Home / Plantas / Cores da Flor Primavera: Roxa, Branca, Amarela e Vermelha

Cores da Flor Primavera: Roxa, Branca, Amarela e Vermelha

Sinônimo de áreas subtropicais e tropicais em todo o mundo, as cores da flor primavera são mesmo um show. Ela traz as tonalidades quentes intensas em cascata, suavizando e embelezando edifícios, paredes, cercas, pátios e mandris.

É difícil imaginar o paisagismo tropical e subtropical antes da introdução dessas plantas no início do século XIX. A cor é devida às brácteas que envolvem as verdadeiras flores brancas tubulares delgadas. A floração é afetada pela água, temperatura e luz, condições do solo e fertilização e poda.

Se você deseja saber mais sobre essa flor maravilhosa e suas colorações, não deixe de ler o artigo até o fim. Confira todas as informações!

Descrição da Flor Primavera

A flor primavera também é conhecida como buganvília. Seu nome se deve ao botânico francês que a descobriu, Louis Antoine Bougainville. A espécie foi reconhecida quando ele fez uma viagem às terras brasileiras no ano de 1790, levando uma muda para Paris.

A flor primavera é uma videira verde vigorosa da família das quatro horas (Nyctaginaceae), nativa da América do Sul. Algumas variedades crescem como arbustos eretos ou como formas anãs.

Três flores são carregadas em cada nó do caule, com flores cercadas por três brácteas, resultando em uma espessa cobertura vegetal com massas de cor. As cores da flor primavera na bráctea podem ser brancas, roxa, amarela e vermelha. Essas tonalidades são capazes de serem alteradas com a idade das brácteas, sendo mais profundas ou mais pálidas, dependendo de onde a planta é cultivada.

Cuidados Com a Espécie

Luz e Temperatura

As flores primavera prosperam com o calor e o sol. As plantas precisam de pelo menos 5 horas de luz solar diária para florescer, com mais horas, se possível, e preferem exposições diretas.

Como é nativa das áreas equatoriais, onde os dias e as noites têm aproximadamente o mesmo comprimento durante todo o ano, as cores da flor primavera podem ser melhor vistas durante a primavera e o outono, quando essas condições ocorrem.

O florescimento dura de 3 a 5 semanas. Nos trópicos, isso é seguido por outro período de crescimento vegetativo, produzindo mais brotos, de modo que a floração é virtualmente contínua.

Água

Quando plantadas pela primeira vez, as plantas jovens precisam de rega regular para estabelecer raízes profundas. Isso leva cerca de 2 anos. Deixe o solo secar alguns centímetros entre as regas.

Após o estabelecimento, as flores primaveras florescem melhor se o solo estiver seco o suficiente para que as folhas comecem a murchar. Entretanto, depois elas absorvem a umidade para que a água ultrapasse a zona radicular.

A rega excessiva promove o crescimento vegetativo em vez de flores. As raízes são esbeltas e frágeis e não gostam de perturbações. Portanto, coloque a planta em sua localização permanente e não a transplante.

Para uma melhor floração e para que se veja nitidamente as cores da flor primavera, deixe a planta ficar presa ao vaso. Somente depois é que se poderá passar para o próximo vaso de maior tamanho. Só tome cuidado para não danificar as raízes. Plantas com raízes danificadas podem levar semanas para se recuperar o suficiente para florescer.

Solo e Fertilizantes

Para proteger ainda mais as raízes, é necessário um solo bem drenado. Ao ar livre, localize as plantas em local apropriado para que a água não se acumule nas raízes.

Use uma mistura que tenha 1/3 a 1/2 de perlita para garantir a drenagem, além de material orgânico e areia. As plantas não florescem se o solo for mantido muito úmido. Melhores resultados de floração são obtidos se um fertilizante de baixo nitrogênio for aplicado antes que o crescimento surja e produza botões de flores.

Uma formulação de fertilizante de 6-8-10 mais ferro e elementos menores fornece floração abundante e cores da flor primavera mais intensas, sem crescimento vegetativo excessivo. Retenha o fertilizante durante o clima mais frio quando a planta não estiver crescendo.

Flor Primavera Plantada no Vaso
Flor Primavera Plantada no Vaso

Poda

A maioria das variedades dessa planta produz flores mais abundantes se as pontas dos galhos forem cortadas. Dessa forma é possível incentivar a ramificação lateral.

As flores primavera florescem com um novo crescimento dessa maneira, portanto, mais ramificações laterais proporcionam mais pontos de crescimento. Após a floração, corte os ramos com flores desbotadas antigas.

Use luvas e evite os espinhos afiados no crescimento mais velho. Pode as plantas conforme necessário para manter a flor em um tamanho apropriado para o vaso.

As Cores da Flor Primavera

Roxa

Flor Primavera Roxa
Flor Primavera Roxa

Entre as cores da flor primavera podemos encontrar o tom roxo. E entre esse tom existem muitas variedades da espécie. Algumas são videiras grandes com grandes brácteas vermelho-púrpura. Outras, são os tipos de plantas particularmente vigorosas com brácteas púrpura-rosa. Há ainda uma variedade que oferece duas cores ao longo de sua vida, já que as brácteas douradas envelhecem até chegar no roxo.

Vermelha

Flor Primavera Vermelha
Flor Primavera Vermelha

Muitas variedades de cores da flor primavera podem ser plantadas. Entretanto, uma das mais populares é a vermelha. E entre as espécies, as que possuem essa tonalidade são uma das mais resistentes.

Existem as flores favoritas dos jardineiros com as folhas grandes e brácteas vermelhas duradouras. A planta em si pode ser treinada para formar uma árvore com estacas. Já outras crescerão como um arbusto que se espalha e cresce pendurada, assim, é uma boa opção para permanecer em cestas. Vários exemplares têm flores duplas rosadas, exigindo muito calor para suas flores vermelhas.

Amarela

Flor Primavera Amarela
Flor Primavera Amarela

Apenas um punhado de variedades de cores da flor primavera é amarela, com alguns exemplares diferenciando de um amarelo vibrante ao ouro. Essa tonalidade pode ser encontrada mostrando uma folhagem pesada, mas pouca, tendo uma flor amarelo-laranja.

A planta jovem, com brácteas amarelas douradas, ao envelhecer pode se tornar um tanto quanto rosada.

Branca

Flor Primavera Branca
Flor Primavera Branca

As flores brancas são fáceis de encontrar e estão disponíveis em muitas variedades. Ao florescerem jovens, têm uma flor branca com veios verde claro. O encantamento dessas maravilhosas adições de jardim se mostra como uma videira vigorosa. O seu crescimento é grande e notável, com flores brancas puras.

Agora que você já conhece as cores da flor primavera, ficará mais fácil escolher uma (ou todas) para plantar em seu jardim. Pode ter a certeza de que será uma opção muito assertiva.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Um comentário

  1. Quero comprar a primavera vermelha e a amarela, duas de cada, o mais crescida possível. Onde consigo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *