficiais. Em caso de algo mais grave, é preciso se dirigir a uma emergência hospitalar. Tanto é que essa pomada só pode ser usada em queimaduras de primeiro grau, por exemplo. É bom salientar, contudo, que a aplicação dessa pomada em feridas abertas provoca dores do tipo ardências, por exemplo.

Fora isso, por se tratar de uma pomada, ela tem propriedades que deixam a pele mais saudável, sendo usada também para clarear manchas de qualquer tipo, além de hidratar peles que sejam muito secas.

Existe Alguma Contra-Indicação para o uso Dessa Pomada?

Outra vantagem dessa pomada feita a partir da calêndula é que ela praticamente não possui contra-indicações. Apenas pessoas que tenham hipersensibilidades a algum componente da fórmula usada para a fabricação dela é que não devem fazer uso da pomada. Também é preciso ficar atento se você é alérgico a alguma planta da família Asteraceae Compositae.

Asteraceae Compositae
Asteraceae Compositae

Esse produto também não deve ser usado por grávidas sem a devida orientação médica, ou mesmo de um obstetra. Caso a mulher não esteja gestante, mas esteja amamentando, esses cuidados são os mesmos.

E, como já informamos acima, trata-se de um produto que precisa de atenção caso seja aplicado em feridas abertas. Por exemplo, naquelas que estejam sangrando, o uso da pomada de calêndula é totalmente contra-indicado.

Afinal, o que é a Calêndula e Quais são as Suas Propriedades Medicinais no Geral?

A calêndula é uma planta que também pode ser chamada de bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou mesmo verrucária. Povos antigos da Grécia, da Roma, da Arábia e da Índia já fazia uso dela como planta medicinal, além de ter servido também como corante têxtil e corante para comidas diversas.

Em forma de pomada ou não, a calêndula sempre foi usada para tratamentos de pele, em especial, contra psoríase e queimaduras. De nome científico Calêndula officinalis, essa planta e seus produtos variados podem ser encontrados em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais e em algumas feiras livres.

Por sinal, essa planta está presente em muitos fitoterápicos, e não somente em pomadas. Ela também pode ser adquirida na forma de comprimidos e óleos. Ela também pode ser encontrada em cremes hidratantes, shampoos e sabonetes. Fora que essa planta também pode ser consumida na forma de chá, in natura em saladas (em sua versão orgânica) e em cataplasmas.

Falando nisso, o chá da calêndula é muito simples de fazer, precisando apenas junta 2 colheres de sopa de calêndula seca em uma xícara de água ferventes. Após descanar por cerca de 10 minutos, o chá está pronto pra ser consumido.

Outros Modos de Usar a Calêndula Além de Pomada Concreta

É bom salientar que as partes usadas da calêndula para consumo humano são as folhas, as flores e os caules. São essas partes que servem de matéria-prima para a confecção de chás, infusões, banhos, cataplasmas e tinturas (além da conhecida pomada, claro).

Para fazer um cataplasma de calêndula, por exemplo, você vai precisar amassar as folhas e as flores da planta em um pano limpo (tipo gaze), e colocar em cima da ferida ou da acne, deixando que esse cataplasma atue na área por cerca de 30 minutos.

Outra forma de consumo da planta é através de óleo, que é extraído diretamente de suas flores, sendo usado com frequência em tratamentos de pele auxiliares ou alternativos. Ele é basicamente feito da infusão das flores da planta com um óleo trasportador. Inclusive, somente esse óleo pode ser usado para a fabricação da pomada da calêndula.

Mulher Passando Pomada Calêndula
Mulher Passando Pomada Calêndula

E, claro, não poderíamos deixar de citar aqui os cosméticos feitos a partir dessa planta. Seus princípios ativos são amplamente usados na confecção de produtos para o tratamento de pele e cabelos. Um pigmento que dá a cor alaranjada à calêndula (a calendulina), por exemplo, é o responsável pelos poderes regeneradores que a planta oferece, e que caem como uma luva para produtos que tratam dos cabelos e da pele.

Não é à toa, portanto, que a planta é uma das bases mais usadas quando o assunto é fabricar produtos para cabelos oleosos, ou para tratar de peles que possuam muitos cravos e espinhas. Só lembrando que qualquer produtos fabricado a partir da calêndula precisa ser adquirido em lojas especializadas.

Como se dá o Cultivo da Calêndula?

O cultivo dessa planta é bem simples, e pra quem quiser, vai precisar de um elemento básico: a luz do sol. Trata-se de uma planta que precisa, pelo, menos, de 4 horas diárias de luz solar direta. Além disso, o solo precisa ser rico em material orgânico.

Contudo, o ideal mesmo é conseguir as mudas já prontas, já que o plantio delas por meio de sementes é bastante demorado. Como dica adicional, essa planta gosta muito de terra úmida, então, o mais recomendável é regá-la dia sim, dia não nas estações mais frias, e todos os dias nas estações mais quentes do ano.

Dessa forma, então, quem sabe se você não cultiva as suas próprias calêndulas para usá-la da maneira mais natural possível. Só se lembre, mais uma vez, de que produtos como pomadas só devem ser adquiridos em farmácias, preferencialmente, de manipulação.

Veja também

Por que o Algodão Ficou Conhecido Como o Ouro Branco?

Por que será que o algodão ficou conhecido como o ouro branco? E o que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *