Home / Animais / Anêmona Saca-Rolhas: Características, Nome Cientifico e Fotos

Anêmona Saca-Rolhas: Características, Nome Cientifico e Fotos

A Anêmona Saca-Rolhas, cujo nome científico é Macrodactyla doreensis, é uma anêmona grande e bonita. O Macrodactyla doreensis é natural do Pacífico Oeste-Indo, do  Japão às Maurícias, Filipinas, Nova Guiné, norte da Austrália e leste da Indonésia.

Existem mais de 1.000 espécies de anêmonas marinhas encontradas nos oceanos do mundo em várias profundidades, embora as maiores e mais variadas ocorram nas águas tropicais costeiras. Eles executam todo o espectro de cores e podem ser tão pequenos quanto meia polegada ou tão grandes quanto 1,8 m. de diâmetro.

Como águas-vivas e corais, as anêmonas pertencem ao grupo Cnidarians. O nome Cnidaria vem do latim cnidae, que significa ‘urtiga’. Todos os animais deste grupo têm células picadas que eles usam para a captura de presas e para se protegerem de predadores. As anêmonas-do-mar são animais simples, geralmente presos a superfícies duras, como rochas e pedregulhos. No entanto, também existem anêmonas escavadoras que se enterram na areia, lama ou cascalho.

Características da  Saca-Rolhas

De um vermelho acastanhado a laranja com manchas brancas distintas no pé, é uma excelente peça central de baixo nível. Esta anêmona gosta de brilhar leve, areia e lama fina e um sistema maduro. Certifique-se de ter um substrato macio de 10 cm. ou mais. Os corais esmagados não funcionarão muito bem com o tentáculo longo, pois os corais podem dilacerar seus pés.

A saca-rolhas possui um corpo mole e macio que pode ter a forma de um tubo. A cor é marrom, ou marrom avermelhado a laranja, e eles têm manchas brancas distintas no pé.

Os tentáculos estão mais afastados do que as anêmonas semelhantes,  estão na superfície do disco oral, com a boca no centro. As cores do tentáculo podem ser brancas com pontas rosa, rosadas, castanhas ou roxas. Os tentáculos também podem ter um padrão básico, saca-rolhas ou estriado.

Embora as anêmonas marinhas sejam principalmente venenosas apenas para suas presas, algumas espécies são conhecidas por serem altamente tóxicas para os seres humanos. Alguns são até potencialmente letais para os seres humanos por causa de suas toxinas.

Em estado natural, a anêmona do saca-rolhas nem sempre é hospedeira de peixes-palhaço, embora ocasionalmente sejam encontrados em um relacionamento simbiótico. No cativeiro, é uma brincadeira, às vezes eles hospedam um palhaço e às vezes não. Mas esta é uma linda anêmona que se manterá bonita, mesmo que um peixe-palhaço não a atinja.

Algumas anêmonas têm Acrorhagi, que são basicamente tentáculos debaixo do disco oral. Estes são expostos quando a anêmona é fechada.

História Natural da Saca-Rolhas

Alguns predadores da anêmona do saca-rolhas incluem certos peixes-anjo, alguns peixes-borboleta e estrelas do mar predadoras. Em geral, se essa anêmona está se movendo, não está feliz.

Algumas anêmonas, como seus primos de coral, estabelecem relações simbióticas com algas verdes. Em troca de fornecer o porto seguro das algas e a exposição à luz solar, a anêmona recebe oxigênio e açúcar, os subprodutos da fotossíntese das algas.

Eles formam outra aliança simbiótica mais famosa com peixes – palhaço , que são protegidos por uma camada de muco que os torna imunes à picada da anêmona. O peixe-palhaço vive dentro dos tentáculos da anêmona, obtendo proteção contra predadores, e os petiscos de anêmona nos restos das refeições do peixe-palhaço.

Anêmona Saca-Rolhas em Cativeiro

Saca-Rolhas
Saca-Rolhas

Ao selecionar um anêmona do saca-rolhas, tome cuidado para não comprar uma anêmona branqueada ou uma anêmona de cor artificial. Essas condições, principalmente o branqueamento, podem ser fatais, pois trabalham para limpar toda a sua cor falsa e depois mudam a cor que era originalmente, um marrom bronzeado ou avermelhado.  Anêmona do saca-rolhas pode ser difícil de cuidar, pois possui altas necessidades de iluminação.

Ao adquirir sua saca-rolhas, se estiver presa a uma rocha, o ideal é que você também possa comprá-la. Se você não puder comprar a rocha, direcioná-la para a água ou movê-la suavemente de cabeça para baixo debaixo d’água enquanto faz cócegas no pé pode funcionar.

Como Cuidar de Anêmonas Saca-Rolhas

Um polímero sintético que remova as impurezas solúveis e insolúveis da água a uma taxa e capacidade excepcionalmente altas, ajudando a controlar amônia, nitritos e nitratos são sugeridas, além de adições de iodo e oligoelementos, para cuidar da qualidade da água.

O ambiente típico de rocha viva e recife com um substrato somente de areia é o que é necessário para sua anêmona saca-rolhas. A anêmona saca-rolhas se prenderá a uma superfície dura através da areia. Uma vez protegido, se estiver feliz, permanecerá no lugar. Se não estiver feliz e estiver se movendo, verifique a iluminação e a qualidade da água, e também certifique-se de alimentá-lo adequadamente.

Reprodução da Anêmona Saca-Rolhas

As anêmonas-do-mar têm muitos métodos fascinantes de reprodução com algumas espécies, usando uma combinação de técnicas. Alguns, incluindo  Beadlet  e margarida anêmonas  se reproduzem através de fertilização interna, liberando totalmente formados anêmonas jovens de suas bocas.

A maioria das anêmonas pode se reproduzir assexuadamente através da brotação, onde fragmentos se rompem e se desenvolvem em novos indivíduos. Alguns se esticam ao longo de sua base e se dividem no meio, resultando em duas novas anêmonas de tamanho igual. Este método é chamado de fissão longitudinal. Em outros, pequenos pedaços de tecido se partem da base formando pequenas anêmonas. Esse método é chamado de laceração basal.

Descrição das Anêmonas

Uma anêmona do mar é um invertebrado predador sem ossos que vive debaixo d’água e se parece com uma flor. Eles tendem a manter objetos firmes no oceano ou no mar e esperam a vida marinha passar para pegar com seus tentáculos. Seus tentáculos têm ferrões que são venenosos, e tentam guiar os peixes capturados ou outra vida marinha até a boca da anêmona-do-mar.

As anêmonas do mar são consideradas carnívoros e podem ter um diâmetro de meia polegada a seis pés. Algumas das espécies de anêmona-do-mar podem viver até 50 anos. Eles se movem deslizando ou fazendo movimentos lentos com o disco do pedal ou nadam. Algumas anêmonas do mar não se prendem a objetos e flutuam de cabeça para baixo na água com a ajuda de uma câmara de gás no disco do pedal.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *