Home / Plantas / Cenoura é Legume ou Verdura?

Cenoura é Legume ou Verdura?

Cenoura: Origem e Características

Há cerca 2 mil anos atrás a cenoura começou a ser cultivada na Europa e na Ásia, mais especificamente, na região do Afeganistão, da Índia e da Rússia; regiões com climas amenos e solos férteis, onde o vegetal conseguiu desenvolver e ajudar na alimentação de cada povoado que a cultivava.

Atualmente ela é cultivada em diversos países do mundo, onde tem a China como maior produz seguida ainda pela Rússia e pelos Estados Unidos. No Brasil ela chega a partir da vinda de imigrantes portugueses, mas foi quando os povos asiáticos chegaram que ela difundiu-se e passou a ser cultivada em todo território nacional, abrangendo uma área de 30 mil hectares, mas está em mais abundancia nas regiões Sudeste, nas cidades de Mogi das Cruzes, Carandaí; no Sul, na cidade de Marilândia; e em Irecê e Lapão no Nordeste. Ainda a cenoura está entre as dez hortaliças mais plantadas em território nacional, segundo a Embrapa, sendo a quarta hortaliça mais consumida pelos brasileiros.

A cenoura, também conhecida como Daucus Carota, é uma hortaliça em que a parte comestível da planta é a raiz, conhecidas também como raízes tuberosas; estas que podem ter diversos tamanhos e que geralmente possuem forma cilíndrica, onde umas podem ser mais alongadas, outros menores e na maior parte das vezes, possuem coloração alaranjada. O caule da planta não chega a crescer muito, pois se desenvolve no mesmo lugar que as folhas, estas podem entre 30 a 50 centímetros e são verdes; e suas flores são de aspecto visual muito bonito, com formato arredondado e são de cor branca, elas podem crescer até um metro de altura.

Cenouras na Mesa
Cenouras na Mesa

É uma hortaliça anual, ou seja, uma planta que demora 12 meses para completar seu ciclo biológico; pertence à família das Apiaceae, onde também presentes: o aipo, o coentro, a salsinha, erva-doce, etc. É uma família muito extensa, que apresenta mais de 3000 espécies e 455 gêneros; são caracterizadas por seu forte aroma, muito utilizadas como temperos, ervas aromáticas e ainda como óleos essências, além é claro da cenoura que é utilizada como fonte de alimento devido as suas fibras carnudas que possuem um delicioso sabor e é muito maleável no preparo gastronômico, podendo ser utilizada em inúmeras receitas.

Mas Eis Que Surge Aquela Dúvida: A Cenoura é Legume ou Verdura?

Qual a diferença?

As verduras, como o próprio nome já diz, vêm do verde, onde a parte comestível das plantas são as folhas e as flores, são exemplos, o alface, o espinafre, a acelga, a rúcula, a couve, o brócolis, entre inúmeros outros;

Já os legumes são os frutos salgados, os caules, os tubérculos e as raízes que constituem a parte comestível das plantas. Os frutos possuem a presença de sementes, ela fica bem no centro, onde o mesmo tem a função de protegê-la, são chamados de legumes os frutos salgados, como: abóbora, abobrinha, chuchu, berinjela; já os caules comestíveis são exemplos o aspargo, o palmito, etc. Entre os tubérculos estão os diferentes tipos de batata, a batata doce, batata inglesa, batata calabresa e entre as raízes estão presentes a mandioca, a beterraba, o rabanete e… A cenoura!

Então descobrimos onde ela se encaixa, ela está presente entre as raízes das plantas que são comestíveis, sendo classificada pela botânica como legume de raiz. Sendo assim, ela é sim um legume. Mas de que adianta sabermos se ela é legume ou verdura se não conhecermos os seus benefícios e não a experimentarmos? Vamos conhecer algumas qualidades deste delicioso legume.

Por que Comer Cenoura?

Elas possuem inúmeros benefícios para nosso corpo e para nossa saúde. Não é a toa que é consumida há mais de 2 mil anos por diversos povos e culturas.

Fonte Rica de Vitaminas e Minerais

Na cenoura estão presentes as vitaminas A, B1, B2 e C. A vitamina A é fundamental para a saúde dos nossos olhos, tanto para a visão noturna, quanto para curar a xeroftalmina, que causa o ressecamento patológico, uma das principais causas dessa doença é a falta de vitamina A no organismo; além de nesta vitamina estar presente o Betacaroteno, que é um ótimo antioxidante, que também auxilia nos pelos e na pele. Além das vitaminas B1 e B2 que são de extrema importância para o funcionamento correto do intestino e para o controle do colesterol.

Entre os minerais presentes na cenoura estão o fósforo, o cálcio, o potássio e o sódio; estes que são importantíssimos para nossos ossos, nossos dentes, e também para nosso metabolismo.

Previne o Câncer de Cólon e de Próstata

A cenoura é capaz de produzir um pesticida natural denominado falcarinol, conhecido também por ser uma toxina antifúngica, onde este tem a função de proteger a cenoura. Pesquisas e experiências com a cenoura nos mostram que o seu óleo tem o poder de inibir as células de câncer de cólon de se reproduzirem.

Suco de Cenoura
Suco de Cenoura

Outros estudos realizados visando à função do Betacaroteno descobriram que nele também está presente ação anticancerígena; em uma cenoura média estão presentes 3 mg de Betacaroteno, os estudos recomendam que o consumo diário seja de 2,7 mg para que  possa se prevenir de um futuro câncer de próstata; ainda descobriram que se ingerir está quantidade de Betacaroteno por dia, as chances de risco de câncer de pulmão caem cerca de 50%.

Auxiliam no Emagrecimento

A cenoura possui muitas fibras e vitaminas, constituindo-se de um alimento com alto teor de nutrição e saciedade, em contrapartida, ela possui apenas 50 calorias em 100 gramas. Sendo que a vitamina A ainda auxilia na perca de gorduras concentradas e a vitamina C ajuda na perda de gordura abdominal, ainda que suas fibras são fundamentais para acelerar nosso metabolismo e perder peso.

Um Saboroso Alimento

A cenoura é conhecida por suas fibras serem consistentes e carnudas, por seu aroma diferenciado e pelo seu sabor delicioso, é um alimento muito utilizado em inúmeras receitas, pode ser consumidas crua, em saladas e suflês, ou cozidas, a vapor, ainda em receitas doces, como bolos, geleias, etc.

Experimente está deliciosa hortaliça, pesquise pratos que mais lhe agradam e comece ainda hoje a faze-los, você não irá se arrepender, é uma delicia e proporciona muitos benefícios para nosso corpo e principalmente para nossa saúde, melhorando nossa qualidade de vida.

Veja também

Planta Mini Clusia: Características, Nome Cientifico, Mudas e Fotos

A variedade de plantas que temos na natureza é tão grande que muitas se parecem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *