Home / Animais / Animais Que Começam Com a Letra J: Nome e Características

Animais Que Começam Com a Letra J: Nome e Características

Os animais podem ter todo um mundo de características e detalhes, algo que os torna muito diferentes uns dos outros. Portanto, é possível afirmar que muitos animais são até mesmo diametralmente opostos uns aos outros.

De qualquer maneira, é interessante estudar sobre o mundo desses animais, de forma a sempre compreender um pouco mais sobre o que se passa nesse universo tão vasto.

Assim, uma possível separação no mundo animal, ainda que imprecisa quanto às características, é definir os diferentes seres vivos de todo o planeta a partir da letra inicial do nome. Isso porque, dessa forma, ao menos seria possível ter algum tipo de ordem, mesmo que em nada tenha a ver com os detalhes realmente apresentados por esses animais.

Logo, os animais que começam com a letra A podem ser muito diferentes entre si, tal como aqueles que possuem a letra J como ponto de partida para o seu nome. Em todo caso, a experiência é válida para aprender sempre um pouco mais sobre o modo de vida e as informações mais importantes a respeito do mundo animal. Veja abaixo uma lista de animais que possuem o J como letra inicial do nome.

Jacaré

O jacaré está entre os animais mais famosos de todo o Brasil, sendo um tipo animal muito popular em grande parte do país.

Assim, como o Brasil apresenta temperaturas altas na maior parte do ano e também possui muitos lagos e riachos, o jacaré encontra no país um cenário ideal para a manutenção da sua temperatura interna. Isso porque, como se sabe, uma das grandes características dos jacarés é o fato de o réptil ter a sua temperatura interna definida pela externa. Ademais, o jacaré ainda apresenta uma série de outros detalhes característicos. Entre eles está o fato de poderem medir de 1,2 a mais de 5 metros de comprimento, mostrando como esse animal pode ser grande, forte e até mesmo muito rápido.

Além disso, o jacaré ainda pode pesar de 6 a 400 quilos quando em fase adulta, sempre a depender da espécie em questão e também da oferta de alimentos para o animal ao longo da sua vida. Vale lembrar que o jacaré não consome apenas a carne animal, podendo ainda comer frutas e plantas. Porém, caso haja uma grande oferta de carne, é natural que o jacaré opte pela carne em detrimento aos outros tipos de alimentos.

Javali

Javali
Javali

O javali não é um animal típico do Brasil ou da América do Sul, mas ainda assim a sua fama pela região é muito grande. Isso porque o javali está presente em quase todas as outras partes do mundo, sendo comum na Europa, Ásia e África. Portanto, o javali acaba por ser fazer famoso em grande parte dos países do mundo.

Em relação às suas características, o javali pode apresentar algumas subespécies, o que torna mais complicado definir exatamente o seu modo de vida. Entretanto, ainda assim é possível saber como o animal interage com o meio e com os outros animais, além das suas informações pessoais.

No caso, o javali pode pesar de 50 a 350 quilos, podendo medir de 1,4 a 1,8 metros de comprimento. Tudo sempre depende do tipo de javali em questão e da forma como foi cuidado ao longo da sua vida. Ademais, o animal serve de alimento para ursos, lobos e outros animais em grande parte dos locais onde vive.

Isso porque a carne de javali é tida como saborosa, o que desperta ainda mais o interesse. Por fim, o javali foi introduzido na América do Sul por volta da década de 1990, se espalhando mais do que deveria, já que o javali não possui predadores naturais nessa região do mundo.

Jumento

Jumento
Jumento

Set NextGEN featured image

O jumento pode ser chamado de asno, jegue ou ainda de burro. Porém, em muitas partes do Brasil o animal atende pelo nome de jumento, o que dá a oportunidade de essa mamífero entrar na lista dos animais que iniciam seu nome com a letra J. Utilizado desde a pré-história, o jumento sempre foi usado como um animal de carga, sem aspirações mais complexas ou tratamento de mais qualidade em nenhuma parte do mundo.

Isso porque esse tipo de animal é considerado como muito resistente pelas pessoas que trabalham no campo, algo fundamental para o trabalho pesado. Contudo, em alguns casos mais isolados é possível ver o jumento como animal de montaria, sobretudo em momentos de subidas de ladeiras ou morros, por exemplo.

Com o alto risco de lesionar um cavalo de raça, por inúmeras vezes as pessoas usaram o jumento para tal trabalho ao longo de toda a história humana. O animal costuma ser barato e ter modo de vida muito tranquilo, sendo fácil de lidar e de cuidar, além de quase nunca apresentar problemas de saúde. Por todos esses detalhes tão positivos para o dono, o jumento é bem aceito pelo mercado.

Jabuti

Jabuti
Jabuti

O jabuti é mais um dos animais a compor a lista. Muito comum no Brasil, o animal é bastante popular na América Latina, o que facilita bastante a sua manutenção no país. O jabuti pode ser visto, assim, tanto em locais mais secos como em ambientes úmidos. Esse é o caso do animal no Brasil, por exemplo, onde vive no Cerrado, nas savanas brasileiras, mas também habita a Floresta Amazônica.

A diversidade de locais habitáveis pelo jabuti também mostra como esse ser vivo se adapta de maneira relativamente fácil aos novos ambientes. O jabuti pode chegar até os 80 anos de vida quando bem cuidado, sobretudo quando criado em cativeiro, sem o perigo de predadores. Isso porque, apesar do seu forte casco protetor, o jabuti sofre com a ameaça de predadores em todos os locais em que habita no Brasil.

Ademais, o animal ainda pode chegar aos 70 centímetros de comprimento, embora o mais comum seja ver animais menores, alguns podendo ser pegos por apenas uma mão. Um tipo de morte bastante comum para o jabuti é por afogamento, já que esse animal apenas sabe viver em terra, assim como as pessoas. Portanto, caso tenha um exemplar de jabuti, jamais mantenha o animal perto de fontes de água profundas.

Veja também

Cabra Treinada

Qual a Diferença Entre Caprinos e Ovinos ?

Os caprinos pertencem ao gênero taxonômico Capra, ao passo que os ovinos pertencem ao gênero …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *