Home / Plantas / Gerânio Cheiroso: Como Cuidar, Características e Fotos

Gerânio Cheiroso: Como Cuidar, Características e Fotos

Se a folhagem das espécies selvagens exala um cheiro de menta, a espécie mãe do gerânio cheiroso deu origem a muitas cultivares híbridas, com um pronunciado aroma de rosa.

Gerânio Cheiroso: Características E Fotos

O gerânio cheiroso é um arbusto da família geraniaceae, nativa da África do Sul, cujo nome científico é pelargonium graveolens. A planta desenvolve-se até 1,30 m de altura com um espalhamento de 1 m de largura, erecto, ramificação suficiente.

Os púberes, tornam-se lenhosos herbáceos com a idade e as folhas são profundamente lobadas, cerca de 4 x 6 cm. São macias e aveludadas ao toque, devido à presença de muitos pelos glandulares.

Para Harvey (flora capensis, 1894), o cheiro é balsâmico. Para Demarne e als, elas exalam um cheiro de menta, mas como Maria Lis-Balchin aponta, o cheiro muda fortemente durante a floração: notas de rosa se desenvolvem no momento da floração enquanto no resto do tempo o cheiro de menta domina.

As inflorescências são pseudopales, com 10 a 15 flores brancas a rosadas. As pétalas superiores são revestidas com vermelho granada, ápice arredondado, recuado e mais largo que as 3 pétalas inferiores.

Na África do Sul, a floração ocorre de agosto a janeiro (final do inverno até o início da primavera), com pico entre setembro e outubro. Algumas cultivares são frequentemente vendidas por suas supostas virtudes repelentes de mosquitos.

Gerânio Cheiroso: Cultura E Distribuição

A espécie prefere sol pleno. Ele suporta todos os tipos de solos bem drenados. Pode ser endurecido até -2°C em certas condições, mas será recomendado evitar os géis retornando-os para dentro com pelo menos 4 horas de sol por dia e um mínimo de 5°C.

Muito fertilizante o torna mais frágil e menos odoroso. É facilmente propagada por estacas no início da primavera ou no outono, em uma mistura arenosa. Aperte para promover a ramificação. A espécie selvagem está distribuída em duas regiões separadas da África do Sul:

No limpopo (anteriormente Northern Transvaal) localizado no extremo nordeste do país até a fronteira do Botswana, onde é regada durante o verão; e no Cabo Ocidental, localizado no extremo sudoeste do país, onde recebe chuva o ano todo.

Nessas duas regiões, o verão é quente e o inverno é ameno. Pelargonium graveolens cresce em áreas montanhosas, geralmente em barrancos úmidos. A espécie também foi observada no Zimbábue e Moçambique.

Gerânio Cheiroso: Óleo Essencial E Cultivares

Uma grande confusão reina na denominação dos pelargoniums perfumados cultivados por seu óleo essencial com cheiro de rosa. Muitas cultivares resultantes da hibridação entre várias espécies selvagens são designadas pelo nome de uma espécie natural como pelargonium graveolens (ou pelargonium capitatum, pelargonium radens, etc.).

Como parte da revisão do pelargonium, conduzida sob a direção da Universidade de Stellenbosch desde 1977, é estabelecido que o verdadeiro pelargonium selvagem é perfumado, sendo esses pelargonium radens e pelargonium graveolens, que desenvolvem um odor de menta e são octoplóides, enquanto pelargonium capitatum é muito pobre em óleo essencial, tendo um odor de rosa muito fraco.

Pelargonium graveolens e pelargonium radens são muito próximos: diferem apenas na morfologia de suas folhas. Van der Walt (1992) indica que pelargonium radens e pelargonium graveolens hibridizam espontaneamente na natureza. A composição de seu óleo essencial é quase idêntica.

Pelargonium Graveolens
Pelargonium Graveolens

Os terpenos responsáveis pelo odor das rosas, nomeadamente citronelol, geraniol, linalol e nerol, estão ausentes ou presentes em quantidades muito pequenas. A maioria das cultivares de gerânio cheiroso é heptaplóide. O alto grau de poliploidia e sua natureza híbrida tornam essas cultivares estéreis para o sexo masculino. A fruta não está formada.

O óleo essencial de gerânio cheiroso é produzido por destilação a vapor das folhas. Como o óleo essencial tem um rendimento muito baixo, são necessárias cerca de 1 tonelada de planta para produzir 1,5 kg de óleo essencial.

Gerânio Cheiroso: Como Cultivar

O gerânio cheiroso é uma planta não resistente que é cultivada no exterior ou na varanda no verão e em ambientes fechados durante o inverno. Certamente, não se preocupar com o inverno o usa como anual, porque seu crescimento é rápido.

O gerânio cheiroso requer um solo médio rico, mas bem drenado, tanto em vasos quanto no solo. Como todos os gerânios, ele tolera a seca, mas apodrece se suas raízes permanecem na água. A rega é regular, permitindo que o hotpot seque entre duas entradas de água.

É instalado no exterior na primavera, quando não congela, e invernado no outono, antes das primeiras geadas. O inverno é um período de descanso que requer pouca rega e uma sala fria de 12 a 15°C. Um tamanho severo no outono permite rejuvenescê-lo para o ano seguinte.

Um pequeno tamanho de alguns botões durante o verão o forçará a se ramificar ainda mais. Muito fertilizante os torna mais frágeis e menos cheirosos. Ele precisa de um mínimo de 4 horas de sol por dia.

Gerânio Cheiroso no Vaso
Gerânio Cheiroso no Vaso

Surgiram muitas variedades selecionadas por seus perfumes, com aroma de pinho, menta, eucalipto, citros, maçã, pimenta, gengibre, etc. As essências produzidas são baseadas em seus locais de cultura. A melhor essência é nativa da ilha de Bourbon na Reunião, a cultivar é chamada de geranium bourbon.

Os óleos essenciais são usados em cosméticos, mas também em fitoterápicos. Eles têm um efeito antiespasmódico, anti-inflamatório e adstringente. As folhas podem ser usadas como tratamento local na pele. Eles também têm um efeito repelente nos mosquitos.

O Gerânio No Mundo Ecologia

A flora tem sempre um espaço especial em nosso blog e não seria diferente quando se trata da infinidade de flores lindas que embelezam nosso planeta. Particularmente você vai achar aqui muitos artigos envolvendo gerânios de diversas espécies e cultivares, com oportunas informações de cultivo que podem ser aproveitáveis. Veja alguns exemplos abaixo de artigos com conteúdos semelhantes que podem lhe interessar:

Estes são apenas alguns de vários outros artigos que pode usufruir aqui, com ótimas leituras sobre gerãnios, bem como ainda muitos outros temas que certamente irão deter sua atenção e interesse. Assim é nosso mundo ecologia!

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *