Home / Plantas / Como Plantar e Cultivar Trombeta de Anjo em Vasos

Como Plantar e Cultivar Trombeta de Anjo em Vasos

A trombeta de anjo é uma das das flores mais belas e procuradas para cultivo, já que seus efeitos paisagísticos chamam a atenção e encantam qualquer pessoa.

Já pensou em ter algumas destas flores no seu quintal? Então continue acompanhando este post porque mais abaixo vamos mostrar como plantar e cultivar a trombeta de anjo em vasos.

Conheça a seguir o que é a trombeta de anjo, suas principais características, efeitos e taxonomia!

Trombeta de Anjo: O que é?

A trombeta de anjo é uma planta muito utilizada na composição de jardins, sobretudo para efeitos paisagísticos e embelezamento do local.

Ela recebe diferentes nomes populares, então pode ser que você conheça-a por outro nome, entre eles estão:

  • Cartucheira
  • Trombeteiro
  • Trombeteira
  • Datura
  • Sete Saias
  • Saia Branca
  • Trombeta-cheirosa

Ela é uma planta de rara beleza, com flores brancas e caídas, no formato pendular, o que lhe dá o nome de “trombeta”.

Cientificamente, ela recebe o nome de Brugmansia Suaveolens e está presente na família botânica Solanaceae. Desta maneira, pertence ao vasto grupo das asterídeas.

Trombeta de Anjo Características

Muitos confundem o seu gênero com o Datura, pois eles possuem características semelhantes e por isso gera a confusão. Mas a principal diferença entre elas é que uma é perene e lenhosa e outra não.

Ela pode ser amplamente encontrado aqui no Brasil, já que adora climas mais quentes e tropicais. Sendo assim, você já deve ter visto alguma em jardins próximos à sua residência.

Ela é nativa da América Central e América do Sul, por isso adaptou-se muito em temperaturas quentes.

É fundamental ter a consciência de que essa planta é utilizada apenas para fins paisagísticos, pois pode ser extremamente prejudicial ao organismo humano se consumida.

Ela contém substâncias tóxicas, com alto nível de alcalóides, podendo causar diferentes reações se consumida.

Então atente-se quando for manuseá-la, já que apenas o contato pode desencadear tais toxinas.

Os povos nativos da América Central e do Sul utilizavam-na para rituais, como enteógenos e planta medicinal. Ou seja, para eles é considerada uma planta sagrada.

Porém, após a sua disseminação nas cidades, muitas pessoas começaram a fazer uso recreativa de seus efeitos, sem buscar um contato ritual.

Fato que desencadeou diversos problemas em muitas pessoas e a planta foi proibida para fins recreativos, hoje ela é utilizada apenas para fins paisagísticos.

Conheça a seguir as principais características da trombeta de anjo!

Características da Trombeta de Anjo

A planta possui um porte arbustivo, de modo que não cresce muito e ideal para ser cultivada em vasos (que vamos ensinar mais abaixo).

A planta em si, pode medir até 50 centímetros se estiver em um local adequado e com espaço para ela se desenvolver.

Porém a altura varia muito, podendo ser apenas 20 centímetros ou alcançar os 50 cm, tudo depende do local e dos tratamentos que ela receber.

As folhas são grandes, arredondadas e possuem um tom de verde claro, elas são “recortadas” e podem chegar até 30 centímetros de comprimento e 15 cm de largura.

Já os seus pecíolos, responsáveis por conectar a folha ao caule, podem ser menores e medir cerca de 5 a 10 cm. Eles possuem uma função importantíssima na estrutura da planta.

Sua rara beleza deve-se sobretudo às flores, que se comportam em formas pendulares, “caídas”, exatamente em forma de “trombeta”.

A trombeta de anjo possui flores brancas ou amarelas, porém há muitas variações que puxam o tom para o vermelho rosado, azul, entre outros.

Elas possuem um perfume intenso, são muito cheirosas e exalam o odor no local onde estão.

Além disso, podem ficar grande e alcançar até 25 centímetros. Fato que chama ainda mais atenção.

Sendo assim, a trombeta de anjo é muito procurada para o cultivo, para enfeitar o ambiente, pois suas flores são muito bonitas e não há como se encantar com elas.

Está pensando em cultivar a trombeta de anjo? Veja as dicas abaixo para animar o seu jardim e cultivar essa bonita e delicada planta em seu jardim!

Como Plantar e Cultivar a Trombeta de Anjo em Vasos

Para plantar a trombeta de anjo você vai precisar se atentar a alguns fatores primordiais para que ela se desenvolva da maneira correta e dê belíssimas flores.

Mas antes disso, vamos dar um aviso muito importante: De maneira alguma, toque na planta sem utilização de luvas ou proteção, sobretudo em regiões como a boca ou o nariz.

Além disso, se você tem crianças, cachorros ou outros animais que podem ter contato acidental com a planta, evite cultivá-la, a não ser que seja em um local apropriado.

Mas enfim, dada as devidas precauções, vamos ao passo a passo:

  1. Primeiramente para cultivar a trombeta de anjo você precisa de um local, ou seja, ou pode plantar diretamente na terra, ou pode cultivá-la em vasos. Recomendamos que escolha um vaso grande e fundo, para que suas raízes possam infiltrar.
  2. Procure por uma muda de tromba de anjo, você pode encontrar tanto na internet, como em feiras, lojas agrícolas ou pode pedir um ramo para alguém que já possua a planta.
  3. Faça um buraco levemente profundo na terra (que deve ser drenada e rica em matéria orgânica) e posicione a muda (é importante o buraco ser maior que o torrão).
  4. É importante lembrar que você deve deixar a planta no sol, ela adora temperaturas mais quentes, porém, o ideal é cultivá-la em períodos chuvosos.
  5. Feito isso, é importante lembrar de regá-la, mas com cautela, não pode encharcar o vaso, se não a planta morre afogada.

Plantar e cultivar a trombeta de anjo é simples, ela é uma planta versátil, que se adapta às mais adversas condições e não exige muitos cuidados.

Os principais cuidados e precauções que você deve ter são os que falamos acima, de não tocá-la sem proteção, nem mesmo deixar crianças ou cachorros aproximam-se delas, pois todas as partes da planta são tóxicas.

Vale destacar que ela é muito utilizada para fins medicinais, porém o seu uso como medicamento deve ser acompanhado e indicado por um especialista.

Gostou do artigo? Deixe um comentário e compartilhe  com seus amigos e amigas nas redes sociais.

 

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.