Home / Plantas / Cebola é Fruta: Sim ou Não?

Cebola é Fruta: Sim ou Não?

Você Sabe Qual é a Origem da Cebola?

As cebolas, muito características por seu gosto e aroma muito fortes, são oriundas da Ásia Menor, onde começou a ser usada como temperos em diversos tipos de pratos; registros dizem que o que mais encantava quem a consumisse não era só o sabor e o aroma e sim a resistência que o alimento possuía, capaz de suportar invernos e verões, em temperaturas extremas, tanto quentes, quanto frias.

Um povo que a cebola agradava muito eram os egípcios, que até chegaram a esculpir uma cebola em ouro, para retratar o quão precioso este alimento era; o fato é que os egípcios entenderam a circunferência e as “camadas” da cebola como os círculos da eternidade. O que não deixa de ser um fato curioso; um povo dar tanta importância (quase divina) a um alimento.

Mas a cebola não é qualquer alimento, é sim um alimento especial, pois ela está presente em quase todos os pratos; como tempero principalmente, mas também em saladas ou fritas. Vamos então conhecer algumas características deste rico alimento.

Características

A cebola é a parte comestível de uma planta que se desenvolve em área subterrânea, mas não profundamente, ela desenvolve-se logo em abaixo do solo, apenas alguns centímetros; podendo ser encontrada entre a raiz e o caule. Estes tipos de vegetais são conhecidos como legumes de bulbo; que tem como características as diversas camadas e ainda o sabor e aroma marcantes. Em sua base, existe uma espécie de caule subterrâneo, cercado por folhas também em camadas.

Estamos falando de uma planta bienal, ou seja, ela demora 24 meses (2 anos) para completar o seu ciclo biológico; apesar de muitas vezes os cultivadores preferirem trata-la como anual, apenas 12 meses de ciclo biológico; o ciclo biológico é fundamental para todas as plantas, pois determina o tempo que ela demorará para desenvolver-se por completo.

Suas folhas são constituídas por duas partes: a parte basal e a parte superior. As folhas mais antigas da parte basal formam a casca da cebola, e tem a função de proteger as mais novas, que ainda estão se desenvolvendo; as folhas são protegidas ainda por uma finíssima camada cerosa, além de armazenarem substancias reservas, onde pode ser visto o bulbo.

Alimentos deste tipo são conhecidos por serem órgãos de reserva, onde tem a capacidade de armazenar nutrientes que serão necessários para a planta no futuro; outro fato interessante sobre estes alimentos é que por eles ficarem quase toda a sua semeadura em baixo da terra, ele praticamente não sofrem nenhuma ameaça das variações climáticas e ainda de herbívoros que podem ataca-los, sendo considerado então um ótimo mecanismo de defesa da planta.

Comendo Cebola Crua
Comendo Cebola Crua

Lembre-se, para a saúde humana, a cebola proporciona ótimos benefícios, isto é fato; no entanto, fiquem atentos ao consumo de outros animais, como cães, gatos e outros mamíferos, pois a cebola pode ser extremamente prejudicial para eles, sendo capaz de causar irritações na pele e ainda terem ações tóxicas.

Por que Comer Cebola: Benefícios

Muitas pessoas não gostam nem de chegar perto de uma cebola, devido ao seu gosto e seu cheiro muito forte, mas quem faz isso, este totalmente enganado, a cebola nos proporciona inúmeros benefícios, que nós nem imaginamos, talvez o gosto dela crua, não seja mesmo muito agradável; mas o forte deste vegetal é usa-lo como tempero, pois é ele, junto com o alho, que realçam, ou seja, que “dão vida” ao sabor do alimento.

A presença de flavonoides deixa este alimento ainda mais interessante, pois se trata de uma substancia com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes; ou seja, é extremamente benéfico para a imunidade do nosso organismo, deixando-o mais forte no combate a certas bactérias indesejáveis.

A cebola é um alimento rico em cálcio, em ferro, em potássio, sódio e fósforo; estes sais minerais são fundamentais para a limpeza e o correto funcionamento do organismo; além de apresentar vitamina C além das vitaminas B2 e B6.

Cebola Roxa
Cebola Roxa

É um ótimo alimento não só para quem deseja levar uma vida mais saudável, mas que também para quem busca emagrecer, uma dieta mais balanceada; a cebola possui apenas 40 calorias a cada 100 gramas; é uma quantidade extremamente baixa para um alimento com tantos nutrientes e minerais.

Cebola é uma fruta? Sim ou Não?

Muitos afirmam que a cebola é uma fruta, devido ao seu gosto e seu sabor muito característico, porém ela não é, está afirmação está totalmente equivocada. Esse engano ocorre, pois podemos consumi-las cru, semelhante ao consumo de uma fruta e ainda pelo fato de  existirem algumas variedades de cebolas que possuem o sabor um pouco mais adocicado, estas são raras e difíceis de encontrar em mercados e feiras, porém existem; essa grande variedade acabou gerando confusão entre os termos. Vamos entender a definição do que é fruta, para então sabermos o que podemos chamar de fruta e o que não podemos.

Cebolas no Supermercado
Cebolas no Supermercado

Fruta é uma expressão popular para designar frutos adocicados e comestíveis. Na botânica apenas existem os frutos. São considerados frutos todas as estruturas que resultam de um ovário, que tem como principal função proteger a semente da planta; onde geralmente fica no centro do fruto, protegida por uma polpa e ainda por uma casca. Sendo assim, o que já conhecemos por “frutas” (mamão, laranja, abacate, etc.) e o que conhecemos por “legumes”(abóbora, chuchu, berinjela, etc.) e “cereais”(arroz, milho, soja, etc.), segundo a definição botânica, são frutos.

Mas então a cebola é o que? Pois ela não se trata de um fruto, nem de uma fruta, ela é o que chamamos de vegetal de bulbos, ou seja, ela desenvolve-se entre a raiz e o caule da planta, não podendo ser considerada um fruto, pois não tem uma semente para proteger.

Sabemos então que ela não é um fruto, muito menos uma fruta. A cebola é um vegetal especial, existem diversos tipos de cebolas, conheça os diferentes tipos para que você possa escolher qual mais lhe agrada.Existem as cebolas brancas, marrons, vermelhas, amarelas, verdes, cebola espanhola, além da cebolinha.

Tipos de Cebolas
Tipos de Cebolas

Uma variedade muito grande mesmo, que deve ser observada com muita atenção por nós. Lembre-se, quando estiver cozinhando e quiser dar mais sabor ao seu prato, acrescente uma boa quantidade de cebola e desfrute de todos seus benefícios e sabores.

Veja também

Planta Mini Clusia: Características, Nome Cientifico, Mudas e Fotos

A variedade de plantas que temos na natureza é tão grande que muitas se parecem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *