Home / Plantas / Germinação do Girassol: Como o Girassol se Reproduz?

Germinação do Girassol: Como o Girassol se Reproduz?

Existem flores belíssimas no mundo. Mas, talvez poucas cheguem à magnitude de um girassol. Ter uma planta dessas em casa ou em um jardim é motivo de orgulho para quem gosta de um autêntico paisagismo.

Mas, você sabe como essa flor se reproduz? Então, fique atento, que explicaremos como essa flor faz pra gerar seus descendentes.

Características Gerais

O girassol, cujo nome científico é Helianthus annuus L., é uma planta anual, ou seja, possui um ciclo de vida que dura exatamente 1 ano, e depois disso, ela começa a morrer. Da família das Asteráceas, ele é originário das Américas do Norte e Central, e se caracteriza por ser uma planta de caule grosso e robusto, cuja coloração é esverdeada.

Uma das coisas mais impressionantes é o tamanho. Um girassol pode chegar a atingir 3 metros de altura, mas também existem aquelas versões em “miniatura”, digamos assim, que medem somente 40 cm de comprimento aproximadamente.

As suas folhas são ovais, opostas, pecioladas, com nervuras visíveis e bem ásperas. Já as flores são bem bonitas e grandiosas (não à toa, uma das partes do se nome científico – Helianthus – significa, literalmente, “flor do sol”).

Essas flores são caracterizadas por possuírem enormes inflorescências, de tamanhos que variam de 7 cm a 30,5 cm. Possui também um disco floral escuro e lígulas radiais de um amarelo bem vivo. As flores do girassol, inclusive, são conhecidas pelo fenômeno do heliotropismo, ou seja, um movimento que supostamente uma planta faz em direção ao sol.

Bom destacar que os girassóis, ao amanhecer, ficam com suas flores voltadas para leste, “seguindo” o sol ao longo do dia, e à noite estão voltadas para o oriente. Isso se deve ao fato da planta ser uma potente acumuladora de energia solar, o que permite que, junto com outros de seus componentes, ele seja valioso por conta de suas propriedades medicinais.

Significados em Torno do Girassol

Essa flor tem um simbolismo muito forte na nossa cultura. Em geral, o girassol está ligado a valores como sucesso, fama, felicidade e sorte. Outras simbologias também dizem que essa é a flor da vitalidade e da lealdade.

Por também representar a energia positiva do sol, essa flor se torna uma ótima opção de presente, em especial, se você deseja transmitir a sensação de felicidade ou se pretende comemorar alguma conquista bem importante.

Reprodução da Espécie

A reprodução do girassol é bem simples, e se dá como qualquer outra planta, através de sementes. Essas, por sua vez, são produzidas pelo girassol em grande escala nos períodos entre a primavera e o verão. No entanto, a reprodução pode ocorre o ano todo, em especial, se a temperatura ambiente for equilibrada, girando entre 18 e 30°C.

As sementes do girassol são geradas através de polinização manual, ou através de insetos que trazem o pólen de outra planta da espécie. Em algumas ocasiões bem raras, o girassol realiza a autopolinização. São as sementes geradas por esses processos que fazem o girassol se propagar. A germinação delas ocorre com grande facilidade, o que ajuda em todo o processo.

É bom deixar claro que se você resolver cultivar o girassol, e ele começar a murchar depois de 1 ano, não se preocupe, pois é completamente normal isso, visto que se trata de uma planta anual. O que você precisaria fazer é pegar as sementes que forem caindo, que estão localizadas na parte central da flor, e plantá-las, para que o ciclo de vida dele reinicie.

A profundidade na qual se deve plantar a semente de girassol é de até 4 cm no máximo, principalmente, se o plantio for para mudas, já que essa planta não tolera muito o transplante de um lugar para o outro. Entre uma e duas semanas, as sementes começam a germinar. Já, a irrigação dessa planta precisa se dar continuamente, mas, sem deixar o solo completamente encharcado.

Melhores Épocas Para o Plantio

Mesmo o girassol se dando muito em períodos relativamente curtos de seca, você pode aproveitar certos períodos do ano para plantar o seu girassol de maneira mais adequada, e fazer com que ele floresça com bastante vigor.

Existem alguns bons parâmetros que podem ser usados para o seu plantio, e um deles é que o girassol precisa estar em um solo úmido até o 60° dia após a germinação. Também pode ajudar bastante o fato da floração não coincidir com períodos muito úmidos ou frios. Tanto a floração como o enchimento de grãos também não podem coincidir com períodos muito chuvosos.

A própria colheita do girassol não deve igualmente coincidir com esses períodos de maior incidência de chuvas. Já no período situado entre a formação do botão floral até o final da floração não podem acontecer geadas.

Por fim, o momento de plantio do girassol deve, aí sim, coincidir com períodos de boas chuvas e temperaturas moderadas, que auxiliem na germinação.

Uso na Alimentação e Na Saúde

O girassol é praticamente cultivado em todos os continentes, apresentando características agronômicas importantes, muito por conta do seu crescimento rápido, e de sua grande resistência a extremos de temperatura, seja no calor, seja no frio. E, ele é tão cultivado pelo mundo principalmente por conta da qualidade do óleo que é extraído da sua semente. Esse óleo, por sinal, ajuda a combater o colesterol, pois desobstrui as artérias, e é considerado uma das melhores gorduras alimentares.

Isso tudo fora o fato de que o girassol é composto por algumas substâncias, como vitaminas B1, B2, B3, B6, D e E, proteínas, ferro, fósforo, iodo, cálcio, sódio e flúor, além de ser uma grande fonte de mel, podendo ser extraído até 40 kg desse produto em um único hectare plantado de girassol. Bom destacar, mais uma vez, que a época da floração ocorre no Outono, na Primavera e no Verão.

E, não obstante, o girassol também é bastante usado na área de cosméticos, pois o seu óleo é um ótimo amaciante capilar, também sendo apreciado para massagens corporais.

Então, gostou de saber mais sobre o girassol, em especial, como ele se reproduz? Como se vê, não é difícil cultivar essa flor, seja na sua casa, seja num jardim. Os cuidados são mínimos, e o ambiente ficará muito bonito.

Veja também

Curiosidades Sobre a Ameixa e Fatos Interessantes

A ameixa é um membro da família das rosas e é um parente próximo de …

3 comentários

  1. LUIZ ANTONIO FERREIRA FERREIRA

    bom dia eu queria saber se pode plantar o girasol mexicano por estaca

  2. LUIZ ANTONIO FERREIRA FERREIRA

    bom dia é muito importante pra mim essa resposta ,eu queria saber se pode plantar o girasol mexicano ,aquele que da no mato ,na beira da estada ,pode ser plantado por estaca

    • Bom dia!
      Não encontrei nenhuma informação quanto a isso. Então o mais recomendado é plantar a muda ou a semente em solo espaçoso com bastante acesso ao sol; ele também é muito recomendado para fazer cercas vivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *