Home / Plantas / Para que Serve o Jamelão? Ele e Comestível?

Para que Serve o Jamelão? Ele e Comestível?

O jamelão, cujo nome científico é Syzygium cumin, é uma árvore pertencente à Família Myrtaceae , originária da Índia e amplamente distribuída em países asiáticos como Malásia, Tailândia e Filipinas. A planta foi introduzida em muitos países do continente africano e na América Latina, onde se adaptou facilmente ao clima tropical e subtropical.

O Jamelão é Comestível

As frutas  do jamelão podem ser consumidas cruas ou transformadas em geléias, sorvetes, geleias, sucos, tortas, pudins etc.  A fruta roxa em forma de azeitona é suculenta, quase inodora, com um sabor agradável, levemente ácida, amarga e adstringente, tem cerca de 20 mm. de comprimento e 18 mm. de largura.  A adstringência pode ser removida embebendo a fruta em água salgada antes de cozinhá-la.  Uma bebida parecida com café é feita a partir de sementes secas e moídas.

O Jamelão é uma cultura de frutas muito antiga, cultivada há mais de 2.500 anos na Índia, onde é venerada por budistas e hindus. É considerado sagrado para Krishna e é frequentemente plantado perto de templos.  A árvore é amplamente cultivada nos trópicos e subtrópicos por seus frutos comestíveis.  Os frutos e as sementes (para fins medicinais) são vendidos nos mercados locais.  Também é plantado para sombra, ornamento, quebra-ventos e sebes.

Características do Jamelão

O jamelão é um arbusto ou árvore de crescimento rápido, atraente, compacto e sempre-verde, com uma coroa densa e frondosa.  Geralmente cresce de 10 a 15 metros de altura, mas pode atingir uma altura de até 35 metros. O tronco reto é curto, robusto e de ramificação baixa, geralmente com cerca de 40 a 100 cm de diâmetro. A casca imatura é marrom clara, enquanto a madura é marrom escura e escamosa.

As folhas têm 6 a 12  cm. de comprimento, coriáceas, verde-escuras, lisas, brilhantes e alongadas ou oblongas. As flores são pequenas, numerosas, perfumadas, brancas, cremosas ou esverdeadas. Não apresenta caules e nascem em fascículos nos galhos da árvore.  As frutas jambolanas são bagas, carnudas, elípticas e compostas de uma única semente central marrom escura. Os frutos podem ser encontrados em grupos de 4 a 20 em diferentes partes do dossel das árvores. Uma variante da árvore cria frutos de cor branca. A fruta oferece uma mistura de sabor bastante doce, levemente azedo e também adstringente e tem uma tendência a colorir a língua de roxo.

Para que Serve o Jamelão? 

A madeira do tronco é poderosa e também é resistente à água. Por esse motivo, é utilizado em dormentes e também na instalação de motores em poços. Geralmente é utilizado para fabricar móveis baratos e casas de aldeia, embora seja relativamente difícil trabalhar. A folhagem é utilizada como alimento para os animais, pois possuem ótimos nutrientes e vitaminas.

Além disso, a semente é utilizada em vários sistemas terapêuticos substitutos, como o Ayurveda (para tratar problemas diabéticos, por exemplo. Unani e também medicina tradicional chinesa para doenças digestivas. As folhas e a casca também podem ser usadas para controlar o nível de pressão arterial e também doenças gengivais. Vinho e vinagre também podem ser produzidos a partir da fruta.

Fruta Jamelão
Fruta Jamelão

A planta contém uma quantidade alta de antocianina, glicósido, etc., que contém propriedades medicinais. Não apenas a parte única da planta, mas todas as partes da planta contêm propriedades medicinais que vão das folhas até a casca e a raiz, todas de igual importância. As sementes desempenham um papel importante no tratamento do açúcar no sangue, pois ajudam a reduzir o nível de açúcar no sangue no corpo e também constituem muitos antioxidantes. Os pesquisadores desenvolveram muitos medicamentos a partir do extrato de jamelão, que podem ser benéficos no tratamento de muitas doenças:

Consumo de Jamelão Regula Níveis de Colesterol

O núcleo da semente de Eugenia jambolana pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol nos diabéticos.  O extrato de semente renovou o colesterol e também os níveis de triglicerídeos para fechar o normal e funcionou igualmente com a droga anti-diabetes glibenclamida. Os cientistas mencionaram que os antioxidantes flavonoides, juntamente com outros componentes energéticos da planta, podem ser responsáveis ​​pelas vantagens da redução do colesterol.

Extrato de Jamelão Combate Infestação de  Insetos

O extrato da planta matou larvas de Aedes aegypti, o mosquito que transfere a doença tropical da dengue. Os cientistas notaram um efeito completo entre os extratos das plantas e também a deltametrina, um inseticida químico comum. Os resultados da pesquisa mostram que Eugenia jambolana exibe possível como um método natural e ambientalmente seguro para gerenciar comunidades de mosquitos.

Jamelão na Mão
Jamelão na Mão

Jamelão Promove o Combate a Bactérias

O extrato de sementes de Eugenia jambolana pode ajudar no controle de várias infecções bacterianas resistentes a medicamentos.  Eugenia jambolana restringiu todas as cepas de bactérias na pesquisa com tubos de ensaio. O extrato de sementes não danificou os glóbulos vermelhos humanos e não foi tóxico em testes em animais. Esses tipos de resultados iniciais apoiam o uso convencional de Eugenia jambolana para lidar com infecções por micróbios e mostram sua possibilidade de desenvolvimento como um novo agente antimicrobiano.

Consumo de Jamelão Regula Níveis de Glicose

Na pesquisa com animais, doses de 200 miligramas por quilograma de peso corporal reduziram os níveis de glicose no sangue no décimo dia de suplementos. Os níveis de insulina e as quantidades de hemoglobina glicosada – um marcador de sangue que reflete os níveis de glicose nos três meses anteriores – também foram reduzidos para níveis quase normais após trinta dias. Em outra parte da pesquisa, Eugenia jambolana protegeu da úlcera estomacal por causa da secreção excessiva de ácido gástrico.

Consumo de Jamelão Protege o Estômago

O diabetes freqüentemente aumenta a chance de ulceração péptica. As sementes de Eugenia jambolana podem controlar úlceras por redução das secreções gástricas, Na realidade, o tratamento com a planta diminui a produção de ácido-pepsina muito melhor do que a droga anti-diabética glibenclamida Eugenia jambolana também melhora a produção de mucina e glicoproteína da mucosa no estômago, o que aumenta a camada protetora revestida de muco no estômago,

Veja também

Como se Faz Mastruz com Leite ?

A medicina natural está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Neste cenário, nomes famosos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *