Home / Plantas / Comprar Bambu: Onde Encontrar e Preço de Venda

Comprar Bambu: Onde Encontrar e Preço de Venda

A popularidade do bambu está aumentando ano após ano e muitas histórias incríveis são contadas sobre esta planta. Mas é tudo verdade o que eles dizem sobre ele? Realmente cresce 1 metro por dia? Ele é originário da China? Como comprar bambu?

Neste artigo, você descobrirá todos os fatos reais sobre essa planta bonita, útil e mágica! Confira como poderá fazer para adquirir uma e ficar plenamente satisfeito!

Qual é a Origem da Palavra “Bambu”?

A origem da palavra bambu vem da palavra malaia “Mambu”. O malaio é a língua nacional da Malásia e da Indonésia. No final do século XVI (1590-1600), os holandeses o nomearam “Bambus”. Após, recebeu o nome neo-latino de “Bambusa”.

Alguns afirmam que a palavra malaia original era “Bambu”, semelhante ao som que faz quando o bambu explode em fogo aberto. Quando o bambu é aquecido, o ar nas câmaras de entrenós vazadas e seladas se expande e causa um som explosivo.

O Bambu é uma Árvore ou uma Grama?

O bambu é pertencente à uma subfamília Bambusoideae, incluindo a família que é perene de gramas Poaceae (Gramineae). O botânico Charles Kunth, um alemão, foi quem publicou as descobertas taxonômicas em 1815, pela primeira vez. Das gramíneas existentes, o bambu se mostra sendo o maior, bem como o único a se diversificar em meio à floresta.

Embora os bambus sejam um tipo de grama, diversas espécies grandes lenhosas possuem a aparência de uma árvore. Elas são comumente chamadas como “árvores do bambu”. Contudo, existem determinadas diferenças que são essenciais entre as árvores e as gramíneas.

Para comprar bambu, deve-se levar em conta todos os detalhes. Ele não aumenta em altura e diâmetro. Um colmo único atinge o máximo de altura em somente uma estação do crescimento. Assim persiste durante vários anos, e aumenta gradualmente os números dos ramos laterais, sem se ampliar nem aumentar.

Outra importante diferença é que o bambu não tem casca, tal como a árvore. Ele tem folhas protetoras que ficam em torno do colmo (chamadas de bainhas do colmo) nos estágios iniciais do desenvolvimento.

Onde o Bambu Cresce?

Os bambus ocorrem nativamente em 5 continentes: África, Ásia, América do Sul, América do Norte e Austrália. Em outras palavras,  todos os continentes, exceto a Antártica e a Europa, têm bambu.

Os bambus crescem nas regiões tropicais e subtropicais da Ásia, Brasil, África e América Latina, estendendo-se até o norte, como o sul dos Estados Unidos ou centro da China, e até o sul, como a Patagônia. Eles também crescem no norte da Austrália.

O bambu é encontrado naturalmente como vegetação secundária nas florestas, mas em alguns casos, ele é o tipo de vegetação dominante. É o caso do nordeste da Índia, onde o bambu cobre muitos milhares de quilômetros quadrados e nas encostas das montanhas do leste da África.

Bambu no Vaso
Bambu no Vaso

Ao comprar bambu tenha a ciência de que ele também pode tolerar condições extremas que a maioria das plantas não pode. Algumas espécies podem crescer do nível do mar até 4000 m nos Andes e no Himalaia, suportando temperaturas bem abaixo de – 20º C.

Quantas Espécies Existem?

A subfamília Bambusoidaea consiste em bambus lenhosos e herbáceos, com 1575 espécies identificadas em 111 gêneros diferentes.

Cerca de 100 espécies são usadas comercialmente, das quais 20 são identificadas como espécies prioritárias para aqueles que desejam comprar bambu e iniciar o plantio. Além dessas espécies comercialmente importantes, muitos bambus ornamentais atraentes são cultivados em viveiros para fins de paisagismo.

Qual a Rapidez Com Que a Planta Cresce?

O bambu é composto por muitas espécies diferentes, todas com taxas e características únicas de crescimento. Dizer que o bambu cresce 1 metro por dia é enganoso, pois nem todos os tipos crescem tão rápido. Portanto, deve-se sempre especificar qual é qual.

Dito isto, o Guinness World Records afirma que o recorde mundial da planta que mais cresce na Terra pertence a certas espécies de bambu que crescem até 91 cm por dia. Isso equivale a quase 4 cm por hora, ou a uma velocidade de 0,00003 km/h.

Mudas de Bambu
Mudas de Bambu

Essas taxas de crescimento podem ser estabelecidas quando há condições ideais de solo e clima. Por exemplo, algumas taxas alcançam até 1 metro por dia para o bambu chinês Moso (Phyllostachys edulis). Outra espécie com taxas de crescimento rápidas e incríveis é o bambu Madake (Phyllostachys bambusoides).

Qual é o Tamanho?

Você quer comprar bambu? Saiba qual o seu tamanho primeiro para ver se terá condições e espaço de cultivo. Os bambus herbáceos geralmente são pequenos e se assemelham a grama e têm apenas alguns centímetros de altura.

Já os lenhosos (dependendo da espécie) podem crescer até 30 m de altura e 20 cm de diâmetro. Daí a razão pela qual costumam ser confundidos por serem “árvores”. A espécie de bambu Dendrocalamus sinicus é considerada o maior bambu do mundo, atingindo 40 m de altura e 30 cm de diâmetro.

O Bambu Sobreviveu a Hiroshima

Hiroshima
Hiroshima

Um exemplo extraordinário da resiliência do bambu é o fato de ser  a única planta a sobreviver à radiação dos bombardeios atômicos em Hiroshima, Japão, em 1945.

O calor incinerador destruiu todas as árvores e outras plantas, exceto um bosque de bambu. Desde então, o bosque foi removido, mas os colmos são preservadas em um museu em Hiroshima.

O Bambu da Sorte é Realmente Bambu?

A imensamente popular planta ornamental de casa que acredita-se trazer energia positiva e prosperidade para quem a coloca em casa ou no escritório, na verdade não é um bambu!

Se você comprar bambu da sorte, achando que é o mesmo bambu grande e imponente, está errado. Este é originário do continente africano, amplamente cultivado na China e Taiwan, sendo exportado para todo o mundo. Ao contrário dos bambus reais, o bambu da sorte cresce muito lentamente em cerca de 10 cm por ano. Os caules são geralmente vendidos quando têm entre 10 cm e 100 cm de altura.

Bambu da Sorte
Bambu da Sorte

Como Fazer para Comprar Bambu?

Se você deseja comprar bambu pode pesquisar em alguns sites na Internet. Sem contar com as lojas especializadas em plantas que estão espalhadas por todo o país. O preço médio é de R$ 30,00.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *