Home / Plantas / Perigos da Romã e Efeitos Colaterais: O Que Ela Pode Causar?

Perigos da Romã e Efeitos Colaterais: O Que Ela Pode Causar?

É chocante como pode uma das frutas mais saborosas ter algum efeito negativo, não é? Embora as romãs sejam geralmente seguras e extremamente nutritivas, alguns indivíduos podem enfrentar certos efeitos indesejáveis.

Propriedades Prejudiciais

Acima de tudo, é importante esclarecer que todos os males nocivos causados envolvendo romã se deram pelo consumo exagerado da fruta. As propriedades nutricionais do romã são benéficas mas podem se tornar maléficas com a ingestão desenfreada, especialmente em pessoas suscetíveis.

Por exemplo. pessoas com problemas no estômago, como úlceras, gastrite, etc. A romã é uma fruta com alto teor ácido e, por isso certamente, pode agravar ou potencializar de modo prejudicial a enfermidade dessas pessoas. Aliás, o consumo indevido e descontrolado dessa fruta pode trazer problemas digestivos até mesmo para pessoas saudáveis, segundo os nutricionistas.

A romã, aliás é uma fruta muito pouco recomendável de usufruir em natura. Médicos e pesquisadores incentivam sempre misturar a romã com alguma outra coisa devidos as propriedades ácidas da fruta. Por exemplo, se deseja suco de romã, nunca beba a polpa pura mas dilua sempre com água ou com algum outro suco como beterraba ou cenoura. Essa associação pode até trazer mais benefícios.

As propriedades ácidas contidas nessa fruta são capazes até mesmo de deteriorar o esmaltes de nossos dentes. Esta é mais uma razão para evitar o consumo in natura do romã. Cada mordida pode significar um dente corroído gradativamente.

Pode Causar Alergias

Alergias
Alergias

Este é o mais grave de todos os efeitos colaterais das romãs. Embora raras, as alergias à romã podem ser fatais. Por favor, leve o sinal de qualquer alergia a sério.

Os sintomas dessas alergias incluem coceira, inchaço, irritação na garganta, dor de estômago e urticária. Em casos graves, pode-se sentir falta de ar e dificuldade em respirar, inchaço da garganta e língua, e até mesmo choque anafilático.

Em um estudo, um paciente desenvolveu inchaço das orelhas, eritema (vermelhidão da pele) e coceira apenas 10 minutos após a ingestão da romã. Outras investigações descobriram que ela era alérgica a maçãs e pólen de bétula.

Pode Interagir Com Certas Drogas

Este é outro efeito colateral grave. Romã pode interagir com certos medicamentos e causar efeitos colaterais indesejáveis. Estes incluem o seguinte (por favor, verifique com seu médico sobre estes):

Medicamentos modificados e degradados pelo fígado, como amitriptilina, desipramina,  fluoxetina , ondansetrona , tramadol,  rosuvastatina, etc. Medicamentos para pressão alta, como inibidores da ECA  e drogas anti-hipertensivas.

Relatórios publicados numa faculdade de medicina americana também sugerem que a romã pode inibir a ação de uma enzima importante para o metabolismo de drogas.

Se você estiver sob qualquer forma de medicação, verifique com seu médico se você pode tomar romã. Isto é especialmente importante se você estiver tomando medicamentos para pressão alta.

Pode Baixar Muito a Pressão Arterial

Estudos mostram que romãs podem reduzir os níveis de pressão arterial. Esta é uma boa notícia para a maioria das pessoas. Mas indivíduos com pressão arterial baixa ou medicamentos para pressão alta devem ficar longe de romãs.

Esta é uma razão pela qual a romã pode causar problemas durante a cirurgia também. Portanto, interrompa a ingestão de romã pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia programada.

Pode Causar Alergias Durante a Gravidez

Foto de uma Mulher Grávida
Foto de uma Mulher Grávida

Não há informações suficientes sobre isso. Embora o suco possa ser seguro, não há pesquisas suficientes sobre a segurança de outras formas de romã. Portanto, para estar no lado seguro, por favor, evite romã durante a gravidez e amamentação. Além disso, por favor, verifique com seu médico.

Estes são alguns dos prováveis efeitos nocivos das romãs. No caso de você enfrentar qualquer alergia pós-consumo de romãs, aqui está o que você pode fazer:

O Que Fazer Se Você Enfrentar Alergias?

Em primeiro lugar, pare de comer a fruta. Cuidados médicos são obrigatórios. Mas até você visitar o médico, você pode fazer uso de alguns remédios rápidos.

Se os seus sintomas envolverem uma condição da pele, não esfregue ou arranhe a área. Além disso, não lave por muito tempo com sabão ou água, pois isso só irá irritar ainda mais a área. Aplique suavemente uma loção ou pomada para a pele – isso ajuda a manter a umidade da pele. Além disso, mude para roupas folgadas.

Em caso de outras reações graves, por favor, apresse-se imediatamente com o médico. Fique atento a outros sintomas como dor no peito, sonolência, confusão, desmaios e chiado no peito.

Então, a conclusão que tiramos do uso de romã é: a romã é um dos frutos mais nutritivos, mas se você é um daqueles indivíduos que podem ser alérgicos a ela, seja cauteloso.

Alguns Dos Benefícios Da Romã

Não vamos só falar dos efeitos colaterais perigosos dessa fruta, não é? Afinal, como qualquer outra ela também tem suas vantagens.

A romã é um dos melhores antioxidantes naturais, graças à sua alta concentração de polifenóis. Esta característica tem muitos benefícios para a nossa saúde: redução do risco de doença cardiovascular, diminuição de lesões ateroscleróticas, melhora da circulação sanguínea, atraso no envelhecimento celular, redução do risco de câncer de mama e próstata.

A romã também reduziria o colesterol total e os níveis de colesterol ruim em pessoas com uma taxa muito alta. Note que uma romã contém cerca de 40% da quantidade diária de vitamina C necessária ao nosso corpo. Lembre-se que a vitamina C é essencial para o bom funcionamento do nosso metabolismo.

Benefícios Da Romã
Benefícios Da Romã

Sua riqueza em vitaminas, minerais e oligoelementos também o torna um alimento de eleição para recuperar energia, para os atletas, contra a fadiga, mas também contra a inflamação. Além disso, alguns estudos em animais mostram que a romã tem um efeito positivo no sistema neurológico e, principalmente, na memória.

A romã tem valores nutricionais muito interessantes. Como muitos frutos, consiste principalmente de água, mas também contém um alto teor de carboidratos (principalmente açúcares). Também contém proteínas e lipídios. É uma fruta muito rica em vitaminas e com uma grande variedade das seguintes vitaminas: A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12, C, D e E. A vitamina C é de longe a mais presente seguido por vitamina B5 e vitamina E.

A romã é rica em oligoelementos e minerais, com uma quantidade muito elevada de potássio, mas também fósforo, magnésio, cálcio, sódio, ferro, zinco e cobre. No total, uma quantidade de 100g de romã representa cerca de 74 Kcal.  Algo nas sementes é rico em ácidos fenólicos e flavonoides. Por exemplo, um suco de romã é duas vezes mais rico em ácidos fenólicos e flavonoides do que o chá verde.

Veja também

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *