Home / Plantas / Como Cuidar da Flor Jasmim do Imperador, Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Flor Jasmim do Imperador, Fazer Mudas e Podar

Entre os jardineiros, é amplamente sabido que a interação humana com as plantas é um antídoto confiável para o estresse e a tristeza. E os herbalistas há muito reclamam os mesmos benefícios para a aromaterapia. Mas, até muito recentemente, a ciência não apoiou essas alegações.

Aparentemente, respirar as moléculas de óleo extraídas da delicada flor de jasmim, esta planta tropical com cheiro doce, em forma de estrela , que recebe o nome do árabe “yasmin” , que significa apropriadamente “flor perfumada”, transmite uma mensagem energizante de bem-estar para o cérebro.

Ao longo dos tempos, as pessoas cultivam essa planta, que é nativa da Ásia e provavelmente se originou no Irã antes de cruzar o Mar Vermelho para o Egito por volta do ano 1000 aC.

Características do Jasmim do Imperador

O jasmim do imperador é um escalador arborizado vigoroso que pode chegar a 12 m., Jasmine pertence ao gênero Jasminum, que tem cerca de 200 espécies e está relacionado a oliveiras.

O jasmim do imperador, é um arbusto em espiral agressivo que precisa de podas frequentes para mantê-lo sob controle e treinado para uma treliça ou cerca.

Sempre verde, esta planta pode ser usada como uma cobertura perfumada em climas mais quentes e perfumará uma entrada ou pátio como uma planta de contêiner.

Para as flores mais abundantes, esta planta precisa de temperaturas noturnas frias no inverno para estimular a produção de flores e não se desenvolve bem  em uma janela ensolarada ou em uma estufa quente.

Flor Jasmim do Imperador Características

O jasmim do imperador também é conhecido como jasmim resistente, porque pode ser cultivado em climas frios que deve ser localizada em uma área protegida.

O jasmim floresce do final da primavera até a geada em um novo crescimento, o que significa que a poda da primavera não interferirá na formação das pequenas flores premiadas.

Esta planta gosta de solo bem drenado moderadamente fértil, muita água durante a estação de crescimento ativa e, embora seja tolerante à sombra, prefere um local ensolarado.

Utilidades do Jasmim do Imperador

Além de seu papel de permear nossos jardins, o jasmim também está presente em nossa cultura, aparecendo como um nome comum para meninas, um personagem mal-humorado do cinema da Disney e como ingrediente de chás e perfumes caros. O chá de jasmim é usado em todo o mundo como a bebida onipresente servida em restaurantes chineses. Embora muitas vezes seja feito adicionando óleo de jasmim ao chá de baixa qualidade, o melhor chá de jasmim é feito infundindo chás brancos ou verdes de alta qualidade com flores de jasmim recém colhidas.

Perfumes de luxo como Joy, Shalimar, Diorissimo e  Chanel Nº 5 dependem do perfume inebriante de jasmim cultivado comercialmente na França, Espanha, Japão, Marrocos e Turquia. Como o jasmim floresce à noite, os trabalhadores devem colher as flores depois que o sol se põe. Catadores experientes podem trazer 10.000 flores em uma noite. Esse número é impressionante até você perceber que são necessários cerca de 7,5 milhões de flores para produzir aproximadamente dois quilos de óleo essencial .

Como Cuidar da Flor Jasmim do Imperador

Regue a cada dois dias nas duas primeiras semanas após o plantio e novamente sempre que a superfície do solo estiver seca ao toque. Restrinja a rega a partir do outono, regando apenas uma vez por semana, se o tempo estiver seco.

Fertilize o jasmim  uma vez a cada duas semanas durante a estação de crescimento – da primavera ao final do verão – usando um fertilizante líquido com alto teor de fósforo diluído pela metade com água. Despeje o fertilizante sobre o solo na base da planta. Não fertilize o jasmim chinês do outono ao inverno, pois a planta não está crescendo ativamente durante esta temporada. A fertilização no outono e inverno pode interferir na produção de flores.

Coloque uma treliça atrás da planta de jasmim  para apoiar o seu crescimento como uma videira. Tecer e enrolar os novos galhos da planta de jasmim chinês através dos orifícios e aberturas da treliça. Amarre cordas grossas ou pedaços de pano em torno de alguns dos galhos mais longos e pesados ​​e da treliça para ajudar a sustentar a planta à medida que ela cresce. Amarre o barbante e o pano com folga para não danificar os galhos. O jasmim chinês pode ser treinado para crescer da lateral da cerca da mesma maneira.

Corte todas as hastes que já floresceram de volta à base da planta no final da primavera. O crescimento antigo parecerá lenhoso e nu, se não for cortado. Poda de galhos mortos ou doentes quando eles aparecem. Descarte todos os galhos e folhas mortos, removendo-os da base do jasmim chinês para impedir a propagação de doenças na planta.

Plante-a onde você possa apreciar melhor a fragrância, além de beija-flores e borboletas que se agruparão em torno de suas flores. Com uma boa poda de jasmim, você terá plantas mais atraentes que florescem livremente, permitindo que você desfrute desses benefícios por mais tempo.

Como Fazer Mudas de Jasmim do Imperador

A propagação do jasmim é possível de duas maneiras diferentes: enraizar estacas de jasmim e plantar sementes de jasmim. Ambos os métodos criam plantas jovens e saudáveis ​​de jasmim que depois podem ser transplantadas para o seu jardim.

Comece as sementes de jasmim dentro de casa cerca de três meses antes da data de plantio ao ar livre. Mergulhe as sementes por 24 horas antes de plantar. Encha as células de seis embalagens com o envasamento do solo e mergulhe-o completamente. Deixe escorrer antes de plantar e plante uma semente em cada célula. Cubra os seis pacotes com plástico para ajudar a reter a umidade e coloque-os sob luz solar direta.

Mantenha o solo úmido enquanto as mudas brotam. Repita as mudas quando elas receberem dois pares de folhas verdadeiras, colocando cada muda em uma plantadeira do tamanho de um galão. Mantenha as plantas dentro de casa por pelo menos um mês após isso ou cultive seu jasmim como planta de casa no primeiro ano antes de transplantar ao ar livre.

Muda de Jasmim do Imperador

Se iniciar uma planta de jasmim enraizando estacas de jasmim é a maneira que você prefere propagar, comece fazendo estacas das pontas dos caules de uma planta de jasmim saudável. Faça as estacas com cerca de 15 cm de comprimento e corte cada uma diretamente abaixo de uma folha. Retire as folhas da parte inferior do corte e mergulhe-a em pó de hormônio de enraizamento .

Coloque cada corte em um buraco na areia úmida em uma plantadeira e coloque-a em um saco plástico para reter a umidade. Mantenha a plantadeira em uma sala, longe da luz solar direta. As raízes devem se desenvolver dentro de um mês, após o qual você pode transplantar as plantas de jasmim em vasos para fortalecer o sistema radicular antes de colocá-las no jardim.

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *