Home / Plantas / Passarinho Come Carambola? É Verdade Que Ele Não Bica?

Passarinho Come Carambola? É Verdade Que Ele Não Bica?

Uma dúvida muito frequente das pessoas é se o passarinho come ou não carambola. E se não come, por que?

Vamos buscar responder e explicar alguns fatos interessantes que causam curiosidade nas pessoas, já que nós comemos normalmente, mas será que o passarinho come carambola? É verdade que ele não bica?

Neste artigo responderemos estas e outras questões referentes aos pássaros e essas deliciosas e saborosas frutas, mas que pode causar uma série de consequências para pessoas que possuem problemas renais. Confira e se atente!

Carambola e Seus Benefícios

A carambola é fruta deliciosa, que proporciona uma série de benefícios à saúde, mas devemos nos atentar pois ela também pode causar problemas, especialmente para as pessoas que possuem insuficiência renal; elas podem até levar à morte.

Por isso é fundamental que quem possua, ou ainda não sabe que possui, procurar um médico especialista no assunto que auxiliará no tratamento, e de forma alguma consuma carambola. Existe caso de pessoas que não sabia que possuíam problemas renais, consumiram a carambola e morreram. Mas isso foi um caso, não quer dizer que vai acontecer isso com todos que consumirem carambola, mas quem possui problema renal, o indicado é que não consuma. Explicaremos mais adiante.

Pois a seguir, falaremos de alguns benefícios desta fruta, a carambola, que possui um formato semelhante a uma estrela e é muito utilizada na decoração de pratos.

Ela possui uma vasta quantidade de vitamina A, B e se destaca pela quantidade de minerais, tais como potássio, cálcio, cobre, fósforo, entre outros. Ela, como todas as outras frutas são bastante benéficas à saúde, se você não possui problemas renais, pode consumir carambola a vontade, é uma delícia e proporciona diversos benefícios para nossa saúde, como por exemplo:

  • É uma excelente auxiliadora quando o assunto é a perda de peso. Pois possui uma quantidade significativa de água, além disso, baixíssimos valores nutricionais e poucas calorias. Desta maneira, é altamente indicada para quem está de regime e deseja perder alguns quilinhos. As frutas no geral possuem um alto grau de saciedade, matando a vontade comer, o que provavelmente comeríamos alimentos mais calóricos.
  • Ela também fortalece o nosso sistema imunológico, deixando-nos livre de infecções, resfriados e gripe. Isso se deve a grande quantidade de vitaminas e minerais que estão presentes na fruta; sendo assim, como muitas outras, seu consumo é indicado para pessoas que buscam ficar longe de resfriados.
  • Devido a presença de Cálcio e Potássio, ela auxilia também na fortificação dos nossos ossos, cabelos, dentes e unhas. Eles são excelentes para nosso organismo e para nossa saúde.

Mas lembre-se não é comendo apenas a carambola que esses benefícios virão. É preciso de uma alimentação saudável visando tais ações para nosso organismo.

Sendo assim, um conjunto de alimentos pode resolver, não apenas um; como o caso da carambola e de tantas frutas, elas auxiliam e possuem tais características benéficas, mas precisamos nos alimentar de diversas outras frutas, legumes, vegetais, massas e eliminarmos a maior quantidade de açúcar e gorduras, para obter uma alimentação saudável e uma excelente qualidade de vida, com saúde e bem-estar.

Mas para algumas pessoas ela pode ser fatal, fique atento se você possui insuficiência renal, a carambola é perigosa! Confira a seguir para quem não é indicado e o porquê disso!

Carambola é Perigosa?

Perigo da Carambola
Perigo da Carambola

Sim! A carambola possui em sua composição uma neurotoxina capaz de causar grandes prejuízos a pessoas com insuficiência renal.

Diversos estabelecimentos colocaram por lei placas de aviso e foram indicados para não vender a fruta para pessoas com tais problemas. Já que é extremamente perigoso.

Essa toxina é conhecida como ácido oxálico, que está presente em uma série de alimentos, mas não com a mesma quantidade que está na carambola. Nela está presente uma grande quantidade deste ácido (como também acontece com o espinafre e cacau) que pode levar uma série de doenças para as pessoas que possuem problemas renais; como por exemplo artrite, gota e osteoporose.

Tal ácido é um dos principais, se não o principal, causador de pedras no rim, ele reage com íons de ferro e neutraliza ações dos nutrientes fundamentais para nosso organismo.

Ele também é capaz de neutralizar o Cálcio, isso é extremamente prejudicial, pois o cálcio é um excelente mineral para os ossos. E ainda por cima, produz um tipo de sal com baixa solubilidade, que formam os cálculos renais, conhecido também como as pedras do rim; este sal produzido é conhecido como oxalato de cálcio.

O rim de uma pessoa sem o problema filtra normalmente a toxina que pode ser facilmente eliminada do corpo, mas para quem possui insuficiência renal, o rim não é capaz de filtrar, levando a pessoas primeiro a entrar em coma e posteriormente a morte. O rim da pessoa com insuficiência não elimina, fazendo com que ocorra o acúmulo de sangue, que consequentemente invade o sistema nervoso central; gerando convulsões, coma.

Caso isso aconteça, o indicado, é que procure urgentemente um médico e realize a hemodiálise. A grande maioria das pessoas não sabem dos danos da carambola e acabam comendo sem atenção.

Sendo assim, podemos entender com mais facilidade o porquê dos passarinhos não comerem e nem bicarem as carambolas.

Passarinho Come Carambola? É Verdade Que Ele Não Bica?

Pé de Carambola
Pé de Carambola

Não, o passarinho não come e nem bica a carambola, e podemos entender facilidade o porquê dos passarinhos não comerem e nem bicarem as carambolas.

De fato, ela madura no pé e é uma deliciosa fruta, mas é também uma das poucas que o passarinho não come. Isso se deve a presença do ácido oxálico, que citamos acima.

A grande quantidade deste ácido inibe a ação dos passarinhos e eles evitam de bicar a fruta. Desta maneira, diferente de muitas outras frutas, a carambola não é consumida pelos passarinhos.

A natureza é sábia, e os animais agem de acordo com seus instintos, o passarinho simplesmente evita consumir a fruta e alimenta-se de outras.

Eles adoram comer mamão, abacate, seriguela, entre muitas outras que estão disponíveis nos pés.

Gostou do artigo? Confira outras curiosidades nos posts do Mundo Ecologia.

 

Veja também

Begonia Elatior no Vaso

Begonia Elatior: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Você gostaria de ter um jardim colorido e original, mas não sabe por onde começar? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *