Home / Plantas / Ficha Técnica Da Planta Viburno: Raiz, Folhas E Caule

Ficha Técnica Da Planta Viburno: Raiz, Folhas E Caule

Já imaginou a quantidade de plantas que existem por aí? São tantas que eu nem consigo mensurar, fora que além das que conhecemos pode ser que existam muitas outras que nem mesmo a ciência ouviu falar!

Viburno, este estranho nome pertence a uma planta pra lá de curiosa, ela é da classe dos arbustos e pode ter até 150 espécies espalhadas pelo mundo a fora.

Bom, se quiser saber mais sobre esta incrível espécie, então vai ter que se esforçar um pouco e ler toda esta matéria que eu lhe preparei! Vamos nessa!

Viburno: Suas Folhas, Raiz E Caule

Quer um arbusto perfeito para enfeitar o seu lar? Então você precisa conhecer mais a Viburno, ela possui folhas verdinhas com uma mistura de tons claros e escuros, sem contar que o seu visual é totalmente encantador, isso reforça ainda mais a ideia de que esta espécie pode servir como um belíssimo artigo decorativo!

Como é que eu vou conceituar as folhas da Viburno para você? Digo isso porque não há uniformidade alguma nelas, estas podem ser: ásperas, aveludadas, pontudas, enfim, tudo o que posso lhe dizer é que não há uma maneira uniforme em relação as folhas dela!

Viburno e sua Beleza
Viburno e sua Beleza

A Viburno pode ser usada para vários fins decorativos, existem pessoas que ousam bastante e chegam até criar jardins com esta planta formando um grande muro, enfim, opções é que não vão faltar para você se estiver pensando em usar esta planta com finalidades decorativas.

As Raízes da Viburno são grossas e fortes, mas isso não significa que ela possa sofrer impactos muito grandes, pois assim seria arrancada do solo facilmente.

O Caule da Viburno possui uma grossura bem considerável, como a planta se divide em muitos galhos centrais, ela precisa de um caule que consiga sustentar todo o peso dela.

Características Da Viburno

Eu falei das folhas, do caule e também da raiz da Viburno, mas acho que você vai ficar mais interessado(a) nas flores dela não é mesmo?!

Que tal ter uma planta que exala um aroma delicioso e ainda enfeita tudo a sua volta? É claro que estou falando da Viburno, pois as suas flores possuem tal potencial!

Se você adotar a Viburno vai ganhar de presente frutos deliciosos, tanto para humanos quanto para animais, eles podem ser bem saborosos.

Está procurando uma planta forte e resistente a temperaturas não muito favoráveis? Então nossa querida Viburno é perfeita para a ocasião!

Só lembrando que estamos falando de uma planta que possui muitas outras subespécies, cada uma delas tem as suas próprias características, portanto, algumas podem ser resistentes ou não, também cheirosas ou não!

Mesmo a Viburno sendo uma espécie presente na casa das pessoas, saiba que ela pertence a ambientes selvagens como os pântanos, mas pode nascer até mesmo em córregos.

Apesar de ser uma espécie que está sempre em ambientes abertos, ela não gosta muito de uma exposição total ao sol, somente de maneira parcial, mas isso não é só com a Viburno, muitas outras espécies possuem esta mesma característica.

Eu falei tanto da Viburno, mas esqueci de dizer quais são as origens dela, pois bem, ela está presente na América do Sul e no Sudeste da Ásia.

A maioria das espécies de plantas sofrem com os ataques de pragas, a Viburno não tem este problema, ela possui uma resistência as pragas.

Como o assunto é plantas, vou lhe mostrar algumas espécies que são bem fáceis de cuidar e que você pode ter bem aí na sua casa sem precisar se preocupar em relação a cuidados com elas!

As Plantas Mais Fáceis De Cuidar

A primeira da nossa lista é a “Comigo Ninguém Pode”, esta planta é bastante conhecida e cultivada aqui no Brasil. Esta espécie gosta de solo úmido, tal característica é algo que não se repete muito em outras plantas, mas tome cuidado com terras exageradamente encharcadas, isso sufoca e mata as raízes dela.

Assim como a Viburno, a “Comigo Ninguém Pode” é bem resistente a temperaturas desfavoráveis e ainda não sofre tanto o ataque de pragas como acontece com as outras espécies mais tradicionais. Uma característica assim é bastante excêntrica, dificilmente você verá algo desta magnitude!

Agora lhe apresento a Rosa-de-Pedra, esta espécie é uma suculenta, isso significa que as suas folhas são grossas e muito diferentes das outras espécies que estamos acostumados a ver por aí.

Não se esqueça de que o nome Rosa-de-Pedra traz um pouquinho de referência ao solo no qual esta planta nasce, este é realmente cheio de pedra e não de terra.

Se você é do tipo meio(a) esquecido(a) que sempre deixa uma tarefa pra trás, então saiba que a Rosa-de-Pedra é perfeita para a ocasião, ela consegue resistir por alguns dias sem receber aqueles cuidados básicos que toda planta precisa.

Não é à toa que as folhas da Rosa-de-Pedra são meio gordinhas, elas possuem tal aspecto porque estão repletas de água e este é o segredo que permite com que está planta fique por alguns dias sem água.

A Planta Viburno
A Planta Viburno

Você conhece a Vinca? Esta espécie belíssima pode te enganar por causa da aparência frágil que possui, ela não é uma simples plantinha cheia de beleza, mas trata-se de uma espécie cheia de força e algumas pessoas dizem que ela é bem teimosa por causa da sua insistência e vontade de sobreviver!

Hera, esta é a próxima espécie que eu quero lhe mostrar, ela mais se parece com aquela folhinha que fica na bandeira do Canadá.

Esta planta é da classe das trepadeiras, ela fica ótima quando o assunto é enfeitar jardins, nestes ambientes ela fica totalmente perfeitinha!

Já ouviu falar no Beijo-Turco? Com certeza ela é capaz de encantar qualquer um, pois as cores das suas flores são bem vivas e fortes, estes tons chegam quase a ser florescentes, eu particularmente acho que vale a pena cultivar uma espécie dessas.

Encerro esta matéria na esperança de que você tenha gostado deste conteúdo, em breve novas matérias serão postadas aqui!

Até a próxima!

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *