Home / Plantas / Como Os Cactos Fazem A Fotossíntese?

Como Os Cactos Fazem A Fotossíntese?

Você pode saber muito sobre várias flores, mas o que sabe sobre os Cactos? Estes arbustos um tanto estranhos possuem uma força que foge a compreensão humana, pois como pode uma espécie nascer e sobreviver nos locais mais precários e ainda garantir a sua própria subsistência?

Ei, o que sabe sobre a Fotossíntese? Sabia que as plantas a realizam com o objetivo de garantir a sua sobrevivência? Mas como isso ocorre com os Cactos? Como conseguem realizar tal processo em um ambiente totalmente desprovido de recursos básicos? Eu quero tirar esta dúvida e se você também quer, então basta me seguir!

Conheça o Cacto

Se você a princípio olhar para o Cacto e desprezar a sua aparência, eu sugiro que olhe novamente, saiba que ele é muito mais do que um arbusto verde cheio de espinhos e que transmite uma certa arrogância por causa do seu visual aparentemente sem graça.

Para se tornar um(a) amante verdadeiro(a) das plantas e flores é preciso se desprender da mediocridade, seus olhos não podem apenas se atentar para as cores vibrantes e para a mera beleza a qual se vê de imediato.

Sabia que o Cacto produz água dentro de si mesmo para manter-se sempre saudável diante do ambiente precário em que vive? Como você acha que eu descobri isso? Não apenas pesquisando espécies bonitinhas, mas sim indo muito mais além do que apenas me atentar para a direção que me agrada!

Cactos
Cactos

Eu não disse que o Cacto é uma espécie forte a toa, ele é um símbolo de resistência e força, pois cresce num local aparentemente sem chances de vida e ainda permanece nele por um bom tempo demonstrando que a sua vontade vai além das condições que estão disponíveis a sua volta. Viu que energia este simples arbusto transmite?!

Como Ocorre a Fotossíntese do Cacto?

Bom, a partir de agora você vai perceber o quanto este simples arbusto pode ser forte e resistente!

O cacto garante a sua sobrevivência realizando a fotossíntese pelo caule, toda a mágica deste processo ocorre nesta região, permitindo o desenvolvimento dele de maneira natural e sem nenhum tipo de problema ou dificuldade.

Já percebeu como o Cacto é cheio de espinhos? Essa minha pergunta foi bem ridícula não?! Afinal de contas, a primeira coisa que notamos neste curioso arbusto é o quanto ele é cercado por espinhos!

Você pode saber muitas coisas sobre outras espécies de plantas e arbustos, mas eu duvido que tinha conhecimento de que o Cacto em sua versão mais antiga era repleto de plantas e que com o passar dos anos ele as transformou em espinhos para diminuir a retenção de água e garantir uma resistência ainda maior.

Fotossíntese do Cacto
Fotossíntese do Cacto

Muitas espécies precisam de condições bem restritas para poderem realizar o processo de Fotossíntese, mas o Cacto é bem mais independente e pode criar os seus próprios recursos para garantir o seu desenvolvimento de maneira saudável.

Aposto que os seus conceitos a respeito do simples Cacto estão mudando não é?!

É como eu já lhe disse, é exatamente no caule que ocorre todo o processo de Fotossíntese, nele ficam os estômatos, nesta região há diversas células trabalhando para que ocorram as trocas gasosas responsáveis por fazer com que seja liberado água em forma de vapor.

As outras espécies de plantas e arbustos também possuem estômatos, mas o Cacto tem uma quantidade menor e isso o possibilita uma respiração mais vantajosa para ele, dessa maneira, não precisa receber a luz solar, pelo contrário, seus estômatos se abrem durante a noite. Eis aí mais uma prova da força deste grandioso e respeitado arbusto!

Viu como o processo da Fotossíntese realizado pelo Cacto é algo bastante simples, mas que demonstra claramente o quanto ele é independente de condições especificas?!

Ei, quantos Cactos você conhece? Ao pensar que todos eles são iguais você comete um enorme equívoco! Quer saber um pouquinho sobre as outras espécies de Cacto? Continue aqui comigo!

Conhecendo Outras Espécies de Cacto

O chamado Cacto Ouriço talvez tenha este nome porque além de nascer na forma tradicional, ou seja, cumprido e largo, também pode ter um formato arredondado.

Cacto Ouriço
Cacto Ouriço

Esta espécie necessita de uma quantidade de água considerável, pois não é como os cactos do deserto que possuem maior capacidade de sobrevivência. Lembrando que este cacto possui uma belíssima flor em sua ponta, ela possui uma coloração rosa muito bonita.

Já ouviu falar no Cacto Barba de Velho? Ele é muito engraçado tanto pelo nome quanto pela aparência, pois é coberto de um pelo branco que parece mesmo uma barba, lembra bastante aquele personagem peludo da Família Addams.

O Barba de Velho não pode ser visto aqui no Brasil, somente quando você for até os países da América Central, aí sim poderá vê-lo! Mas vale a pena pesquisa-lo no Google, sua aparência é bastante curiosa!

Tenho a absoluta certeza de que você não conhece o Capuz de Monge, este belíssimo cacto possui uma beleza de impressionar os olhos e uma aparência completamente diferente da que estamos acostumados a ver em outras espécies de cactos.

O formato do Capuz de Monge é meio espiral, ele não tem nada a ver com aqueles cactos compridos, ao contrário, sua forma é como de uma flor. Sua cor é verde com pintas brancas e com espinhos na ponta, diferente dos cactos tradicionais que possuem os espinhos por toda parte. Esta é outra espécie que vale a pena conferir no Google! Você só poderá ver a Capuz de monge no México!

Capuz de Monge
Capuz de Monge

Uma outra espécie que não posso deixar de te apresentar é a Mil Cores, este cacto possui tal nome pelo fato de ser um tanto colorido, sua aparência lembra um pouco o abacaxi, a ponta deste cacto possui uma cor esverdeada com pintas pretas.

Aposto que você não conhecia nenhuma destas espécies de cacto não é mesmo? Isso é bastante compreensível, pois a maior parte delas são estrangeiras, por isso, não são tão familiares para nós!

Bom, isso é tudo! Espero que tenha gostado!

Até a próxima!

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *